Gravity Vs 12 Years a Slave - O Duelo do Ano

As múltiplas associações de críticos norte-americanos já deram o seu parecer, e já quase todos os sindicatos e grandes sociedades de cinema já lançaram os nomeados aos seus respetivos prémios, excepção feita à principal associação, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que só divulgará os seus nomeados no dia 16 de Janeiro de 2014. Embora "Golpada Americana"/ "American Hustler", "Capitão Phillips"/ "Captain Phillips", "Uma História de Amor"/ "Her", "O Lobo de Wall Street"/ "The Wolf of Wall Street", "A Propósito de Llewyn Davis"/ "Inside Llewyn Davis", "Blue Jasmine", "Um Verão Quente"/ "August: Osage County", "O Sobrevivente"/ Lone Survivor", "Ao Encontro de Mr. Banks"/ "Saving Mr. Banks" e "Quando Tudo Está Perdido"/ "All Is Lost" estarem sempre entre os potenciais candidatos de qualidade deste ano, parece quase certo que a grande luta desta época de prémios será travada entre o blockbuster "Gravidade"/ "Gravity", de Alfonso Cuarón (CRÍTICA), e o drama "12 Anos Escravo"/ "12 Years a Slave", de Steve McQueen (CRÍTICA).
Estes dois filmes conseguiram dividir a opinião dos críticos norte-americanos e das suas respetivas sociedades locais, que salvo certas exceções, atribuíram, na sua maioria, os respetivos prémios de Melhor Filme a estes dois projetos, que não podiam ser mais diferentes um do outro. No terreno das nomeações aos grandes prémios, "Gravidade" e "12 Anos Escravo" também têm liderado as listas de nomeados, já que quer nos Globos de Ouro, quer nos BAFTAs, estas duas longas-metragens de qualidade conseguiram reunir o maior número de nomeações nas diversas categorias. É bem provável que este cenário se repita nos Óscares. 


Está portanto mais que visto que estes dois elogiados filmes estão nas bocas do público, da imprensa e dos especialistas, que parecem considerá-los os dois grandes filmes de 2013, sendo por isso que são amplamente encarados como os principais candidatos ao Óscar de Melhor Filme, mas qual é o melhor dos dois? Eu não tenho qualquer dúvida em considerar "12 Anos Escravos" um filme superior a "Gravidade", não só porque tem um guião magistral e muito mais completo, mas também porque reúne uma série de especificações técnicas de elevada qualidade, que vão desde a sua fotografia de luxo às performances carismáticas dos seus principais astros. Já "Gravidade" tem a grande vantagem de ser um filme diferente, que conseguiu valorizar ao máximo a experiência pessoal que o espetador tem numa simples sala de cinema, já que nos brinda com uma estonteante e claustrofóbica experiência sonora e visual que o torna, sem dúvida, num grande filme, mas é claro que "12 Anos Escravo" é um projeto muito mais completo. É verdade que não é tão inovador, e se calhar não é tão memorável, mas também é à sua maneira uma experiência diferente e muito forte, que no final nos deixa completamente arrasados mas incrivelmente satisfeitos. 
Eu não sei se a Academia vai pensar como eu, até porque pode escolher como Melhor Filme de 2013 outra obra igualmente interessante, como "O Lobo de Wall Street", "Blue Jasmine", "Golpada Americana" ou "Uma História de Amor", mas parece claro que "12 Anos Escravo" e "Gravidade" são os grandes candidatos, sendo que o meu coração e mente pendem mais para a escolha de "12 Anos Escravo" como o Melhor Filme de 2013, porque como já referi, é um filme complexo, belo e magistral, que até consegue ser bastante superior a alguns dos vencedores anteriores do Óscar de Melhor Filme, como "O Discurso do Rei" ou "Argo", que nos seus respetivos anos também tiveram envolvidos em grandes rivalidades diretas com obras completamente opostas.  

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>