MOTELx 2013 - Programação Oficial

Os principais destaques da 7.ª Edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa já foram revelados. Tal como já é habitual, o MOTElx só terá uma secção competitiva dedicada às curtas-metragens que, este ano, conta com a presença de nove produtos nacionais de grande valor: "A Bílis Negra" (2013), de Nuno Sá Pessoa; "O Coveiro" (2013), de André Gil Mata; "Longe do Éden" (2012), de Carlos Amaral; "Monstro" (2013), de Alex Barone; "Desespero" (2013); de Rui Pilão; "Nico, a Revolta" (2013), de Paulo Araújo; "Hair" (2012), de João Seiça; "Sara" (2012), de Miguel Ângelo e "A Herdade dos Defuntos" (2013), de Patrick Mendes. Todas estas curtas nacionais vão competir pelo Prémio Yorn MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013, cujo júri será composto por Nuno Markl (Humorista), Safaa Dib (Fundadora do Fórum Fantástico) e Thierry Phlip (Presidente do Festival Razor Reel em Bruges). O vencedor deste prémio será contemplado com um prémio monetário de 3000 euros, a que acrescem 2500 euros em serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker e ainda um fim-de-semana de inspiração num dos Hotéis Belver, um dos patrocinadores do festival.
Um dos principais destaques do MOTELx 2013 é a sua curta mas ilustre lista de convidados. Este ano, o MOTELx trará a Lisboa dois realizadores de elevado calibre: Tobe Hooper e Hideo Nakata, aos quais dedica respetivamente duas secções especiais: Culto dos Mestres Vivos e Japão Retro. Os fãs de filmes de terror norte-americanos devem conhecer bem Tobe Hooper, um realizador veterano que atingiu o seu apogeu cinematográfico entre 1970 e 1990 graças a dois dos seus trabalhos mais icónicos dentro do género de terror: "The Texas Chain Saw Massacre"/ "Massacre no Texas" (1974) e "Poltergeist" (1982). A sua longa carreira será homenageada durante o MOTELx, que irá passar alguns dos seus grandes clássicos de terror. O cineasta japonês Hideo Nakata também é bem conhecido dentro deste género, já que realizou alguns dos filmes de terror nipónicos mais interessantes dos últimos anos: "Ringu" (1998) e "Dark Water" (2002). Este ano, Nakata apresentará no MOTELx o seu novo projeto, o sombrio "The Complex". Estes dois cineastas também leccionaram duas masterclasses durante o festival. 
Para além de "The Complex", o MOTELx 2013 irá exibir outras longas-metragens recentes, em regime de estreia nacional, através da Secção Serviço de Quarto. As antologias "The ABCs of Death" e "V/H/S/2", que juntam pequenas curtas de terror de vários realizadores experientes ou promissores, são, como é óbvio, bastante interessantes e atrativas para os fãs de filmes de terror, mas pela Secção de Quarto também irão passar outros filmes de grande qualidade, como o thriller vampírico "Byzantium", de Neil Jordan, ou o aguardado "The Conjuring", de James Wan. Os outros destaques de relevo deste certame são: "Lords of Salem", o novo projeto de Rob Zombie; a co-produção luso-espanhola "Painless", de Juan Carlos Medina; o drama vampírico "Kiss of the Damned", de Xan Cassavetes; e o violento "Chained", o novo filme de terror de Jennifer Lynch, a filha de David Lynch.
A Secção Quarto Perdido, dedicada aos obscuros filmes de género portugueses, terá nesta edição a exibição de dois filmes:  "O Crime de Aldeia Velha" (1964), de Manuel Guimarães, e "A Promessa" (1973), de António de Macedo, O MOTELx também irá promover dois workshops para o público mais adulto, um de “Caracterização e Efeitos Especiais para Cinema", com João Rapaz e Helena Batista, e outro dedicado à "Animação Stop Motion", que será leccionado por Bruno Caetano. O MOTELx 2013 terá lugar de 11 a 15 de Setembro de 2013, no Cinema São Jorge em Lisboa.

Prémio YORN - Melhor Curta-Metragem
"A Bílis Negra" (2013), de Nuno Sá Pessoa
"O Coveiro" (2013), de André Gil Mata
"Longe do Éden" (2012), de Carlos Amaral
"Monstro" (2013), de Alex Barone
"Desespero" (2013); de Rui Pilão
"Nico, a Revolta" (2013), de Paulo Araújo
"Hair" (2012), de João Seiça
"Sara" (2012), de Miguel Ângelo
"A Herdade dos Defuntos" (2013), de Patrick Mendes

Serviço de Quarto

"The ABCs of Death", de Vários
"Abductee", de Yudai Yamaguchi
"The Battery", de Jeremy Gardner
"Belenggu", de Upi
"Byzantium", de Neil Jordan
"Chained", de Jennifer Lynch
"Cheap Thrills", de E.L. Katz
"The Complex", de Hideo Nakata
"The Conjuring", de James Wan
"Countdown", de Nattawut Poonpiriya
"Dark Touch", de Marina de Van
"The Desert", de Christoph Behl
"Girls Against Boys", de Austin Chick
"Goose Bumps", de Koichiro Miki
"Hell Baby", de Robert Ben Garant, Thomas Lennon
"Home Sweet Home", de David Morley
"It’s a Beautiful Day", de Kayoko Asakura
"John Dies at the End", de Don Coscarelli
"Kiss of the Damned", de Xan Cassavetes
"The Lords of Salem", de Rob Zombie
"Maniac", de Franck Khalfoun
"Open Grave", de Gonzalo López-Gallego
"Painless", de Juan Carlos Medina
"V/H/S/2", de Vários
"We Are What We Are", de  Jim Mickle
"Wither", de Sonny Laguna, Tommy Wiklund
"You're Next", de Adam Wingard

Culto dos Mestres Vivos - Filmes de Tobe Hooper
The Texas Chain Saw Massacre (1974)
Poltergeist (1982)
Eggshells (1969)
Eaten Alive (1977)
The Texas Chainsaw Massacre 2 (1986)
Toolbox Murders (2004)

Doc Terror
"Despite the Gods", de Penny Vozniak
"Room 237", de Rodney Ascher
"Shooting Bigfoot", de Morgan Matthews

Retro - Filmes de Hideo Nakata
Ring (1998)
Chaos (1999)
Dark Water (2002)

Quarto Perdido
"O Crime de Aldeia Velha" (1964), de Manuel Guimarães
"A Promessa" (1973), de António de Macedo

Lobo Mau
"Mighty Joe Young" (1949), de Ernest B. Schoedsack
"20 Million Miles to Earth" (1957), de Nathan Juran
"Jason and the Argonauts" (1963), de Don Chaffey
"One Million Years B.C." (1966), de Don Chaffey

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>