Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2014 - Os Outsiders

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2014, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2014, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia. Esta quarta parte versa sobre os principais outsiders do ano, ou seja, aqueles bons filmes que, em outros anos mais fracos, poderiam até tido arcaboiço para lutar taco a taco por vários prémios, mas que furto da poderosa concorrência ou outras questões secundárias deverão, em principio, ter que se contentar com apenas algumas nomeações, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal.

Before Midnight
Realizado por Richard Linklater
Com Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick
Género - Drama

Foi um dos primeiros sérios candidatos a aparecer em cena e é por isso um dos primeiros outsiders da lista, porque embora seja muito bom, “Before Midnight” tem vindo a perder algum fulgor face a projetos mais novos. Esta última parte da trilogia romântica composta por “Before Sunrise” e “Before Sunset” parece ter todos os ingredientes necessários para brilhar nos Óscares, sendo para mim um possível candidato forte ao Óscar de Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado, com Ethan Hawke e Julie Delpy a terem também fortes possibilidades de lutarem pelos Óscares de Melhor Ator e Melhor Atriz, mas temo que os preconceitos da Academia afastem este filme do seu caminho dourado. 

Sinopse - Ao fim de quase uma década voltamos a encontrar o casal Jesse e Celine (Ethan Hawke e Julie Deply), desta vez na Grécia. Os dois recordam-se entretanto que já passaram quase vinte anos desde o seu primeiro encontro a bordo de um comboio. O tempo passa, mas estarão eles diferentes?

 
The Immigrant
Realizado por James Gray 
Com Marion Cotillard, Jeremy Renner, Joaquin Phoenix 
Género - Drama

No Festival de Cannes, James Gray foi muito elogiado por este seu “The Immigrant”, mas parece-me que, por muito bom que este drama seja, que a Academia vai preteri-lo em detrimento de outros projetos em muitas categorias, por isso acho que “The Immigrant” é daqueles bons filmes do ano que, infelizmente, não terão grande sorte na época dos prémios. 

Sinopse - 1921. Ewa e a irmã Magda deixam a Polónia natal para a terra prometida, Nova Iorque. Ao chegar a Ellis Island, Magda, que sofre de tuberculose, é posta em quarentena. Ewa, sozinha e desesperada, cai nas redes de Bruno, um proxeneta sem escrúpulos. Para salvar a irmã, está pronta a sacrificar tudo e, resignada, prostitui-se. A chegada de Orlando, ilusionista e primo de Bruno, restaura a confiança e a esperança de dias melhores. Mas não contavam com o ciúme do Bruno.

The Book Thief
Realizado por Brian Percival 
Com Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse
Género - Drama

Se o ano passado a jovem Quvenzhané Wallis encantou em "The Beasts of the Southern Wild" e foi por isso aos Óscares, então este ano todos querem saber se a jovem Sophie Nélisse também repetirá essa façanha, já que a sua performance no drama “The Book Thief” tem vindo a suscitar muita curiosidade, não só porque os elementos promocionais do filme parecem indicar que o seu trabalho neste projeto é para ter em conta, mas também porque o livro em que se baseia o filme é muito conhecido e levanta, por isso, muito curiosidade. 

Sinopse - Durante a Segunda Guerra Mundial, Liesel Meminger tenta sobreviver aos horrores da guerra nos arredores de Munique, onde passa todo o seu tempo livre a ler os livros que rouba e a partilhar as suas histórias com os seus vizinhos.

Labor Day 
Realizado por Jason Reitman 
Com Kate Winslet, Josh Brolin, Tom Lipinski 
Género - Thriller/ Drama

É provavelmente o thriller dramático mais ambicioso e convincente desta época de prémios, mas parece que “Labor Day”, do sempre convincente Jason Reitman, está um pouco distante de ser um sério candidato. A sua trama parece ser muito interessante, tal como o nível do seu elenco, mas há várias coisas que lhe parecem faltar para poder ser considerado um real candidato aos principais títulos das estatuetas douradas. 

