O Terror é a Nova Moda No Mundo Das Séries. Descubra Algumas Das Novas Séries de Terror Que o Podem Aterrorizar!

Um dos géneros mais populares, versáteis e empolgantes do mundo do entretenimento é, sem qualquer dúvida, o género do terror/ fantástico, porque é dos poucos que consegue, seja bem ou mal explorado, puxar pelo imaginário e pela diversão sem grande seriedade do espectador. Os filmes são o exemplo clássico e mais procurado de obras do género, porque são mais fáceis de ver e encontrar, mas há outros ramos que também apostam forte neste tipo de entretenimento, sendo um deles a televisão. Já desde o aparecimento das séries que existem projetos dedicados ao terror, sendo de destacar como é óbvio alguns clássicos intemporais, como "The Addams Family", "Dark Shadows", "The X-Files", "Buffy: The Vampire Slayer" ou "Twilight Zone". Para além destes exemplos clássicos que nunca perderão o seu poder, há muitos outros de igual valor, mas se tem prestado o mínimo de atenção à programação dos canais norte-americanos, já deve ter reparado que as séries de terror estão a conquistar um espaço importante nas grelhas dos canais por cabo e  até de sinal aberto, já que desde há uns anos para cá que os projetos deste género já não se limitam a duas ou três séries, porque agora quase todos os canais têm um produto deste estilo que está, sem qualquer dúvida, na moda junto dos espetadores e dos próprios canais, que são comandados por executivos que sabem que, por esta altura, o que o público quer e gosta são séries épicas ou independentes dentro do género de terror e fantasia. 

Não é preciso pensar muito para encontrar alguns exemplos populares mas já com alguns anos deste fenómeno. O primeiro nome que lhe deve aparecer na cabeça será, por ventura, o da popular série "The Walking Dead" da AMC. Já desde 2010 que este projeto tem vindo a angariar seguidores, sendo de longe a série de um canal por cabo que, atualmente, regista o maior índice de audiências. Em Portugal, "The Walking Dead" é exibida pela Fox Portugal e, tal como nos Estados Unidos, é um grande sucesso junto de todas as faixas etárias do público, que simplesmente não resistem a esta série pós apocalíptica onde seguimos um grupo de sobreviventes humanos que lutam por sobreviver a um mundo repleto de zombies. Uma das séries do género mais antigas em exibição é a igualmente popular "Supernatural" da The CW, que já está em exibição desde 2005, sendo exibida desde a mesma altura em Portugal pelo AXN. Esta série, protagonizada por Jared Padalecki e Jensen Ackles, é um grande sucesso entre os mais jovens e, desde a sua estreia, já cobriu quase todos os parâmetros possíveis e imaginários do sobrenatural e do divino, já que as apoteóticas aventuras de Dean e Sam envolvem, quase sempre, tramas cheias de batalhas particulares com demónios, anjos e deuses de todas as religiões e superstições. Também da The CW, a série vampírica "The Vampire Diaries" e a sua recente spin-off "The Originals" são exemplos de sucesso junto de um público juvenil e dentro deste género específico, tal como a série "Teen Wolf" da MTV, que se foca no mundo dos lobisomens. É claro que dentro do mundo sobrenatural dos lobisomens, vampiros e feiticeiros, a série que porventura é mais conhecida é a popular "True Blood" da HBO, que desde 2008 tem alimentado o imaginário de milhões de pessoas. Protagonizada por Anna Paquin, Stephen Moyer e Sam Trammell, "True Blood", que em Portugal é exibida pelo MOV, chegará ao fim já este ano, mas para a história ficarão oito temporadas repletas de sangue e intrigas sobrenaturais, que fizeram deste projeto uma série de culto. E já que atrás falei em bruxas, este post não ficaria completo sem a menção à já clássica série do oculto "American Horror Story", que tem conquistado imensos prémios, desde o seu lançamento em 2011, graças ao seu estilo particular e à sua intriga bem intensa, onde o universo das bruxas e dos feiticeiros é retratado com uma singularidade muito específica. 

