CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho Encerra Inscrições com 1400 Filmes Para Seleção


Terminado o prazo de submissão de filmes ao CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – é agora o momento de revelar que foram inscritos cerca de 1400 filmes, provenientes de 72 países, que serão visionados e selecionados pela equipa de programação do Festival e pelo Júri de Seleção de Curtas-metragens; de Seleção de Filmes de Estudante; de Seleção de Longas-metragens e de Seleção de Filmes Portugueses. Mais um Festival, mais um top três de países com filmes em seleção: como já vem sendo habitual, a França lidera com 196 filmes; segue-se o Reino Unido com 120 -, um país também com forte produção. No entanto a novidade surge com as 96 obras do Brasil. De salientar a galopante ascensão da animação brasileira, que aparece em terceiro lugar, numa posição habitualmente ocupada pelos EUA ou pela Rússia.
De sublinhar que a categoria com maior número de filmes – 461 – é de Filmes de Estudantes. A notoriedade e a visibilidade que o CINANIMA oferece ao vencedor do Grande Prémio, entrando este automaticamente para a lista dos nomeados ao Oscar, parece continuar a não passar despercebida aos jovens animadores que tentam a sua sorte no terceiro festival mais antigo do mundo. Ao longo de 43 anos, já passaram pelo Festival dezenas de milhares de filmes, vindos dos mais diferentes pontos do mundo. Em 2019, o CINANIMA recebe, pela primeira vez, uma obra das Ilhas Maurícias, uma de Omã e uma da República Democrática do Congo.                                                                    
Relativamente ao Concurso Nacional, do qual o CINANIMA tem particular orgulho, no seu papel inegável de pioneiro na divulgação e promoção do cinema de animação de autor, o Festival recebe em 2019,cerca de 60 obras. O CINANIMA acontece de 11 a 17 de Novembro, em Espinho. Para mais informações: www.cinanima.pt.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>