Pérolas Indie - The Hunter (2012)

Realizado por Daniel Nettheim 
Com Willem Dafoe, Frances O’Connor, Sam Neill 
Género – Thriller 

Sinopse - Martin David (Willem Dafoe) é um mercenário experiente enviado à Tasmânia para caçar um tigre que todos julgavam extinto desde os anos trinta. Guiado por Jack Mindy (Sam Neill), um guia local experiente, estabelece a sua base numa casa de campo onde habita Lucy Armstrong (Frances O’Connor) e os seus dois filhos, uma família cujo pai desapareceu misteriosamente. Habitualmente solitário, Martin começa a aproximar-se da família, mas à medida que esta ligação se torna mais forte, é arrastado para uma série de perigos inesperados que irão complicar a sua missão e colocar a sua vida em perigo. 

Crítica – O grande destaque de “The Hunter” parece ser a sua magistral fotografia, no entanto, este magnífico trabalho estético de Robert Humphreys não é, de todo, o único ponto de interesse deste belo e diferente thriller de Daniel Nettheim. Filmado na Tasmânia, “The Hunter” é, sem dúvida, um filme muito bonito e natural que aproveita ao máximo as magnificas paisagens naturais desse inóspito e paradisíaco local. Estes portentosos cenários florestais agradam à vista, mas também proporcionam um ambiente muito particular a um argumento muito completo, onde coexistem elementos clássicos de um thriller bélico e de um drama familiar. É esta agradável mistura entre drama e mistério que torna “The Hunter” num produto intelectualmente e emocionalmente atrativo, no entanto, quero salientar que não estamos perante um filme muito ritmado ou intenso, muito embora o seu principal trailer promocional indique o contrário. As sequências de ação não são portanto muito comuns e os segmentos de suspense não são propriamente prolíferos, mas estas opções são compreensíveis porque “The Hunter” não foca grande parte da sua atenção nos perigos ou nas potenciais intrigas da missão do protagonista, mas sim na sua progressiva evolução psicológica e na sua aproximação afetiva a uma pequena família local. Este seu pronunciado lado familiar/ dramático até pode ser encarado com um cliché redundante, mas o criativo Daniel Nettheim transforma-o numa mais-valia. Já vimos que a história, a direção e a estética de “The Hunter” são todas muito interessantes, mas ainda não falei da verdadeira estrela deste thriller, o ator Williem Dafoe. A sua classe é interminável e tem neste filme mais um fortíssimo trabalho que só reforça ainda mais o seu estatuto de ator de classe mundial. Este veterano profissional dá tudo de si neste projeto e todos nós ficamos deliciados com isso. Se não quiser ver “The Hunter” pela sua história ou estética, veja-o então por causa da magnífica performance de Williem Dafoe. 

 Classificação – 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Dafoe num trabalho estonteante num filme lento e chocante que vai nos envolvendo até um certo clímax e que, apesar do conteúdo, necessariamente não nos torna hábeis a rechaçar o último tiro num animal extinto na prática. Mas seu trabalho de grande ator, junto às peripécias fotográficas australianas - méritos de direção - e mais a complexa temática, são mais que suficientes a se recomendar este filme artístico. Quase um 9!!

    ResponderEliminar

//]]>