No plano mais comercial das séries que pertencem a canais de acesso livre, tenho que começar por destacar a série "Grimm" da NBC, um dos grandes sucessos televisivos dos últimos anos, que pega nos mitos e nas histórias clássicas dos Irmãos Grimm para desenvolver uma trama policial com toques de terror e fantasia que têm vindo a cativar o público. A outra série do momento dentro deste género e pertencente a uma componente mais comercial é a série policial "Sleepy Hollow" da Fox, onde a já muito explorada Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é retratada com um twist especial que também faz referência a outras mitologias e referências religiosas. Já na próxima temporada televisiva, a NBC apostará em "Constantine", que à semelhança do homónimo filme de 2005, irá acompanhar a luta de Constantine contra os Demónios que habitam o mundo dos humanos. Já no plano das minisséries, a NBC apostou, já este ano, num aguardado remake televisivo do clássico cinematográfico "Rosemary's Baby" (1968), um grande filme de terror realizado por Roman Polanski, que segue a história de Rosemary (interpretada por Zoe Saldana neste projeto televisivo), uma mulher aparentemente normal  que dá à luz o filho do próprio Diabo. A NBC também apostou, na última temporada televisiva, nas já canceladas "Dracula" e "Siberia", que dentro das suas limitações, conseguiram, ainda assim cativar o público. E já agora, porque não falar também do terror mais psicológico da série "Hannibal", também da NBC, que serve como uma prequela da trilogia cinematográfica iniciada pelo clássico "The Silence of the Lambs" (1991). Por falar em prequelas de clássicos cinematográficos, não posso deixar passar ao lado "Bates Motel", uma prequela do clássico "Psycho" (1960), de Alfred Hitchcock, que acompanha a juventude de Norman Bates e a sua relação com a sua Mãe, personagens que nesta série da A&E são respetivamente interpretadas por Freddie Highmore e Vera Farmiga.

Ao nível das mais recentes apostas, tenho que destacar "Penny Dreadful", uma série produzida pela Showtime e por Sam Mendes, que conta com Josh Harnett, Timothy Dalton e Eva Green no seu elenco regular, e que nos transporta para um mundo sobrenatural onde as histórias de Drácula e Frankenstein juntam-se numa intriga cheia de suspense que, até agora, tem conseguido arrancar boas audiências devido à forma inteligente com explora todos estes elementos. Na onda de "American Horror Story", a série novata "Salem" da WGN America, também tem colhido muitas impressões positivas dentro do género sobrenatural, devido em parte à forma como explora a lenda de culto das Bruxas de Salem, um tópico que provoca sempre uma enorme curiosidade a todos os espetadores que apreciam este género de histórias. Um pouco também na onda dos monstros e do sobrenatural aparece-nos em igual forma a série "Hemlock Grove", um projeto negro e empolgante encabeçado por Famke Janssen e Bill Skarsgård, que destaca-se como um dos melhores projetos televisivos e indies do género.

A estes projetos já estreados vão-se juntar em breve novas séries, como "The Strain", uma espécie de "The Walking Dead" mais alternativa, que será exibida pela FX  já em Julho, e que conta com a produção de Guillermo del Toro. É portanto possível esperar uma série de qualidade, como se espera também que "Dominion", outra série ainda inédita, consiga superar as expetativas e tornar-se num sucesso. A sua tarefa não será fácil, porque se trata de uma série baseada no filme "Legion", que em 2010 foi um grande fracasso de bilheteiras, no entanto, muita gente ficou curiosa e entusiasmada com a sua trama, que explora o início de uma guerra divina entre Anjos e Humanos. Esta série pseudo religiosa do Canal SyFy promete portanto ser uma das grandes surpresas de 2014, ou então uma das grandes desilusões, tal como "From Dusk Til Dwan", a versão televisiva do clássico cinematográfico de Robert Rodriguez. Para além destes há muitos outros exemplos, mas os projetos referidos são, porventura, as séries americanas que não pode mesmo perder se aprecia este género. 

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Para Penny Dreadful devo dizer é uma das séries mais promissoras deste 2014, eu pessoalmente gostei dos primeiros capítulos, por isso espero que siga interessante.

    ResponderEliminar

//]]>