Crítica - O Esquadrão Suicida (2021)

Realizado por James Gunn
Com Margot Robbie, Idris Elba, John Cena, Daniela Melchior

O primeiro "Suicide Squad" não convenceu a crítica, mas convenceu os fãs. O seu sucesso comercial permitiu a aprovação de uma sequela e de uma spin-off dedicada a Harley Quinn, tendo assim dado início a uma nova saga de filmes inspirados no Universo DC Comics paralela às produções do grande filão cinematográfico associado à Justice League. 

Se o registo do primeiro filme aproximou-se a um estilo mais tradicional e mais negro por norma associado às obras da DC Comics, esta sequela já apresenta um espírito mais airoso e cómico que a aproxima a algumas obras da Marvel. Talvez por isto, "O Esquadrão Suicida" tenha tido uma receção mais calorosa por parte da imprensa, tendo mantido o bom feedback por parte dos fãs que, pese embora a mudança de rumo, não viraram as costas a esta nova aventura.

Em comparação com os dois outros filmes desta saga paralela, "O Esquadrão Suicida" apresenta sequências de ação mais elaboradas e menos confusas que, assim, permitem retirar o maior rendimento possível de uma narrativa nem sempre apelativa. Tal como em muitos dos filmes inspirados em obras da DC Comics, o enredo continua a ser problemático e este volta a não cumprir na hora de apresentar o contexto e a densidade expectável. Entre o Universo DC, já se sabe que a expeção a esta regra foram os filmes Batman de Christopher Nolan....

O que esta obra de James Gunn realmente entrega é uma boa dose de entretenimento promovido pelas já mencionadas sequências de ação, mas sobretudo pela capacidade única de entretenimento de várias das suas personagens. A liderar o contingente destes extravagantes protagonistas temos, claro está, a explosiva Harley Quinn que continua a ser a força motriz por detrás desta saga. E aqui há que dar muito mérito à entrega e capacidade profissional de Margot Robbie. Mas há também que destacar as personagens de Idris Elba ou  John Cena. Já a nível de performance, para além de Robbie, há outra grande estrela feminina a brilhar. Falamos claro está de Daniela Melchior que representa sem dúvida uma agradável surpresa para todos...A sua presença (nem como o cenário do Porto em duas ou três cenas) dão o toque de Portugal a este blockbuster.


Classificação - 3 Estrelas em 5



Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>