Os Filmes Mais Bem-Sucedidos Sobre Jovens Tresloucados e Suas Aventuras


A estreia nacional de "A Idade da Loucura"/ "21 and Over" (Crítica - AQUI) leva-nos a recordar outros filmes semelhantes que estrearam recentemente nas nossas salas de cinema. Os filmes sobre as loucuras que jovens descontrolados comentem pelos mais variados motivos são, pelos vistos, um mercado emergente em Hollywood e, apesar de poucos desses produtos terem convencido a crítica, têm conseguido convencer o público, quer norte-americano quer internacional, que tem contribuído bastante para o sucesso deste género. Aqui fica uma pequena lista dos melhores e mais recentes filmes deste género:

American Pie (Elenco Original)
Crítica - AQUI

Só os dois primeiros filmes "American Pie" da saga original é que versam, teoricamente, sobre uma verdadeira aventura juvenil cheia de loucuras e descontrolo, mas parece-me algo errado não incluir nesta lista todos os quatro filmes da saga original que, embora não sejam exemplos brilhantes de qualidade, sempre conseguiram entreter os seus fãs e o público em geral. É claro que o melhor filme de todo o franchise continua a ser o primeiro - "American Pie" (1999) - que ainda hoje é tido como uma das melhores comédias juvenis de sempre.

Sinopse - Um grupo de quatro estudantes do liceu (Jason Biggs, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas e Eddie Kaye Thomas) fazem um pacto entre si com o objetivo de perderem a virgindade até o baile de finalistas, mas à medida que o tempo vai passando e as oportunidades vão-se perdendo, os quatro amigos chegam à conclusão que têm que recorrer a medidas extremas para cumprirem o seu grande objetivo.

Chronicle (2012)
Crítica - AQUI

Não é uma comédia, mas na base do inovador "Chronicle" e da sua cativante trama está uma forte base de loucura adolescente. O poder de forças imparáveis misturado com a explosão de hormonas que encontramos no corpo de um adolescente resulta, neste filme, num explosivo cocktail de experiências mal-sucedidas que conduzem a uma conclusão cheia de ação e violência. Um filme muito bem feito e cheio de aventura.  

Sinopse - Um trio de amigos (Dane DeHaan, Michael B. Jordan e Alex Russell) ganham super-poderes ao entrarem em contacto com uma substância misteriosa. A partir daí decidem documentar as suas façanhas, filmando tudo, sem saberem os problemas que iriam defrontar.

Kick-Ass (2010)
Crítica - AQUI

Esta produção não representa um tradicional filme de super-heróis, mas sim um produto que exterioriza na perfeição a falta de limites da extravagância da juventude. Ao ser protagonizado, na sua maioria, por jovens personagens, "Kick-Ass" consegue representar o alcance da imaginação e da motivação dos jovens que, misturados com um pouco de loucura, pode produzir resultados inimagináveis. Este filme tomou o mundo de assalto e tornou-se rapidamente num sucesso global para todas as idades. 

Sinopse - Quando Dave Lizewski (Aaron Taylor-Johnson), um vulgar adolescente de Nova Iorque, veste um fato de mergulho verde e amarelo, comprado pela internet, transformando-se no improvável vigilante Kick-Ass, descobre de imediato que ser um super-herói não é tão fácil como ele pensava. Mas, contra todas as probabilidades, Dave torna-se rapidamente num fenómeno, capturando a imaginação do público. Contudo, ele não é o único super-herói que anda por aí, já que o destemido e altamente treinado duo de combatentes contra o crime composto por pai e filha, Big Daddy e Hit Girl (Nicolas Cage e Chloë Grace Moretz), têm batido lenta mas eficientemente o império do crime do mafioso local, Frank D'Amico (Mark Strong). Quando Kick-Ass se vê envolvido com o filho de Frank, Chris (Christopher Mintz-Plasse), agora renascido como o seu arqui-inimigo Red Mist, o palco está pronto para um duelo final entre as forças do Bem e do Mal, onde o nosso herói tem de fazer justiça ao seu nome. Ou morrer a tentar…

Easy A (2010)

É uma divertida comédia romântica que explora, ao máximo, o poder de uma mentira e a volatilidade das relações sociais e sexuais entre jovens. Este filme acabou por lançar a carreira de Emma Stone, que tem aqui uma performance muito boa como uma inocente jovem que decidiu aproveitar um rumor e a sua nova má fama para rentabilizar toda a sua vida.

Sinopse - Olive (Emma Stone) é uma jovem estudante que, após ter dito à sua melhor amiga (Aly Michalka) que perdeu a virgindade com um estudante universitário, torna-se subitamente na rapariga com a pior reputação da sua escola. O problema é que Olive ainda é virgem e, quando tenta retificar a mentira que contou, só consegue agravar o seu problema. Ela decide então usar a sua reputação como meio para melhorar a sua posição social e financeira.

Mean Girls (2004)

O negativismo da dinâmica social de uma escola secundária é aprofundado, com muito humor e romance à mistura, por este divertido filme que conseguiu reunir um elenco impressionante de jovens estrelas, onde se destacam as agora consagradas Rachel McAdams e Amanda Seyfried. Criado por Tina Fey, "Mean Girls" foi um autêntico sucesso e é para já recordado como o filme onde Lindsay Lohan teve a sua última grande performance como atriz.

Sinopse - Cady Heron (Lindsay Lohan) foi criada, pelos seus pais, num universo selvagem em terras africanas, mas só quando se muda para os Estados Unidos da América é que enfrenta a verdadeira selva, sob a forma de uma escola secundária. Este estabelecimento é dominado por um trio de malvadas raparigas populares (Rachel McAdams, Lacey Chabert e Amanda Seyfried) que irão infernizar a sua vida, caso ela não se comporte como elas.

Também Vale a Pena Mencionar - "Superbad" (2007); "Adventureland" (2009 - Crítica); "21 Jump Street" (2012 - Crítica), "Scott Pilgrim vs. the World" (2010 - Crítica), "Nick and Norah's Infinite Playlist" (2008), "Youth in Revolt" (2009 - Crítica) e muitos outros....

Enviar um comentário

3 Comentários

//]]>