FantasPorto 2014 - Vencedores

O filme japonês “Miss Zombie”, de Hiroyuki Tanaka, mais conhecido como Sabu, é o grande vencedor da Secção Oficial de Cinema Fantástico do 34º Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. Após ter apresentado “Dangan Ranna” no FantasPorto de 1996, Sabu regressou à Secção Fantástica e, desta vez, levará para o Japão o Prémio de melhor Filme, sucedendo assim a "Mama". Em “Miss Zombie”, Sabu traz-nos uma sátira social repleta de humor negro passada num Japão do futuro onde os zombies são ao mesmo tempo animais de estimação e animais domésticos. O Prémio Especial do Júri foi para o thriller vampírico “Chimères”, do realizador suíço Olivier Beguin, uma história de um casal de apaixonados infectado por um vampiro, enquanto o galardão para a Melhor Realização vai para a dupla Aaron Keshales e Navot Papushado pelo seu trabalho em “Big Bad Wolves”, filme que também obteve o prémio para o Melhor Ator, pela actuação de Duval’ Glickman. A actuação de Ann Walton, protagonista feminina do filme britânico “Soulmate”, valeu-lhe o prémio para a Melhor Actriz, enquanto o júri internacional decidiu atribuir o prémio para o Melhor Argumento ao filme de animação sul-coreano “The Fake”, do respeitado realizador e argumentista Sang-Ho Yeon. A comédia de terror “Las Brujas de Zugarramurdi” (Witching and Bitching), do espanhol Alex de la Iglesia, obteve o Prémio para os Melhores Efeitos Especiais, comprovando assim que é um grande filme técnico, já que também foi o grande vencedor das categorias técnicas dos Goya.
Quanto à Semana dos Realizadores, o vencedor da categoria Melhor Filme foi “Heavenly Shift”, do húngaro Márk Bodsár, sobre as atribulações de um refugiado da guerra da ex-Jugoslávia na Hundria. O Prémio Especial do Júri nesta competição vai para o filme turco-ucraniano “Love Me”, da dupla de realizadores Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir Er, que ganha também o prémio para o Melhor Argumento. O mexicano Carlos Cuarón venceu o Prémio para o Melhor Realizador nesta competição pelo seu filme “Besos de Azúcar”. O júri premiou as melhores interpretações dos filmes a concurso nesta secção. Garreth Dillahunto, pelo seu trabalho em “Houston”, do alemão Bastien Gunther, e a Onata Aprile, pela sua prestação em “What Maisie Knew”, da dupla norte-americana de realizadores Scott McGehee e David Siegel.
Quanto à secção Orient Express, que distingue as cinematografias do Extremo Oriente, ambos os prémios vão para o Japão: o Melhor Filme é “Why Don’t You Play in Hell?”, de Shion Sono, enquanto o vencedor do Fantasporto, “Miss Zombie”, de Sabu, acumula também o Prémio Especial do Júri. O Prémio do Público, atribuído por um júri de cinco participantes no festival, foi para ”Las Brujas de Zugarramurdi”, de Alex de la Iglesia, enquanto o prémio da Crítica, atribuído por um júri internacional formado por cinco jornalistas que cobriram o festival, foi para “Love Me”, de Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir Er.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>