Apresentação do Porto/ Post/Doc 2016 e da 9ª Edição do Ciclo de Cinema Isrealita

A Sessão de Abertura da 3ª edição do Porto/Post/Doc Festival Internacional de Cinema realiza-se já hoje, 26 de Novembro, no Grande Auditório Manoel de Oliveira do Teatro Rivoli, às 22h00, com o filme "Cinema Novo", do realizador brasileiro Eryk Rocha. Mais do que um filme sobre o movimento estético e cinéfilo que ficou conhecido como “cinema novo brasileiro”, Eryk Rocha estrutura a narrativa em torno de uma ideia (a programática “ideia na cabeça”) de afinidade, cumplicidade e de comunhão de ideias e práticas em torno de um grupo de jovens cineastas de origens diversas que se uniram em torno de um projeto cinematográfico e cultural, revolucionário para uma sociedade brasileira em ebulição.  Eryk Rocha é filho de Glauber Rocha, a alma do Cinema Novo Brasileiro, e de Paula Gaitán, artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta, e será um dos Focos do 3º Porto/Post/Doc a par do Sensory Ethnography Lab, da Universidade de Harvard, um dos laboratórios de documentários mais entusiasmantes da última década. A acompanhar este foco, serão exibidos os filmes poéticos da cineasta checa Jana Ševcíková, que tem investigado certas comunidades esquecidas do Leste Europeu. Será a primeira vez que é feita uma retrospetiva de Jana Ševcíková em Portugal e será, certamente, uma descoberta cativante.
Um dos pontos mais importantes da programação do Porto/Post/Doc é a sua Competição, composta por treze filmes produzidos no último ano que contam “histórias reais”, a partir de diversas temáticas (há cinema sem imagens em movimento, cinema realizado à distância e pela mão de desconhecidos, cinema de histórias criadas pelos protagonistas, cinema sobre o tempo antes da ação) e geografias (desde o Japão. Argentina, passando pela Coreia do Norte ou Marrocos), e que representam o melhor do cinema contemporâneo, em que o documentário e a ficção se assumem como formas híbridas. Destaque para os dois filmes portugueses que integram o programa de competição: "Eldorado XXI" (2016), de Salomé Lamas, um filme rodado na remota aldeia peruana de La Rinconada y Cerro Lunar e "Tarrafal" (2016) de Pedro Neves que propõe uma viagem intensa pelo passado e pelo futuro do Bairro S. João de Deus, num documento vivo da história recente da cidade do Porto.
O Fórum do Real estará de regresso para um seminário de um dia, com três diferentes painéis, que discutirão a experiência e o cinema sensorial, a partir do foco no Sensory Ethnography Lab. Estarão presentes académicos, críticos, sociólogos e cineastas, debatendo o tema a partir das suas áreas do saber. Esta edição terá a participação de: Isabel Capeloa Gil, Nuno Faria, Bruno Monteiro, Catarina Alves Costa, Rodrigo Lacerda, Cornelia Lund, Thomas Weber, Iván Villarmea Álvarez, Sérgio Dias Branco, Justine Duay, Joana Pimenta, Salomé Lamas, Gastón Solnicki, Christophe Bisson e Nuno Lisboa.
Este ano, a programação musical da secção Transmission, dedicada a filmes documentais sobre música complementada com concertos, é feita em parceria com a editora e promotora Lovers & Lollypops. Nesta secção vão ser apresentados, entre outros, os documentários sobre Filho do Mãe (um filme que documenta a produção do álbum Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares) e de Capitão Fausto. No caso de Filho da Mãe, a exibição do filme será complementada com um concerto. No primeiro dia do festival, e em parceria com o Rivoli, haverá um concerto da artista suíça Aïsha Devi, no Understage, que cruza linguagens eletrónicas intimamente com a languidez do psicadélico. Está também definido outro filme “Raving Iran” sobre o movimento da música techno na noite iraniana. Destaque para a apresentação de "Gimme Danger" (2016) de Jim Jarmusch que, mais do que um documentário sobre os Stooges, nasce como um filme gerado por um autor que conhece extremamente bem a história do cinema e do rock: Jim Jarmush, que regressa ao documentário depois de "Year of the Horse", de 1997, sobre Neil Young e os Crazy Horse. Na Sessão de Encerramento do Festival, que terá lugar no dia 3 de Dezembro, Sábado, pelas 22h00 no Teatro Rivoli, será apresentado do documentário "Bowie, O Homem dos Cem Rostos ou o Fantasma de Hérouville", de Gaetan Chataigner e Christophe Conte, que este ano já passou pelo DocLisboa.
