Festival de Cannes 2013 - Resumo do Primeiro Fim-de-Semana


No Sábado, 18 de Maio, estreou no Festival de Cannes 2013 o drama “Jimmy P.”, de Arnaud Desplechin. Inicialmente, "Jimmy P." foi encarado pela imprensa generalista como um dos claros candidatos à Palma de Ouro, mas a crítica especializada acabou por não confirmar esta previsão, já que brindou esta produção dramática com algumas críticas muito pouco positivas, que realçam o seu fraco ritmo narrativo e a direção amena de Arnaud Desplechin. Já o nipónico “Like Father, Like Son”, de Hirokazu Koreeda, obteve uma reação geral muito positiva por parte do público. É claro que ninguém o considera um filme digno da Palma de Ouro, mas a crítica europeia parece ter apreciado a sua bizarra excentricidade. Na Competição Un Certain Regard, o drama francês “Grand Central”, de Rebecca Zlotowski, também conseguiu arrancar várias opiniões positivas que realçam, sobretudo, o magistral trabalho da jovem atriz Léa Seydoux. 
A nova longa-metragem dos Irmãos Coen, “Inside Llewyn Davis”, foi a principal estrela do quinto dia do Festival de Cannes. As expetativas do público e da crítica foram superadas, como prova a enxurrada de críticas positivas que inundaram a internet após a sua exibição. Esta produção foi classificada como um produto enigmático, irresistível e gratificante que realça o profissionalismo e imaginação dos Irmãos Coen, que têm aqui um dos seus melhores filmes dos últimos anos. O drama holandês “Borgman”, de Alex van Warmerdam, também foi exibido neste quinto dias, mas acabou por não ter tanta sorte como “Inside Llewyn Davis”, já que foi descrito pela imprensa britânica como um filme algo confuso. Na Secção Un Certain Regrad, o drama bélico “Death March”, de Adolfo Alix Jr., também desiludiu. 
A segunda semana do Festival de Cannes começou com a muito aguardada exibição do violento thriller “Shield of Straw”, de Takashi Miike. O público até parece ter apreciado o seu explícito estilo violento, mas a critica especializada não gostou nada do espírito genérico desta obra japonesa que, apesar de ter sido bem trabalhada por um dos grandes cineastas japoneses da atualidade, não consegue fazer frente à qualidade das outras longas-metragens em competição. O sexto dia do Festival de Cannes também ficou marcado pela estreia de “As I Lay Dying”, de James Franco, na Secção Un Certain Regard. Este drama provocou reações mistas entre os espetadores do festival que, apesar de terem apreciado o trabalho do seu elenco e realizador, não ficaram muito agradados com o seu argumento inconvencional. A comédia dramática italiana “A Castle in Italy”, de Valeria Bruni Tedeschi, também foi exibida no âmbito da Competição Oficial, mas não conseguiu reunir um grande consenso positivo ou negativo por parte da imprensa.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>