FantasPorto 2014 - Aposta No Cinema Português


A 34ª Edição do Fantasporto irá realizar-se de 28 de Fevereiro a 9 de Março no Rivoli Teatro Municipal, no Porto. Este ano serão exibidos 190 filmes vindos de trinta e três países, apresentando este ano cinquenta e três filmes portugueses em antestreia mundial, incluindo duas longas-metragens. Esta é a primeira vez em mais de trinta anos de festival que o cinema nacional está presente em todas as secções competitivas a que podem aceder obras feitas em Portugal.Além da competição de Cinema Português, haverá filmes nacionais nas competições Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, com uma longa-metragem em cada, e também no Fantas Shorts onde estão presentes duas curtas-metragens portuguesas. Entre as secções competitivas, só a “Orient Express”, que se dedica exclusivamente ao dinâmico cinema dos países do Extremo Oriente, é que não tem, por razões óbvias, concorrentes nacionais.
Entre os cinquenta e três filmes portugueses a concurso, todos eles inéditos no país, há duas longas-metragens, a primeira das quais é a co-produção luso-guineense “O Espinho da Rosa”, de Filipe Henriques, que concorre na Secção Cinema Fantástico. Filmado em Bissau, “O Espinho e a Rosa” tem como protagonista um procurador do Ministério Público muito bem sucedido que se vê ameaçado pelos terríveis segredos de Rosa, uma bela e misteriosa mulher pela qual está apaixonado.
A segunda longa-metragem nacional a concurso é “Pecado Fatal”, do produtor, argumentista e realizador Luís Diogo, autor das curtas-metragens “Noite Gélida em Castelo Branco” (2011) e “Desta Água…” (2010), que representa Portugal na competição “Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira”, consagrada ao cinema não de género, assim como a realizadores importantes dados a conhecer pelo Fantasporto. “Pecado Fatal” segue a história do relacionamento passional entre um rapaz e uma rapariga que começa numa saída nocturna em que há crime, esquecimento e memórias inexplicadas que podem comprometer a relação… As outras presenças portuguesas nas competições internacionais do Fantas incluem as curtas-metragens “Project Gideon”, do estudante Fabrício de Carvalho, e “Blind Date”, da actriz-realizadora Cláudia Clemente, com montagem de Edgar Pera, que se apresentam no Fantas Shorts, a competição destinada às curtas de cinema fantástico.
As outras cinco curtas nacionais concorrem, com as duas longas já citadas, ao Prémio Cinema Português, destinado ao melhor filme nacional. A participação nacional no Fantas 2014 completa-se com as quarenta e quatro curtas-metragens apresentadas por oito escolas de cinema nacionais, número recorde no Fantasporto. Estão presentes nesta competição a Universidade Lusófona/Lisboa, Universidade Católica do Porto, Escola Artística de Soares dos Reis (Porto), RESTART – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (Lisboa), Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, EPI/ETIC (Lisboa), Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora) e Universidade do Minho. Nesta competição o prémio é colectivo e destina-se à escola que apresentar o melhor conjunto de filmes. O cinema português estará ainda presente no Fantas 2014 através da retrospectiva em que o festival homenageia o produtor Henrique Espírito Santo, que tem na sua filmografia mais de setenta títulos portugueses e estrangeiros, tendo trabalhado com realizadores como José Fonseca e Costa, Manoel de Oliveira, António da Cunha Telles, João César Monteiro, entre outros. Está ainda programada a longa-metragem “Eclipse em Portugal”, de 2014, de Alexandre Cebrian Valente, que terá a sua antestreia em Portugal a 14 de Fevereiro. O elenco deste filme inclui uma série de estrelas do cinema e televisão nacionais, que estarão presentes no festival.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>