Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2013 - 5ª Parte

Os Óscares 2013 já se avizinham no horizonte. Os vários pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro já começaram a ser anunciados pelos comités dos vários países participantes, a época dos grandes festivais de cinema está quase a acabar e a época dos prémios cinematográficos está a poucas semanas de começar. Já existem por estes dias vários filmes que são tidos pela crítica como sérios candidatos às nomeações a este prémios, mas ainda não há certezas de nada e é precisamente por isso que vos apresentamos esta lista, que contém todos os filmes que têm fortes hipóteses de fazerem parte da lista final de Nomeados aos Òscares que vai ser anunciada pela Academia a 10 de Janeiro de 2013.

Zero Dark Thirty de Kathryn Bigelow 

É difícil de encontrar um tema tão atual que diga tanto aos norte-americanos como aquele que está na base deste “Zero Dark Thirty”, um thriller que retrata a caça ao homem que os Estados Unidos da América montaram contra Osama bin Laden, caça essa que culminou com a morte do famoso terrorista em Maio de 2011. A vasta maioria dos membros da Academia são norte-americanos e podem por isso deixar-se influenciar pelo espírito patriótico e nacionalista desta produção que, temas e controvérsias à parte, parece ter valor e brilho próprio, afinal de contas estamos a falar de um filme de Kathryn Bigelow, que surpreendeu o mundo com o grande “The Hurt Locker”. Candidato ao Óscar de Melhor Filme? É provável que sim. 

Sinopse - Um pequeno grupo de soldados de elite das forças especiais do exército norte-americano é enviado numa missão muito especial e perigosa que tem como alvo Osama Bin Laden, um dos homens mais procurados do mundo.

Killing Them Softly de Andrew Dominik 

À primeira vista, “Killing Them Softly” parece ser deliciosamente violento e cativante, mas será que isto se vai materializar num grande filme?  Pelos vistos sim, pelo menos é com essa ideia que ficamos após ler as várias críticas positivas que esta obra recebeu no Festival de Cannes 2012. O seu elenco está recheado de talento e Andrew Dominik não é de todo um mau realizador, pelo que só podemos esperar o melhor deste filme, que é violento mas não é nada exagerado.

Sinopse - O hitman Jackie Cogan (Brad Pitt) é contratado para encontrar os responsáveis por um assalto a um jogo de póquer de alto risco que foi organizado pela máfia.

Promised Land de Gus Van Sant 

É ainda difícil de saber se “Promised Land” vai ou não lutar pelos Óscares já este ano, porque a sua estreia limitada em território norte-americano está marcada para a última semana do ano e basta um atraso mínimo para alterar esta data e acabar com as suas hipóteses de concorrer a este prémios este ano. Se a sua estreia acabar por se realizar este ano, então “Promised Land” deve ser encarado como uma força a ter em conta, muito embora a sua premissa não seja muito atrativa ou cativante, mas convém lembrar que este é um trabalho de Gus Van Sant, um realizador brilhante que merece o nosso voto de confiança.

Sinopse - Durante a sua estadia numa pequena cidade, um vendedor (Matt Damon) de uma companhia de gás natural vive várias experiências estranhas que mudam para sempre a sua vida.

Inside Llewyn Davis de Ethan Coen e Joel Coen 

Tal como “Promised Land”, “Inside Llewyn Davis” também ainda não é um certo candidato aos Óscares 2013, porque se a sua estreia for adiada então esta obra dos Irmãos Cohen só se poderá candidatar aos Óscares em 2014 o que seria uma pena, porque estou muito ancioso para ver este promissor drama musical que conta com Carey Mulligan, Garrett Hedlund e Justin Timberlake no seu elenco. A escassez de elementos promocionais não permitem fazer uma análise concreta, mas Ethan Coen e Joel Coen não costumam desiludir.

Sinopse – A sua história é baseada na vida do músico Dave van Ronk, e centra-se na luta de um músico de folk que tenta triunfar na Nova York dos anos sessenta.

The Place Beyond the Pines de Derek Cianfrance 

Há vários elementos neste “The Place Beyond the Pines” que se assemelham aos de "Drive", um dos filmes sensação dos últimos anos, mas espero que este thriller de Derek Cianfrance tenha melhor sorte que o filme de Nicolas Winding Refn que, apesar da sua grande qualidade, foi completamente ignorado pela Academia. Tem ar de ser violento e forte, mas acredito que “The Place Beyond the Pines” poderá surpreender, tal como o igualmente explícito “Killing Them Softly”. Estas duas produções têm poucas chances de serem nomeados aos Óscares de Melhor Filme ou Melhor Realizador, mas há muitas outras categorias onde podem brilhar, como as ligadas à representação ou argumento.

Sinopse - Um duplo de motas (Ryan Gosling) sem muitas possibilidades financeiras começa a ponderar a hipótese de cometer um crime para assim garantir a sustentabilidade económica da sua família.

The Perks of Being a Wallflower de Stephen Chbosky 

É um filme juvenil é verdade, mas isso não desclassifica “The Perks of Being a Wallflower” da luta pelas estatuetas douradas. É um dos candidatos mais improváveis e é óbvio que não tem a força narrativa e visual de outros filmes, mas basta uma breve passagem por websites como o Rotten Tomatoes para verificar que este não é um drama banal, mas sim um filme interessante que faz justiça ao livro em que a sua história é baseada.

Sinopse - Um tímido e estranho adolescente chamado Charlie (Logan Lerman) decide escrever e enviar várias cartas a individuos anónimos, onde revela vários segredos da sua adolescência, segredos esses que envolvem os seus dois melhores amigos - Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller) - e as suas primeiras experiências com o sexo, as drogas, a homossexualidade e o aborto.

Amour de Michael Haneke 

Venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012. É mais um belo e admirável produto cinematográfico de Michael Haneke, um cineasta brilhante que filme após filme nos deixa cada vez mais presos à sua excelência. A sua qualidade deverá garantir-lhe um lugar entre os nomeados finais ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e seria mais que justo dar-lhe este prémio, que foi negado ao igualmente soberbo “The White Ribbon”.

Sinopse - Georges e Anne são octogenários. Os dois são pessoas cultas, professores de música reformados e com muito amor para dar. A sua filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova com esta inesperada tragédia.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>