Previsão de Nomeados Aos Óscares 2015 - 1ª Parte

 
A época de prémios está na sua reta final e, após muitas especulações e previsões, os vencedores dos Óscares 2015 serão conhecidos já no próximo dia 22 de Fevereiro. Tal como já é habito, o Portal Cinema apresenta uma lista de previsões sobre os potenciais vencedores dos Óscares. Nesta 1ª Parte serão abordadas as previsões relativamente às categorias secundárias de Melhor Filme (Animação, Lingua Estrangeira e Documentário), bem como às categorias de Som e Efeitos Especiais. Por falta de opinião pessoal e porque apenas opinaria sem conhecimento de causa, as categorias de Curta-Metragem não foram alvo de qualquer previsão. Confira os Nomeados em http://www.portal-cinema.com/2015/01/oscares-2015-nomeados.html

Melhor Documentário
Vencedor Provável - Citizen Four
Escolha Pessoal - Citizen Four

O documentário sobre Edward Snowden deverá triunfar facilmente nos Óscares, como triunfou sem contestação nesta mesma categoria em outros prémios importantes, como por exemplo os BAFTA. Para além também de ser um dos grandes favoritos da crítica especializada, como se comprova pela sua eleição como Melhor Documentário por parte de muitos dos círculos de críticos norte-americanos. Por fim importa referir que Laura Poitras, a diretora de "Citizen Four", conquistou recentemente o prémio de Melhor Realizadora de um Documentário nos DGA Awards. 

Melhor Filme de Animação
Vencedor Provável - How to Train Your Dragon 2
Escolha Pessoal - How to Train Your Dragon 2

Embora filmes mais técnicos como "The Boxtrolls", "Song of the Sea" ou "The Tale of Princess Kaguya" merecam, à partida, um pouco mais este prémio, "How To Train Your Dragon 2" é o favorito de todos para a conquista do Óscar. Para além de ter sido um êxito nas bilheteiras, a sequela de "How To Train Your Dragon" também conquistou os corações da crítica e tem dominado os prémios dedicados à animação, como o Annie Award de Melhor Filme de Animação. Para além do mais, "How To Train Your Dragon 2" também conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação. 


Melhor Film Estrangeiro
Vencedor Provável - "Ida" (Polónia)
"Escolha Pessoal - "Ida" (Polónia)

Embora "Wild Tales" e "Leviathan" tenha levantado várias ondas nos últimos meses, "Ida" continua como o favorito, mas nesta categoria nada está decidido, já que os três filmes referenciados têm boas hipóteses de conquistar o Óscar. Entre o trio, "Wild Tales" é aquele que, muito provavelmente, mais agrada ao público, já "Leviathan" e "Ida" são os grandes favoritos da imprensa especializada, aliás "Leviathan" até conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Os três têm vindo a conquistar um certo ímpeto em direção à vitória final, mas "Ida" parece, para já, ser o candidato mais forte.

Melhores Efeitos Visuais
Vencedor Provável - Interstellar
Escolha Pessoal - Interstellar

Nesta categoria não há grandes dúvidas sobre quem é o grande favorito e será o potencial vencedor, porque poucos serão aqueles que, em perfeita consciência, conseguem negar que "Interstellar" merece este Óscar. É o favorito de todos e deverá vencer facilmente, já que apenas "Dawn of the Planet of the Apes" poderá oferecer alguma resistência que, claramente, peca por escassa. Um dos Óscares mais óbvios do ano.

Melhor Banda Sonora
Vencedor Provável - The Grand Budapest Hotel
Escolha Pessoal - The Grand Budapest Hotel

Estamos quase perante um empate técnico entre "The Grand Budapest Hotel" e "The Theory of Everything". As respetivas criações musicais de Alexandre Desplat e Jóhann Jóhannsson têm ambas amplas hipóteses de conquistar este Óscar, sendo muito difícil saber para que lado vai pender a balança da Academia. A minha opinião pessoal também se divide bastante, mas dou uma certa preferência a "The Grand Budapest Hotel", até porque esta obra de Wes Anderson tem dominado nas categorias técnicas nesta época de prémios. 

Melhor Canção Original
Vencedor Provável - "Glory" - "Selma"
Escolha Pessoal - "Lost Stars" - "Begin Again"

A Academia quererá, porventura, premiar "Selma" com um Óscar e, já que o filme não tem qualquer chance na categoria de Melhor Filme, então a sua única hipótese será na categoria de Melhor Canção Original. Já se viu que a Academia não vai á bola com "The LEGO Movie" e "Begin Again" não tem grande ímpeto comercial, apesar da música "Lost Stars" ser muito boa, por isso o Óscar parece estar mesmo feito para "Glory", que até já venceu o Globo de Ouro.

Melhor Edição de Som
Vencedor Provável - Interstellar
Escolha Pessoal - Birdman

Embora aja quem dê o favoritismo ao medíocre "American Sniper", espera-se que a Academia entregue este Óscar a "Birdman" ou então a "Interstellar", dois filmes que, claramente, merecem muito mais este prémio que, como se pode comprovar, ainda esta plenamente em aberto.

Melhor Mistura de Som
Vencedor Provável - Whiplash
Escolha Pessoal - Whiplash

Não parecem haver grandes dúvidas nesta categoria. "Interstellar" e "Birdman" são candidatos potenciais, mas "Whiplash" merece conquistar este Óscar por tudo o que oferece e é aliás o principal favorito de quase todos os especialistas e do público em geral.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>