Filmes dos Óscares – Casablanca (1944)

Realizado por Michael Curtiz
Com Ingrid Bergman, Paul Henreid, Humphrey Bogart

Vencedor dos Óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento, "Casablanca" é muito mais do que isso. É um dos ícones máximos do cinema americano, um filme cujas deixas são tão ou mais citadas que o seu próprio nome e cuja fotografia, ambiente e interpretações serviram de inspiração para muitas obras posteriores.
O enredo, que todos conhecemos, baseia-se no texto dramático, nunca levado à cena, "Everybody Comes To Rick's", de Murray Burnett e Joan Alison, adaptado por Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch, e desenrola-se em Casablanca, durante a II Guerra Mundial, sendo este um território controlado pela França de Vichy. A esta cidade e ao famoso bar de Rick (Humphrey Bogart) acorrem refugiados de várias nacionalidades fugindo das perseguições nazis. É nesse contexto que Rick reencontra a mulher, Ilsa Lund (Ingrid Bergman), que amara em Paris, agora acompanhada pelo seu marido, Victor Laszlo (Paul Henreid), um líder da resistência checa que precisa a todo o custo de documentos para fugir, via Lisboa, para os Estados Unidos. É este mote para uma história tão política como romântica.



O carácter de filme de culto que esta obra alcançou deriva de inúmeros fatores mas começa logo pelo seu final. O espetador deseja a todo o custo conhecer o futuro daquelas personagens e nunca consegue de facto sabê-lo. O filme fica suspenso naquela inesquecível (ausência) de desenlace. Para além deste aspeto, a banda sonora, - quem não sabe trautear As time goes by? – de um romantismo sofisticado, a fotografia a preto e banco, a fortes interpretações quer dos tão carismáticos quanto enigmáticos protagonistas, quer dos papéis secundários (todos nos lembramos do pianista Sam, entre muitos outros) como mesmo da figuração recriam um ambiente único, tenso e permissivo ao mesmo tempo, envolto numa aura de glamour e exotismo, que quase desejamos ter frequentado.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>