Antevisão do DocLisboa 2016 - 5 Filmes a Ter em Conta

O DocLisboa 2016 começa amanhã, 20 de Outubro, e termina apenas no dia 30 de Outubro. Ao todo serão exibidos 257 filmes nesta 14ª Edição, sendo que a Programação Completa pode ser consultada no site oficial do evento em http://www.doclisboa.org/. Entre as mais de cem longas metragens presentes na programação há que destacar, em particular, cinco produções que merecem a devida atenção e que o Portal Cinema pretende destacar devido à sua importância e qualidade. Para consultar os horários e dias de exibição destas e de outros filmes do DocLisboa deve consultar o site, onde encontrará informação atualizada.

Correspondências
Realizado por Rita Azevedo Gomes
 Sinopse - O filme inspirou-se nas cartas trocadas entre dois poetas portugueses, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, que testemunham a sua demanda de liberdade durante um período em que o regime fascista português esteve sob pressão crescente.

Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo 
Realizado por João Monteiro
Sinopse - Foi o cineasta mais prolífico da geração do Novo Cinema Português. Experimentaria o western spaghetti, a alegoria esotérica, o sobrenatural e a ficção-científica. Sem subsídios estatais, desistiria de filmar nos anos 1990. Quem se lembra de António de Macedo?

 
Bowie, L’Homme Cent Visages ou le Fantôme d’Hérouville 
Realizado por Gaëtan Chataigner e Christophe Conte 
Sinopse - Para seguir o rasto de Bowie, o fantasma, o melhor foi começar por um local que ele assombrara: os estúdios míticos do Castelo de Hérouville. Foi, em parte, aqui que o rock dos anos 1970 escreveu a sua lenda, de que Bowie é um dos maiores protagonistas.

   
Ta’ ang 
Realizado por Wang Bing 
 Sinopse - Os ta’ang, uma minoria étnica birmanesa, encontram-se entre uma guerra civil e a fronteira com a China. Desde 2015, violentos combates obrigaram milhares a um êxodo além-fronteiras, para a China. Ta’ang acompanha o quotidiano desses refugiados.

   
Between Fences 
Realizado por Avi Mograbi 
 Sinopse - Avi Mograbi e Chen Alon encontram-se com requerentes de asilo africanos, num centro de detenção, no meio do deserto do Negev, onde são enganados pelo Estado de Israel. Questionam o estatuto dos refugiados em Israel, servindo-se de técnicas do Teatro do Oprimido.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>