Crítica - The Company You Keep (2012)

Realizado por Robert Redford
Com Robert Redford, Shia LaBeouf, Julie Christie, Terrence Howard
Robert Redford é mais conhecido pelo seu trabalho enquanto ator, muito embora agora (com 76 anos de idade) se limite a participar num número reduzido de projetos. Filmes como “Out of Africa” e “The Horse Whisperer” garantiram-lhe um lugar especial no seio de Hollywood, com o carinho do público a surgir de forma natural e permanente. Todavia, os últimos anos de Redford têm sido pautados por uma incursão cada vez mais constante pelo mundo da realização e, para além do já referido “The Horse Whisperer”, filmes como “The Conspirator” provaram que o velho ícone de Hollywood tem também um certo jeito para estar atrás das câmaras. “The Company You Keep” é a mais recente aventura de Redford no posto da realização e, apesar de este thriller policial se encontrar uns furos abaixo de “The Conspirator”, pode dizer-se que não deixa de ser um filme bastante competente e que se acompanha com todo o agrado.
Jim Grant (Robert Redford) é um advogado modesto de uma pacata vila americana cuja esposa faleceu há pouco mais de um ano. Preocupado em proporcionar à filha de onze anos (a jovem cantora Jackie Evancho) todo o apoio do mundo para que ela supere a morte prematura da mãe e se desenvolva de forma saudável, Jim faz de tudo para viver uma vida sem incidentes e o mais normativa possível. Porém, o azar bate-lhe à porta quando Sharon Solarz (Susan Sarandon) – uma antiga colega de Jim, que com ele se opôs ao governo norte-americano por alturas da guerra no Vietname – decide entregar-se de livre vontade às autoridades, que a procuram há mais de trinta anos por causa do suposto envolvimento num assassinato de um agente da autoridade. A partir daí a verdadeira identidade de Jim fica em risco de ser descoberta, ainda para mais depois de um jovem jornalista (Shia LaBeouf) publicar um artigo indiscreto no jornal local sobre a sua pessoa. É então que Jim inicia uma corrida desenfreada contra o tempo para escapar às autoridades e salvar o seu bom nome.  
“The Company You Keep” é um thriller policial à moda antiga, de certa forma semelhante ao aclamado “The Fugitive”. Robert Redford interpreta um homem atormentado que se vê forçado a fazer frente a uma impiedosa perseguição policial liderada por Terrence Howard, ocultando-se nas sombras e recorrendo a velhos contactos para se ir desenrascando. Estamos, portanto, perante um filme que usufrui de alguns momentos de tensão emocional, mas que nunca se transforma num policial de ação frenético e cheio de ritmo. O cinema de Redford é mais clássico, de modo que o veterano de Hollywood prefere apostar em boas sequências dramáticas do que em sequências de perseguição visualmente estonteantes. Isto tem os seus prós e contras. Por um lado, esta abordagem mais clássica e comedida traz uma certa elegância a um filme que vive muito dos seus ilustres protagonistas. Por outro lado, o ritmo da narrativa sofre de alguma instabilidade e a história torna-se mais morosa e difícil de acompanhar. O elenco é de encher o olho e esse é mesmo o grande trunfo desta película. Não podemos negar que é um prazer enorme ver nomes como Robert Redford, Susan Sarandon, Chris Cooper, Richard Jenkins, Brendan Gleeson e Nick Nolte (só para referir alguns) todos juntos na mesma película. Porém, “The Company You Keep” possui um enormíssimo anticlímax que poderá aborrecer uns quantos espectadores, já que a primeira metade do filme é claramente mais intensa e interessante do que a segunda. Questões morais relacionadas com a integridade do espírito humano e não só são aqui levantadas com alguma pertinência, o que é muito bom. Mas no final fica a imagem clara de que esta história poderia ter ido muito mais longe, ficando-se pelo razoável quando poderia ter deixado uma marca bem mais forte na audiência.
Classificação – 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>