As Diferenças e Semelhanças Entre The Host (Nómada) e Twilight

Está a chegar a Portugal mais uma adaptação cinematográfica de um trabalho literário de Stephenie Meyer. Falo claro está do filme "Nómada"/ "The Host", que é baseado no homónimo livro que foi lançado em 2008 nos EUA e em 2009 em Portugal. Tal como "Twilight", "Nómada"/ "The Host" tem uma forte temática romântica e ficcional, mas convém salientar que nesta história não existem lendárias criaturas sobrenaturais, mas sim insistentes extraterrestres que, após uma orquestrada invasão global, tornaram-se na espécie dominante do nosso planeta. A ação é portanto um dos seus pratos fortes mas o amor está, ainda assim, no centro deste conhecido produto literário de Stephenie Meyer, que já prometeu que "The Host" é apenas o primeiro livro de uma trilogia literária que, pelos vistos, seguirá o mesmo caminho de "Twilight" e será adaptada na sua totalidade ao grande ecrã. O Portal Cinema aproveita a muito aguardada estreia nacional de "The Host"/ "Nómada" para tentar encontrar as principais diferenças e semelhanças entre este produto e o outro grande sucesso juvenil de Stephenie Meyer. Para este efeito vamos analisar os quatro pontos principais de ambos - As Protagonistas, O Romance, As Criaturas e Os Vilões.

As Protagonistas

O protagonismo de ambas as sagas está entregue a duas jovens mulheres - Bella Swan em "Twilight" e Melanie Stryder em "The Host". Estas duas personagens partilham várias características físicas e emocionais, como a idade ou a vontade de amar, mas o curioso é que ambas entram, a dada altura, em contacto com uma raça diferente da sua que, eventualmente, altera radicalmente o rumo das suas respetivas vidas. Esta impactante alteração existencial coloca-as em confronto com as suas próprias ambições românticas, familiares e existências, já que esta interação altera por completo a forma como vivem e encaram a vida. A grande diferença entre as duas reside na forma como se relacionam e entram em contacto com as criaturas ficcionais. A interação de Bella é voluntária, já a de Melanie é forçada. Em ambos os casos, Bella e Mélanie tornam-se em vítimas, mas também em heroínas muito especiais dentro do complexo universo das espécies que assumem o controlo das suas vidas.

O Romance

O amor está no centro de "Nómada"/ "The Host" e "Twilight". Bella e Melanie apaixonam-se no início das suas respetivas histórias por Edward e Jared. Estes seus apaixonantes relacionamentos persistem mesmo durante as aturas mais conturbada das suas aventuras, mas têm ambos os seus altos e baixo. A grande diferença entre estas apaixonantes relações está na progressiva evolução de ambos, já que o romance entre Bella e Edward vai sempre crescendo com poucas recaídas, ao passo que o de Melane e Jared começa em força e sofre de repente uma enorme recaída, aparentemente irrecuperável, quando Melanie é possuída por uma alienígena. As questões românticas que ambas as protagonistas enfrentam têm muitas parecenças, mas o caso de Melanie acaba sempre por ser um bocado mais complexo que o de Bella, porque na equação romântica de "Nómada"/ "The Host" não entra nenhum lobisomem distante e msuculado que tenta interferir no romance, mas sim uma potente entidade extraterrestre que assume o controlo total de uma das partes envolvidas na história de amor.

As Criaturas

Em "Twilight" existem Vampiros e Lobisomens que vivem na sombra dos humanos, mas em "Nómada"/ "The Host" só existem extraterrestres chamados Almas/ Souls, no entanto, estas avançadas criaturas acabam por ser mais ameaçadoras que as de "Twilight" porque conseguem assumir o controlo do nosso planeta e escravizar, quase na sua totalidade, a população terrestre, algo que os Vampiros e Lobisomens nunca conseguiram fazer. Os extraterrestres são portanto mais malévolos e calculistas e, apesar de não terem grandes poderes sobrenaturais, conseguem representar uma maior ameaça para os humanos, que se transformam em extraterrestres quando são possuídos por eles, no entanto, esta transformação é teoricamente reversível. Para os fãs de ficção científica poderem compreender melhor o amplo poder destas criaturas, posso dizer que as Almas usam um mecanismo de assimilação muito semelhante ao que os Jaffa e os Goa'uld usam no franchise televisivo "Stargate". Os seus poderes também são muito semelhantes aos dessas raças.

Os Vilões

Em "Twilight" existem dois tipos de vilões - Os Volturi e o Trio de Vampiros Nómadas (James, Victoria, e Laurent). Estes perigosos grupos de vampiros têm sempre como alvo central a bela Bella e os Cullen, mas os seus objetivos são muito diferentes. Os Volturi procuram o poder absoluto e só ganham uma importância maligna no último capítulo desta história, já o trio nómada assume o protagonismo nos três primeiros capítulos da saga e têm como objetivo a vingança. Em "Nómada"/ "The Host" todos os extraterrestres são potenciais vilões, mas a grande entidade maligna assume o título de Seeker, uma criatura muito influente que tem uma agenda muito macabra. É provável que "Nómada" venha a ter mais vilões centrais, mas para já  a Seeker é o principal.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>