Pérolas Indie - The Janitor (2014)

Realizado por Michael Tuviera
Com Dennis Trillo, Richard Gomez, Ricky Davao 
Género - Ação/ Drama

Sinopse - Em 2011 ocorreu o mais sangrento assalto a banco na história das Filipinas, no Mabuha Savings Bank, em Lagunam com um saldo final de dez empregados mortos, todos impiedosamente executados. Os assaltantes escaparam com dez milhões de pesos filipinos (cerca de 187.000 dólares). O assalto foi executado por profissionais.

Crítica - O FantasPorto 2015 trouxe a Portugal uma agradável surpresa proveniente do cinema filipino que, claramente, está numa onda ascendente de popularidade na Ásia e no Mundo. Essa surpresa chama-se "The Janitor" e trata-se de um filme policial com muita ação pelo meio que dá assim continuidade ao furor que este género tem tido na Àsia, aliás as próprias Filipinas apresentarem em 2013 o consagrado "On The Job", um filme muito completo e bem digno de elogios que deixou boas impressões nos festivais de Cannes ou Sitges. "The Janitor" é bem mais modesto e moderado, mas ainda assim é um filme bem feito com uma trama bem montada e com interessantes doses de ação e drama. E tal trama segue a missão impura que Crisanto (Dennis Trillo), um polícia ingénuo que caiu em desgraça, tem que completar para assim ter alguma esperança de regressar ao cargo que ocupava antes de ser suspenso, mas completar essa missão implica fazer coisas contrárias à lei que mexem com as profundidades da sua personalidade religiosa e devota à justiça, no entanto, a sua ingenuidade e exagerada subserviência às suas figuras superiores acabam por levar a melhor e levam-no assim numa perigosa e negra viagem por um mundo de violência que culminará na morte dos alegados responsáveis por um assalto a um banco. 
Por esta base já se pode compreender que "The Janitor" aposta não só em fortes elementos de ação, mas também em muitos parâmetros dramáticos, isto porque durante todo o filme o protagonista vive uma autêntica divisão de ideias e sentimentos em relação ao que tem de fazer e ao que quer da vida, sendo notórios os seus dilemas e os seus confrontos morais, quer no trabalho, quer em casa, onde tem que conviver com o seu pai abusivo, a sua mãe tetraplégica e a sua mulher grávida. A construção deste protagonista está muito bem pensada e o seu desenvolvimento é pautado por uma qualidade acima da média e, apesar do argumento de "The Janitor" ter algumas deficiências de lógica e qualidade na hora de expor e explorar os factos, o que é certo é que tais lapsos acabam por cair para segundo plano, já que grande parte do valor da sua intriga acaba por residir não tanto na missão do protagonista, mas sim nas questões relativas à sua personalidade e às inúmeras questões morais que o atormentam e que são muito interessantes de aprofundar.
Este balanço entre o drama e a ação resulta muito bem e torna "The Janitor" num filme a ver. A boa direção de Michael Tuviera também contribuiu bastante para o resultado final bem positivo que nos é apresentado,  aliás Tuviera conseguiu construir, com os poucos meios que tinha, um par de sequências muito fortes, como por exemplo a do assalto ao banco. A outra coisa que ajudou ao sucesso do filme foi a performance positiva de Dennis Trillo no complicado papel de um protagonista que é moralmente e emocionalmente fraco mas que, por outro lado, é fisicamente determinado e cuidado. 

Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>