Quando a Trágica Realidade Parece Saída De Um Filme – Caso Serial Killer de Santa Comba Dão & Estripador de Lisboa

A realidade é assustadora, daí muitos filmes serem baseados em eventos verídicos. O nosso país, felizmente, não é palco de muitas tragédias mas, ocasionalmente, lá somos confrontados com grandes mistérios que nunca terminam bem e que, se pensarmos bem, poderiam dar origem a alguns filmes em Hollywood. O espaço que agora se inicia pretende fazer algum paralelismos entre as tragédias nacionais e as tragédias fictícias de hollywood (e não só), com o objetivo de criar uma espécie de exercício de prova que a arte imita a vida ou vice-versa.

O Serial-Killer de Santa Comba Dão

Em 2010, a pequena terra de Santa Comba Dão, que até então parecia ser apenas conhecida por ser o local de nascimento do ditador António Oliveira Salazar, saltou para a primeira página dos jornais e telejornais nacionais quando começou a ser noticiada a prisão de Cabo Costa, um agente da GNR que tinha sido acusado de ter assassinado três jovens, entre Maio de 2005 e Maio de 2006. Ao fim de uma célere investigação policial, que começou com o desaparecimento da primeira jovem em Maio de 2005, a Policia Judiciária prendeu o principal suspeito pelas mortes das três jovens, que eram todas conhecidas do suspeito, que, após um breve julgamento, foi condenado a vinte e cinco anos de prisão, isto após ter, alegadamente, confessado a autoria do crime às autoridades policiais. Ao contrário do que sucede, por exemplo, nos Estados Unidos ou no México, em Portugal nunca houve muitos grandes casos de serial killers, tendo sido por isso que este estranho caso conseguiu captar a atenção mais mórbida dos portugueses. 

Casos Fictícios de Hollywood - Os filmes sobre serial killers abundam em Hollywood, porque afinal de contas os Estados Unidos da América são dos países com mais histórias reais de homicidas em série. Há filmes para todos os gostos, incluindo alguns semelhantes ao do Cabo Costa, como o thriller juvenil "Paranoia", de D.J.Caruso, mas há por aí muitos filmes próximos a esta realidade homicida mas, claro, com contornos menos realistas, como o clássico "Seven", de David Fincher, ou o mais abusivo e torturante "Maniac", de Franck Khalfoun.

O Estripador de Lisboa

É, provavelmente, o grande mistério criminal do nosso pais porque, tal como o caso do famoso Jack The Ripper em Londres (Reino Unido), nunca conseguiu ser solucionado por ninguém e, ainda hoje, vinte anos após o violento homicídio de três prostitutas na zona da Grande Lisboa, ninguém sabe quem pode ter cometido estes crimes, já que a Policia Judiciária nunca parece ter tido nenhum forte suspeito. Em 2011, a jornalista Felícia Cabrita voltou a investigar o caso e, após seguir algumas pistas promissoras, afirmou que tinha descoberto o autor destes crimes macabros, algo que posteriormente, por força de investigações policiais e aprofundamento dos factos, acabou por não se concretizar, deixando assim, mais uma vez, este mistério por resolver. Se algum dia o Estripador de Lisboa vier a ser capturado não sofrerá qualquer consequência criminal pelos seus actos, já que todos os três crimes de homicídio já prescreveram.

Casos Fictícios de Hollywood - Para além dos múltiplos filmes já produzidos sobre o assassino Jack, O Estripador, entre os quais destaco o thriller "From Hell", dos Irmãos Hughes, tenho também que inserir nos filmes parecidos com o caso de O Estripador de Lisboa o thriller "Zodiac", de David Fincher, que também segue a história de um serial killer que nunca chegou a ser apanhado. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>