Crítica - My Policeman (2022)


Realizado por  Michael Grandage
Com Harry Styles, David Dawson, Emma Corrin

"My Policeman" é a nova produção original da Amazon Prime Video e tem estreia agendada para 4 Novembro de 2022. Trata-se de um drama baseado no livro homónimo de Bethan Roberts que explora a história de um amor proibido e mudanças nas convenções sociais. É, assim, uma história  que nos transporta para duas eras diferentes. No passado seguimos três jovens - o polícia Tom (Harry Styles), a professora Marion (Emma Corrin) e o curador de museus Patrick (David Dawson) -  que embarcam numa viagem emocional na Grã-Bretanha dos anos 50. Já na década de 90, Tom (Linus Roache), Marion (Gina McKee) e Patrick (Rupert Everett), continuam a sentir nostalgia e arrependimento, mas agora têm uma última possibilidade de reparar a dor do passado, isto após Patrick ter reentrado na vida dos dois primeiros após ter sofrido um AVC.

Como se percebe pelo trailer e pelas pistas óbvias da premissa, "My Policeman" é um drama romântico que anda à volta de um triângulo amoroso que, na realidade, mais não é que uma história de romance homossexual entre as duas personagens masculinas e que sobretudo pinta um retrato negro sobre a cultura homofóbica, persecutória e machista que imperava nos Anos 50 no Reino Unido. Se relativamente ao triângulo ou à dinâmica apaixonada entre os intervenientes (sobretudo no passado) pouco há a revelar de diferenciador, já o mesmo não se pode dizer sobre esta abordagem mais histórica e social de uma era diferente no que toca aos direitos da comunidade LGBTQ. Esta abordagem acaba mesmo por representar o melhor lado desta produção que, através da sua narrativa passada no presente, também consegue arrancar no final rasgados elogios com a sua abordagem sobre a redenção e absolvição. 

Ron Nyswaner, já nomeado ao Óscar de melhor Argumento por "Filadélfia", um filme que,como se recorda, incide também a sua narrativa numa temática LGBTQ, cumpre na hora de expor e explorar o romance homossexual e, sobretudo, as diferenças entre eras e direitos, mas poderia ter feito muito mais e melhor na hora de emergir o público na complexa dinâmica entre os vários membros do triângulo amoroso e que, por vezes, é bastante insípida. 

Um dos maiores chamarizes de "My Policeman" é Harry Styles. É ele o nome mais mediático (não necessariamente o mais aclamado) e, após uma performance temperada em "Don't Worry Darling", assinala-se que a sua prestação neste drama é superior e, claramente, mais arriscada. Uma escolha certa para uma jovem promessa que ainda precisa crescer na área da representação.


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>