Nesta edição, o Porto/Post/Doc convida para a secção Cinefiesta três sessões em parceria os festivais Play-Doc de Tui, Mecal de Barcelona e CurtoCircuito de Santiago de Compostela. Este ano, são apresentados quatro autores fundamentais para entender o documentário espanhol contemporâneo: Andrés Duque, Eloy Domínguez Serén e Mauro Herce. Todos eles exploram questões relacionadas com a identidade cultural e com as novas paisagens que os seus filmes tentam retratar.
Este ano, pela primeira vez, o Porto/Post/Doc apresenta um programa dedicado a crianças e jovens: o Mini. O projeto educativo do festival, o School Trip, já deu mostras de ter um papel fundamental na articulação do Porto/Post/Doc com as escolas, mostrando filmes e promovendo masterclasses e workshops. Desta vez, o School Trip abre uma nova frente de batalha, o Mini, onde será dedicada uma programação pensada ao pormenor para os mais pequenos, com sessões de cinema e oficinas. O Mini pretende ser uma porta de entrada para o festival, promovendo iniciativas pedagógicas, orientadas por uma equipa de profissionais. Em 2016, o Mini é composto por sessões de cinema e oficinas. A cineasta convidada desta edição do Mini é Leonor Teles, vencedora do Urso de Ouro para a Melhor Curta-Metragem no último Festival de Berlim, com Balada de um Batráquio, que será exibido conjuntamente com Rhoma Acans, o seu primeiro documentário. Leonor Teles conversará com o público depois da exibição dos seus filmes. Estão também previstas três oficinas sobre cinema e documentário. O projeto educativo School Trip, para além da habitual sessão com filmes da Escola Artística de Soares do Reis, terá também, pela primeira vez, uma competição de filmes de escola, representantes de universidades e politécnicos portugueses, mas também escolas estrangeiras. Serão cerca de uma dezena de filmes a concurso. O projeto educativo School trip é também a casa da programação Teenage, uma nova secção criada no ano passado, e por onde passarão filmes que se concentram nesse momento mágico do crescimento, em que a identidade instável permite dar novas asas à imaginação. Assim, serão exibidos documentários protagonizados por adolescentes e jovens, num género que assume a cultura pop como uma identidade central, mas permitindo outros grupos sociais desviantes. Estas sessões são um radar do futuro da humanidade. Como complemento a esta ideia, o Porto/Post/Doc assume como central a sua preocupação com os públicos mais jovens. Por isso mesmo, haverá também um júri Teenage composto por diversos alunos de escolas do Porto.
A programação de 2016 do Festival integra cerca de 100 filmes de 31 países e quatro continentes, sendo que destes 41 são longas-metragens e 44 são curtas-metragens, três serão apresentados em estreia mundial, três em estreia europeia e o Festival terá um total de 39 estreias nacionais. O Festival vai contar com a presença de cerca de 200 convidados nacionais e internacionais: realizadores, produtores, directores de outros festivais, jornalistas, entidades parceiras.  O Porto/Post/Doc conta, desde a primeira edição, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e, desde o ano passado, com o apoio dos Vinhos Verdes que, agora, se assumem como patrocinadores do Grande Prémio Porto/Post/Doc by Vinhos Verdes, entre outras entidades parceiras. Os bilhetes para o Festival custam quatro euros por sessão (dois euros para menores de 18 anos e maiores de 65 anos), enquanto os concertos Transmission têm um valor de cinco euros e para o “OP \/\/\ AMP Showcase” um custo de três euros. A entrada é livre no Fórum do Real, Happy Hours e nas Festas Transmission (até à lotação dos espaços).

Entre 01 a 07 de Dezembro, o Cinema City de Alvalade acolhe, em parceria com a Embaixada de Israel em Lisboa e com a New Lineo Cinemas, a 9ª Edição do Ciclo de Cinema Isrealita. “A Quiet Heart” (2016), “Baba Joon” (2015), “Junction 48” (2016), “Mr. Predictable” (2016), “The Last Band in Lebanon” (2016), “The Women’s Balcony” (2016) e “Wedding Doll” (2015) são os sete filmes que estarão em exibição em várias sessões diárias, em géneros que vão da comédia, ao crime, passando pelo romance e a tragédia. Pretende-se com este ciclo aproximar as culturas portuguesa e israelita e dar a conhecer em Portugal os diferentes aspectos da sociedade actual e do quotidiano em Israel, através das diferentes perspectivas dos indivíduos que as compõem. Pretende-se no fundo a descoberta e a partilha cultural.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>