Previsão de Vencedores dos Óscares 2017

A cerimónia de entrega dos Óscares 2017 realiza-se já amanhã e, em jeito de antevisão do anúncio dos vencedores dos prémios mais importantes de Hollywood e da 7ª Arte, o Portal Cinema apresenta a sua tradicional previsão dos vencedores.
No que toca à principal categoria destes prémios, ou seja, o Óscar de Melhor Filme, já é certo que a disputa centrar-se-á em dois candidatos: “La La Land” e “Moonlight”. Estamos perante duas produções completamente diferentes mas igualmente competente que têm, por essa mesma razão, dominado a época de prémios. Entre os dois, “La La Land” conquistou bem mais prémios em diferentes categorias, no entanto, “Moonlight” foi por diversas vezes distinguido como o Melhor Filme de 2016, sendo por isso o grande entrave à vitória de “La La Land”. Ainda assim, “La La Land” parte como favorito à conquista do Óscar, especialmente após ter conquistado o BAFTA de Melhor Filme e dominado os Prémios dos Sindicatos, com a exceção do Sindicato de Guionistas.
A categoria de Melhor Realizador também será disputada entre os diretores de “La La Land” e “Moonlight”, mas aqui Damien Chazelle de “La La Land” surge como claro favorito perante o seu rival Barry Jenkins de “Moonlight”. Chazelle já conquistou o Globo de Ouro de Melhor Realizador, o BAFTA e os Prémio do Sindicato de Realizadores, por isso parte com claro ascendente na corrida ao Óscar.
Nas categorias de representação, Casey Affleck era, até aos Prémios do Sindicato dos Atores, apontado como o favorito à conquista do Óscar de Melhor Ator Principal. A estrela de “Manchester By The Sea” tem dominado a época de prémios e, após ter conquistado o Globo de Ouro de Melhor Ator (Drama) e o BAFTA, parecia também que ia juntar o Óscar ao seu ilustre palmarés. A única coisa que pode vir a estragar o ano perfeito de Affleck é a magnífica performance de Denzel Washington em "Fences". Após ter conquistado o Prémio do Sindicato, Washington entrou na corrida ao Óscar e poderá assim roubar a Affleck uma vitória que estava praticamente garantida. Também difícil de prever é a categoria de Melhor Atriz Principal, já que Emma Stone por “La La Land”, Isabelle Huppert por “Elle” e Natalie Portman por “Jackie” surgem todas com possibilidades de conquistarem o galardão, no entanto, parece que a Academia poderá seguir os passos do Sindicato de Atores e atribuir o Óscar à norte-americana Emma Stone em detrimento da francesa Huppert ou da israelita Portman.  Nas categorias Secundárias, Viola Davis surge como a principal candidata ao Óscar de Melhor Atriz Secundária graças à sua performance em “Fences”, mas terá ainda forte concorrência por parte de Naomi Harris, a jovem atriz que brilhou em “Moonlight”. Na categoria de Melhor Ator Secundário, Mahershala Ali parte como favorito após ter conquistado na mesma categoria o Prémio do Sindicato de Atores.
No que toca aos Argumentos, “La La Land” parecia ter um claro favoritismo sobre o seu rival central, "Manchester By The Sea", na categoria de Melhor Argumento Original, isto após saber-se que a Academia decidiu transferir "Moonlight" para a categoria de Melhor Argumento Adaptado, apesar do próprio Sindicato de Guionistas o considerar um argumento original. Polémicas à parte, a disputa no Argumento Original ficou, por esta razão, resumida a estes dois filmes e embora "La La Land" tenha o ascendente dourado do seu lado, "Manchester By The Sea" surge, nestes últimos dias, como o principal candidato à vitória final. Será uma luta renhida até ao fim. A categoria de Argumento Adaptado, por força da inclusão de "Moonlight", também ganhou um novo interesse. Em tempos, “Arrival” surgia como um vencedor mais que provável do prémio, mas a presença de "Moonlight" baralhou por completo as contas e, agora, torna-se difícil prever a vitória se bem que a presença forçada de "Moonlight" deverá indicar que este será um mais que provável vencedor. O Óscar de Melhor Fotografia deverá quase de certeza ser entregue a Linus Sandgren pelo seu aclamado trabalho em “La La Land”, mas neste caso particular a força de "La La Land" não merecia um prémio que talvez fosse melhor entregue a "Arrival" pelas mãos de Bradford Young. Já o Óscar de Melhor Banda Sonora não merece contestação e quase de certeza vai parar às mãos de Justin Hurwitz pelo fantástico trabalho em "La La Land".
Já mais definidos estão as categorias de Melhor Animação, Documentário e Filme Estrangeiro. Esta última deverá ter como vencedor a dramédia alemã “Toni Erdmann” que, após brilhar em festivais e na época de prémios, chega aos Óscares sem nenhum rival mediático à altura. O seu favoritismo é tal que é caso para dizer que só mesmo uma questão política é que poderia levar a Academia a privilegiar o iraniano “The Salesman” em detrimento deste aclamado filme alemão. Também o Óscar de Melhor Filme de Animação parece já ter em “Zootopia” da Walt Disney um vencedor virtual. Embora “Kubo and the Two Strings” seja o favorito da crítica, a Academia não deverá ignorar a Disney e deverá atribuir a um menos cotado "Zootopia" o tão desejado Óscar. Por fim, o documentário criminal “O.J Simpson: Made in América” deverá conquistar o Óscar de Melhor Documentário, aproveitando assim a recente onda de mediatismo em redor do já clássico e histórico Caso OJ Simpson. As restantes previsões podem ser consultadas na lista em baixo.


