Pérolas Indie - O Rapaz e o Monstro (2016)

Realizado por Mamoru Hosoda
Género - Animação 

Sinopse - Um conto de fantasia recheado de ação, sobre a amizade entre Kyuta, um rapaz só e infeliz que vive no mundo dos humanos, em Shibuya, e Kumatetsu, uma criatura solitária que vive em Jutengai, o mundo imaginário. A relação, por vezes tempestuosa mas sempre divertida, entre o monstro e o seu jovem aprendiz, vai ficando cada vez mais forte. Ao superarem a solidão, acabam por perceber o quanto precisam um do outro. Um feliz encontro que será o início de uma aventura que vai muito para além da nossa imaginação…

Crítica - Embora não seja tão profundo ou significativo como outras produções do género, “O Rapaz e o Monstro” ilustra na perfeição a classe e o detalhe que tão bem caracterizam os filmes de animação japonesa. É um produto tecnicamente muito competente e fiel aos princípios clássicos do anime, sendo que a sua história também nos direciona para as bases do anime ao evocar o reino da fantasia que é, como se sabe, um tema tão presente neste tipo de filmes.
A sua história, como já se disse, não é muito completa do ponto de vista dramático e emocional, mas apresenta fortes componentes aos níveis da aventura, da comédia, da fantasia e da ação que compensam, de certa forma, as falhas estruturais do enredo.
O epicentro da trama é assim dominado por uma forte dose de aventura e fantasia que, para além dos óbvios elementos de entretenimento, junta também, pelo meio, várias lições e histórias de moral relacionadas com a afetividade, o crescimento e o desenvolvimento da moralidade. É claro que estes temas não são explorados de uma forma extremamente profunda, mas ainda assim combinam na perfeição com a génese de entretenimento do filme. Este agradável equilíbrio, onde elementos mais capazes compensam outros menos presentes, acabam por elevar a dimensão de “O Rapaz e o Monstro” que, repete-se, não é nenhuma maravilha do género, mas tem ainda assim um valor muito competente. 

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>