IndieLisboa 2013 - Programação Oficial

A Programação do IndieLisboa 2013 já foi anunciada. A Secção Competitiva de Longas-Metragens reúne um elenco de filmes muito interessantes, que incluem primeiras e segundas obras nunca antes mostradas publicamente no nosso país. Ainda sem distribuição garantida para o nosso país, esta obras foram finalizadas no ano em que decorre o festival ou no ano anterior. Os filmes deste ano são "Eat Sleep Die", de Gabriela Pichler (Suécia); "A Batalha de Tabatô", de João Viana (Portugal); "Eles Voltam", de Marcelo Lordello (Brasil); "Francine", de Brian M. Cassidy e Melanie Shatzky (EUA/Canadá); "Lacrau", de João Vladimiro (Portugal); "Leones", de Jazmín López (Argentina/França/Holanda); "Leviathan", de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel (Reino Unido/EUA/França); "Ma Belle Gosse", de Shalimar Preuss (França); "Orléans", de Virgil Vernier (França); "Simon Killer", de Antonio Campos (EUA) e "Youth", de Tom Shoval (Israel/Alemanha). Tenho também que destacar a Secção Observatório, que aposta em obras essenciais do cinema independente contemporâneo assinadas por cineastas consagrados, produzidas no último ano, e inéditas nas salas portuguesas. A secção integra este ano, pela primeira vez, um foco especial sobre um cineasta, Ulrich Seidl, exibindo a sua recente "Paradies Trilogy" e três documentários que com ela mantêm relações formais e temáticas. Os grandes destaques desta Secção Observatório englobam as estreias nacionais de "Before Midnight", de Richard Linklater (Filme de Encerramento) e "No", de Pablo Larraín (Filme de Abertura), bem como os dramas "É o Amor", de João Canijo; "Frances Ha", de Noah Baumbach, "Thy Womb", de Brillante Mendoza e "Spring Breakers", de Harmony Korine. A Secção Pulsar do Mundo também está de volta. Esta seção é constituída por documentários de longa e curta metragem que lidam com questões relevantes da atualidade mundial. A lista de filmes a concurso inclui obras bastante mediáticas como "The Act of Killing", de Joshua Oppenheimer; "The Girl from the South", de José Luis García e "Public Hearing", de James N. Kienitz Wilkins. O Indie Junior também está de volta mas, este ano, só com uma longa-metragem "Eat Sleep Die", já que o resto desta competição é composta inteiramente por curtas que pretendem contribuir para a formação estético-cultural de um público de cinema mais novo. As outras seções internacionais do IndieLisboa são o IndieMusic, onde serão exibidos filmes, maioritariamente documentais, sobre a temática musical, e o Director’s Cut, onde o IndieLisboa apresenta filmes nos quais a principal matéria-prima é o património cinematográfico.
O cinema nacional vai ter uma fortíssima presença no IndieLisboa 2013. Ao longo deste certame de cinema independente vão ser exibidos, ao todo, quarenta e oito filmes de vários géneros e formatos, que serão divididos pelas várias secções do festival. A Secção Competitiva Nacional de Longas-Metragens terá a concurso seis filmes que denotam uma clara aproximação ao formato híbrido, no qual os realizadores recriam o real, encenando-o, sem nunca abandonar uma raiz quase documental. Os seis filmes a concurso são "A Batalha de Tabatô", de João Viana; "Campo de Flamingos sem Flamingos", de André Príncipe; "É o Amor", de João Canijo (Estreia No Porto e Lisboa a 26 de Abril); "Lacrau", de João Vladimiro; "Um Fim do Mundo", de Pedro Pinho e "Bobô", de Inês Oliveira. O programa das curtas-metragens nacionais também é rico em diversidade e criatividade. Por esta competição vão passar os documentários "Fragmentos de uma Observação Participativa", de Filipa Reis e João Miller Guerra; "Gingers", de António Da Silva; "Rhoma Acans", de Leonor Teles e Terra, de Pedro Lino, bem como as obras de ficção "O Coveiro", de André Gil Mata; "Forbidden Room", de Emanuel Nevado e Ricardo Almeida; "Dive: Approach an Exit", de Sandro Aguilar; "A Dupla Coincidência dos Desejos", de João Vieira Torres e Alexandre Melo; "Entre Paredes", de Tânia S. Ferreira e Gonçalo Robalo; "O Facínora", de Paulo Abreu ; "A Herdade dos Defuntos", de Patrick Mendes; "Imaculado", de Gonçalo Waddington; "Má Raça", de André Santos e Marco Leão; "Plutão", de Jorge Jácome e "Sizígia", de Luis Urbano. Há também que dar destaque à Secção Novíssimos, uma mostra de primeiras obras de jovens realizadores portugueses. O programa do ano passado foi recebido com grande entusiasmo, cativando o interesse do público e da crítica, e, este ano, torna-se competitiva, apresentando ao todo treze filmes: "Adeus Sr. António", de João Costa, Adolfo; "O Rapaz Galinha", de João Carrilho; "Alice e Darlene", de Raul Domingues; "Ao Fundo", de Luís Coelho; "Caímos Juntos", de Frederico Parreira; "Chantal", de Joana de Verona; "Contos das Coisas", de Joana Peralta; "Dança Dança Fogo Dança", de Pedro Ferreira; "De Manhã", de Flávio Gonçalves; "De Volta às Raízes", de Gonçalo Cardeira; "Memories from the Cross", de Vitor Carvalho; "Outro Homem Qualquer", de Luís Soares e "Soulleimane", de Paulo Pancadas. Na secção Sessões Especiais o indie Lisboa vai apresentar quatro longas -metragens portuguesas: "Arrivederci Macau", de Rosa Coutinho Cabral; "Bibliografia", de Miguel Manso e João Manso; "Montemor", de Ignasi Duarte e "Torres & Cometas", de Gonçalo Tocha.
O IndieLisboa também irá apresentar várias Masterclasses e Atividades Artísticas muito variadas. Pode saber mais sobre estas atividades em http://www.indielisboa.com/. Os bilhetes para as sessões regulares de cinema custam quatro euros. As sessões IndieJúnior Escolas custam apenas um euro. Os jovens e os reformados têm descontos para as sessões regulares. O IndieLisboa também oferece a possibilidade de comprarem vouchers - Caderneta de 10 bilhetes: 30€/ Caderneta de 20 bilhetes: 55€. A compra de cadernetas voucher está disponível de 4 a 28 de Abril, nas bilheteiras centrais do IndieLisboa Culturgest e Cinema São Jorge) e nas lojas FNAC Chiado, Colombo, Vasco da Gama, NorteShopping e Almada Forum.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>