Sinopse - Henry Wheeler (Gattlin Griffith) é um jovem de treze anos de idade que, para além de ter que lidar com os problemas escolares, tem que tomar conta da sua mãe (Kate Wisnely), uma mulher solitária e destroçada que está à beira do suicídio. Durante o Dia do Trabalhador, este jovem e a sua mãe decidem dar um pequeno passeio no centro comercial local, onde acabam por encontram Frank Chambers (Josh Brolin), um homem intimidador mas muito mal tratado que eles decidem ajudar, uma decisão que vai mudar drasticamente a vida desta pequena família que, sem saber, acolheu em sua casa um perigoso criminoso em fuga.

Prisoners
Realizado por Denis Villeneuve 
Com Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Maria Bello 
Género - Thriller

Esta agradável surpresa de Dennis Villeneuve não é, nem de longe, nem de perto, o melhor projeto do magistral realizador canadiano, mas é sem qualquer contestação uma das principais surpresas do ano, sendo por isso, como é óbvio, um potencial candidato a vários prémios, no entanto, é difícil de o ver como um potencial vencedor de qualquer Óscar, mesmo no que toca às categorias de representação. 

 Sinopse - Keller Dove (Hugh Jackman), um homem honesto e trabalhador, fica desolado quando descobre que a sua filha e uma outra menina foram sequestradas por um homem não identificado. Ao ver que a polícia não tem nenhuma pista concreta e que o detective responsável pelo caso não é capaz de o resolver, Dove decide ignorar as autoridades e utilizar todos os meios necessários para encontrar e salvar sozinho as duas meninas.

 
Lee Daniels' The Butler
Realizado por Lee Daniels 
Com Forrest Withaker, Robin Williams, John Cusack 
Género - Drama

Para mim, “Lee Daniels' The Butler” foi o primeiro filme a lançar a sua candidatura aos Óscares, mas entre polémicas e outras estreias aparentemente melhores, “Lee Daniels' The Butler” foi perdendo força e, atualmente, não passa de um mero outsider na corrida ao Óscar de Melhor Filme. É provável que até possa ter uma possibilidade de chegar aos nomeados finais, mas não tem sequer o nível suficiente para ser considerado um dos favoritos à vitória. Lee Daniels também nem se deve aproximar do Óscar de Melhor Realizador ou Melhor Argumento Adaptado, já que a concorrência este ano é muito melhor que em anos anteriores.

  Sinopse - O mordomo afro-americano Cecil Gaines (Forest Whitaker) trabalhou na Casa Branca entre 1952 e 1986. Ao longo de mais de trinta anos, Gaines serviu vários Presidentes Norte-Americanos, como John F. Kennedy ou Richard Nixon, e assistiu ao desenrolar de vários acontecimentos históricos como a Guerra do Vietname ou a Crise dos Mísseis de Cuba.

 
The Secret Life of Walter Mitty
Realizado por Ben Stiller 
Com Ben Stiller, Kristen Wiig, Shirley MacLaine 
Género - Comédia/ Drama

Não há dúvidas que “The Secret Life of Walter Mitty” ficará para a história como um dos melhores filmes de Ben Stiller dos últimos anos, mas já tenho mais dúvidas que possa vencer algum Óscar, seja em que categoria for, mas ainda assim vejo-o com potencial para ameaçar chegar a algumas categorias, como Melhor Ator Principal (Ben Stiller) ou Melhor Argumento Original. A ver vamos se “The Secret Life of Walter Mitty” vai deixar a sua marca nos Óscares de 2014. 

 Sinopse - Walter Mitty (Ben Stiller) é um tímido e sonhador gerente de uma loja de produtos fotográficos, que é obrigado a embarcar numa grande aventura quando um negativo desaparece da sua loja.

Enough Said
Realizado por Nicole Holofcener 
Com Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini, Caherine Keener 
Género - Drama

Este projeto só está presente nesta lista por causa de James Gandolfini, o malogrado ator que faleceu de ataque cardíaco em Junho, e que tem nesta dramédia independente uma das suas últimas e melhores performances da sua carreira. O filme em si poucas hipóteses terá de lutar pelos grandes prémios, mas Gandolfini será, em princípio, um forte candidato na categoria de Melhor Ator Secundário.

Sinopse - Albert (James Gandolfini) é um homem divorciado que reencontra a felicidade quando começa a namorar com Eva (Julia Louis-Dreyfus), uma massagista que ele conheceu numa festa. O problema é que Eva descobre que Albert é o ex-marido da sua nova melhor amiga, que nunca tem nada de bom para dizer sobre Albert. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>