Pérolas Indie - Predestination (2014)

Realizado por Michael e Peter Spierig
Com Ethan Hawke, Chrisopher Sommers
Género - Sci-Fi

Sinopse - Um agente especial tem como missão realizar complicadas viagens através do tempo de forma a impedir que assassinos do futuro cometam os seus crimes. A sua última missão implica eliminar o único criminoso que lhe escapou e prevenir um ataque devastador que conduzirá à morte de milhares de pessoas.

CríticaFoi uma das melhores surpresas independentes de 2014 e chegou mesmo a estrear em Portugal, no Verão de 2015, mas ainda assim acabou por passar ao lado de muitos espectadores ávidos por uma história diferente e interessante. É precisamente uma história deste género que “Predestination” tem para oferecer. Esta aproveita um contexto de elevado suspense intelectual e dramático para explorar diversas questões, teóricas e morais, relacionadas com os paradoxos temporais e as viagens no tempo. 
Seria expectável presumir, pela sua sinopse, que estamos perante um filme vocacionado para a ação, mas o que é certo é que “Predestination” não aposta em fortes sequências de ação ou em típicos elementos do género. Estamos sim perante um criativo produto de pura ficção científica, sem artimanhas comerciais e com uma visão distinta, que assenta a sua qualidade num elenco competente, numa direção equilibrada e, acima de tudo, numa narrativa competente e enriquecida pelo suspense e expectativa. O seu competente argumento, que se destaca aliás como o ponto nevrálgico deste projeto, molda, progressivamente, um complexo jogo de paradoxos e pistas que culminam num final dinâmico que expõem e explica a lógica deste projeto. Pelo meio fica uma história bem contada e muito astuta que entretém e envolve o espectador, sendo este aspecto de envolvência que mais sobressair nesta curiosa obra indie australiana. Esta fantástica obra pode agora ser vista e revista no  Filmin Portugal (SITE), uma plataforma online dedicada ao cinema independente.  

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>