Divergente, o Rival de Os Jogos da Fome, Estreia Esta Semana em Portugal


Estreia esta semana em Portugal o blockbuster juvenil sci-fi de aventura "Divergente"/ "Divergent", um filme da autoria de Neil Burger, o realizador de "Sem Limites"/ "Limitless", a quem coube a difícil tarefa de adaptar ao cinema o homónimo livro best seller de Veronica Roth, que faz parte de uma série literária juvenil de sucesso que inclui mais dois livros: "Insurgent" e "Allegiant", cuja adaptação ao cinema já foi oficializada pela Lionsgate, que já contratou Robert Schwentke, o realizador de "R.I.P.D.", para comandar as suas versões cinematográficas, estando as suas estreias previstas, respetivamente, para 2015 e 2016. Tudo indica por isso que a série literária criada por Veronica Roth será inteiramente transposta para o grande ecrã, mesmo que "Divergente" seja um fracasso nas bilheteiras, alo que parece pouco provável, pelo menos a julgar pelos resultados comercias preliminares que "Divergente" tem registado no box office norte-americano.
A história de "Divergente" passa-se numa Chicago futurista e segue uma nova sociedade humana que, após uma grande guerra, tenta recuperar o esplendor de outros tempos através de um novo modelo, onde as pessoas estão divididas em cinco fações com base nas suas personalidades. No meio disto tudo está Beatrice Prior, uma adolescente que descobre que é divergente, uma pessoa que não se encaixa em qualquer uma das fações, e que logo descobre segredos numa sociedade aparentemente perfeita. A dar vida a Beatrice Prior está a jovem promessa da sétima arte Shailene Woodley, que após se ter estreado em grande estilo junto do grande público com a dramédia "Os Descendentes", assume, pela primeira vez, um grande papel principal numa grande produção norte-americana. Ao seu lado no elenco de "Divergente" estão outros nomes conhecidos de Hollywood, como a estrela Kate Winslet, que interpreta uma das principais antagonistas desta saga, cujo papel é preponderante na intriga de mistério e conspiração que reina em "Divergente", e que será melhor explicado, posteriormente, em "Insurgente". Os jovens Theo James, Ashley Judd, Jai Courtney e Zoe Kravitz também integram o elenco deste blockbuster juvenil, que promete rivalizar com o sucesso do explosivo franchise "Os Jogos da Fome", que também é uma produção da Summit/ Lionsgate.
Se aprecia filmes de aventura com um espírito juvenil mas repletos de ação, então "Divergente" é um projeto ideal para si. Tal como "Os Jogos da Fome", "Divergente" não aposta na temática sobrenatural para apimentar a sua ação, por isso pode esperar uma certa dose de realismo e humanidade desta mega produção, que aproveita a incerteza do futuro para ambientar uma história que aposta, sobretudo, nas temáticas da conspiração e da guerra para desenvolver uma trama que, claro está, aposta também numa componente romântica, algo já tradicional neste tipo de filmes direcionados para um público jovem. Mas a julgar por tudo o que se tem dito sobre "Divergente" e pelo sucesso que tem feito nos Estados Unidos, então pode confiar que "Divergente" não é um flop ao nível de "Nómada"/ "The Host" ou "Os Instrumentos Mortais Cidade dos Ossos"/ "The Mortal Instruments: City of Bones". Pode não ser tão excitante como "Os Jogos da Fome", mas certamente valerá mais a pena que a maioria dos filmes juvenis dos últimos anos.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>