Coco e Ferdinand - Duas Excelentes Bandas Sonoras Que Dão Excelentes presentes

 
Nos últimos meses estrearem em Portugal dois filmes de animação oriundos de dois poderosos estúdios de animação de Hollywood: “Coco” da Pixar” e “Ferdinand” da Blue Sky. Estão ambos na lista de pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme de Animação e são ambos favoritos à nomeação final, sendo que no campo comercial também são um sucesso. Quer nos Estados Unidos, quer em Portugal, “Coco” e “Ferdinand” estão no topo mensal de Dezembro dos filmes mais vistos, sendo que em Portugal, “Coco” liderou durante três semanas a lista dos filmes mais vistos em Portugal. Para além de serem animações, ambos os filmes têm em comum o facto de terem duas excelentes bandas sonoras que, em Portugal, são editadas pelo Universal Music Group Portugal. Os dois CDS já estão à venda e assumem-se como a perfeita prenda de Natal para os mais pequenos, mas também para os mais graúdos que adoraram ver os filmes no cinema. O Portal Cinema teve a oportunidade de ouvir ambas as bandas sonoras e deixa aqui um pequeno resumo sobre o que se pode esperar destes dois produtos que, tal como os filmes, prometem e entregam uma boa quantidade de diversão.

   
Vamos começar pela banda sonora de “Coco”. O filme conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha vir a ser um músico famoso, mas que vive contrariado pela família. Ainda assim, Miguel vive com a determinação de tornar o seu sonho em realidade e pelo caminho acaba desencadeando uma série de acontecimentos ligados a um mistério de 100 anos. Tal como se percebe é um filme muito musical, mas também está repleto de influências latinas. Este estilo predomina na banda sonora que, caso se esteja a perguntar, está divida em temas portugueses e temas originais. Os temas seguem as inspirações Mariachi, Salsa, Bolero e Flamenco, sendo que o tema principal da banda sonora, a música original “Remember Me”, acaba por unir os estilos balada, bolero e pop latino. Este tema escrito por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez acaba por ser um dos grandes destaques do filme, sendo até um dos grandes favoritos a chegar à nomeação final ao Óscar de Melhor Música original. Quer a versão original, quer a versão portuguesa são muito bonitas e, para além da versão completa, há também três versões mais curtas e alternativas da mesma canção que aparecem no filme em diferentes pontos da história. Os restantes temas são maioritariamente instrumentais e seguem a inspiração latina, mas também há alguns temas com letras muito mexidos, como “Un Poco loco” ou “La Llorona”.

   
A banda sonora de “Ferdinand” contém elementos hispânicos ou não fosse esta a história de um touro gigante com um coração enorme, que ao ser confundido com um animal perigoso, é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para a sua família, ele reúne uma equipa totalmente desajustada para esta fantástica aventura. A história é passada em Espanha e, por isso, compreende-se a presença dos elementos da sonoridade espanhola, como o spanish pop, por exemplo. A banda sonora apela também muito às típicas sonoridades associadas às touradas espanholas, isto apesar de “Ferdinand” ser um filme que apela à sensibilidade para com os animais. O tema principal da banda sonora e do próprio filme é "Home", uma canção interpretada na versão original por Nick Jonas. Tal como a banda sonora de “Coco”, a de “Ferdinand” também inclui versões em português, mas a maior parte das faixas que compõem este produto são canções instrumentais compostas por John Powell. A banda sonora também inclui temas originais de Juanes, Los Del Rio e Pitbull.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>