Pérolas Indie - The Homesman (2014)

Realizado por Tommy Lee Jones
Com Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Grace Gummer
Género - Western

Sinopse - Nebraska, 1855. Uma jovem mulher chamada Mary Bee Cuddy leva uma existência solitária numa cidade onde se teme Deus. Ela é designada pelos membros da sua Igreja para levar para Leste três mulheres que enlouqueceram. No caminho entre o Nebraska em direção ao Iowa, onde as mulheres poderão finalmente encontrar refúgio, Mary Bee salva a vida de um homem chamado Briggsm que como recompensa concorda em ajudá-la na sua missão. 

Crítica - Os westerns são cada vez mais uma raridade em Hollywood, mas ainda assim todos os anos aparece sempre um projeto dentro do género que consegue brilhar nas salas de cinema mundiais. Num passado recente, o consagrado e popular "Django Unchained" (2012), de Quentin Tarantino, destacou-se como o principal exemplo de sucesso dentro dos westerns modernos, mas em 2014, o ator e cineasta Tommy Lee Jones estreou no Festival de Cannes mais um produto de valor que, para além de recuperar a velha essência dos westerns do passado, também confere a esse espírito nostálgico um certo toque de modernidade que advém, especialmente, da curiosa dinâmica entre os dois protagonistas, Mary Bee Cuddy e George Briggs, que são interpretados com uma segurança espetacular por Tommy Lee Jones e Hilary Swank. Estes astros podem até pertencer a gerações distintas e com valores diferentes, mas as suas performances neste projeto de cariz independente ressoam perfeitamente junto do público e explicitam na perfeição as inesperadas diferenças de personalidades de ambas as suas personagens, também elas de gerações opostas mas que acabam por representar, no contexto histórico em questão, valores pessoais pouco ortodoxos e até culturalmente questionáveis, seja pela subserviência de Briggs a Mary, ou até pela independência natural desta última.
É por isso que esta dinâmica pessoal entre os protagonistas acaba por ser um dos maiores prazeres de "The Homesman", cuja trama também os coloca no epicentro de uma jornada caótica pelo interior americano que não pauta muito pela segurança, como aliás fica comprovado pelas várias aventuras e adversidades que o duo enfrenta para tentar alcançar o seu objetivo com a sua carga humana intacta. É portanto um projeto que vale a pena ver, seja pela árdua jornada que retrata ou pela especial dinâmica dos dois protagonistas, mas também porque se trata de um western bem montado e com belos cenários naturais que evidenciam a dureza e o espirito clássico de um western, apesar de "The Homesman" ser um pouco mais comercial que os mais populares sucessos deste género cinematográfico. Em jeito de curiosidade, para além das boas performances de Swank e Jones, "The Homesman" também conta com participações especiais de várias estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, William Fichtner, Hailee Steinfeld, Jesse Plemons ou John Lithgow, todos velhos conhecidos de Tommy Lee Jones que lhe ofereceram um pouco do seu valioso tempo para assim ajudarem a abrilhantar esta sua produção.

Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>