Pérolas Indie - O Menino e o Mundo (2015)

Realizado por Alê Abreu 
Com Marco Aurélio Campos, Vinicius Garcia 
Género - Animação

Sinopse - Cuca é um menino que vive numa pequena aldeia num mundo distante. Um dia, ele vê o pai a partir de comboio em busca de trabalho numa capital distante. As semanas que se seguem são de angústia e memórias confusas. Até que, uma noite, uma brisa de ar fresco entra pela janela do quarto do menino e o leva para um local mágico e distante.

Crítica - Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação, "O Menino e o Mundo" é uma cintilante pérola do cinema brasileiro que nos move por força de um exótico cruzamento entre a inocência e a inovação. E tudo começa com a sua história. Fiel à fantasia e à inocência da infância, "O Menino e o Mundo" aborda uma história refrescante e criativa que prima por um claro sentimento de pureza emocional. A família e a saudade são os seus temas centrais, mas são alvo de um tratamento narrativo muito próprio que nos transmite uma lucidez dramática e emocional muito saudável. A isto junta-se uma perspetiva doce e diferente relativamente à infância, urbanismo e amor que aparece recheada por muita fantasia, cor e aventura.
A sua bela história é apoiada por uma animação curiosa que prima também ela por uma diferença sintomática da frescura que este projeto nos transmite. Não é um tipo de animação próximo aos trabalhos mais mediáticos e detalhados da Pixar ou do Studio Ghibli, mas é ainda assim uma animação muito bonita, trabalhada e criativa. É certo que não é aquele tipo de animação que cativará à partida os mais novos, mas isto não lhe retira qualquer valor artístico ou criativo. Este pormenor poderá, no entanto, afetá-lo sob um ponto de vista meramente comercial e etário. Mas perante o seu enorme valor urge sensibilizar os mais novos e, sobretudo, os mais velhos a darem-lhe uma merecida oportunidade.

Classificação - 4,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>