Melhor Filme
Vencedor Provável - La La Land
Escolha Pessoal – La La land

Melhor Realizador
Vencedor Provável - Damien Chazelle por “La La Land”
Escolha Pessoal - Damien Chazelle por “La La Land”

Melhor Ator
Vencedor Provável - Casey Affleck por “Manchester By The Sea”
Escolha Pessoal - Casey Affleck por “Manchester By The Sea”

Melhor Atriz
Vencedor Provável - Emma Stone por “La La Land”
Escolha Pessoal – Isabelle Huppert por “Elle

Melhor Atriz Secundária
Vencedor Provável - Viola Davis por “Fences”
Escolha Pessoal - Viola Davis por “Fences”

Melhor Ator Secundário
Vencedor Provável - Mahershala Ali por “Moonlight”
Escolha Pessoal - Mahershala Ali por “Moonlight”

Melhor Argumento Original
Vencedor Provável - Manchester By The Sea
Escolha Pessoal - La La Land

Melhor Argumento Adaptado
Vencedor Provável - Moonlight
Escolha Pessoal – Arrival

Melhor Fotografia
Vencedor Provável - La La Land
Escolha Pessoal – Arrival

Melhor Banda Sonora
Vencedor Provável – La La Land
Escolha Pessoal – La La Land

Melhor Canção Original
Vencedor Provável – City of Stars em “La La Land”
Escolha Pessoal – City of Stars em “La La Land”

Melhor Filme de Animação
Vencedor Provável – Zootopia
Escolha Pessoal – Kubo and the Two Strings

Melhor Filme Estrangeiro
Vencedor Provável – Toni Erdmann (Alemanha)
Escolha Pessoal – Toni Erdmann (Alemanha)

Melhor Documentário
Vencedor Provável – O.J Simpson: Made in América
Vencedor Provável – O.J Simpson: Made in América

Melhores Efeitos Especiais
Vencedor Provável - The Jungle Book
Escolha Pessoal - The Jungle Book

Melhor Edição
Vencedor Provável – La La Land
Escolha Pessoal – La La Land

Melhor Mistura de Som
Vencedor Provável – La La Land
Escolha Pessoal – La La Land

Melhor Edição de Som
Vencedor Provável – Arrival
Escolha Pessoal – Arrival

Melhor Caracterização
Vencedor Provável – Star Trek Beyond
Escolha Pessoal – Star Trek Beyond

Melhor Guarda Roupa
Vencedor Provável – Jackie
Escolha Pessoal – La La Land

Melhor Direção Artística
Vencedor Provável - Fantastic Beasts and Where to Find Them
Escolha Pessoal – Arrival

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. E para Lion? E para Hidden Figures? O nada que é tudo!... La La Land não me convence, de todo, e não compreendo a sustentabilidade crítica do "escrevinhar" sobre este filme!... Entrelinhemos hipóteses.

    ResponderEliminar
  2. Argumento Original o "La La Land"? Foi muito forte tecnicamente, mas argumento..."homem e mulher apaixonam-se, têm sonhos..."....

    ResponderEliminar

//]]>