Family Film Project Começa a 18 de Outubro no Porto


O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia regressa ao Porto de 18 a 22 de outubro. Catarina Alves Costa é a cineasta em foco nesta edição que conta, além das sessões competitivas de cinema com performances, masterclasses, conversas, sessões especiais, uma oficina infanto-juvenil e ainda um filme-concerto.

Em 2022, o Family Film Project destaca o trabalho da realizadora e antropóloga Catarina Alves Costa, cuja obra é incontornável no panorama cinematográfico contemporâneo, frequentemente centrada na realidade portuguesa. Este foco na obra da realizadora natural do Porto inclui uma seleção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos: no dia 21 de outubro serão exibidos os filmes Regresso à terra (1992) e Seda é um Mistério (2003) antecedidos por uma masterclass da realizadora às 15h00. No dia seguinte, dia 22 de outubro, pelas 17h00, terá lugar uma conversa com a cineasta acerca da sua obra e percurso profissional, conduzida por Humberto Martins, seguida do filme O arquiteto e a cidade velha (2004), no mesmo dia às 21h00, após a entrega de prémios aos vencedores, será possível assistir ao filme “Senhora aparecida” (1994).

A habitual secção competitiva regressa com uma seleção de 21 obras, provenientes de 15 países, sendo dividida em três temáticas: Vidas e Lugares, Memória e Arquivo e ainda uma sessão competitiva dedicada à Ficção e Animação. Na abertura do festival, dia 18 de outubro, retorna também o ciclo performativo Private Collection, que este ano conta com performances dos artistas Sérgio Leitão às 18h30 no Coliseu do Porto e, a partir das 21h00, Paulo Pinto, Bibi Dória e Ece Canlı nos Maus Hábitos.

Também no dia 18 às 19h30, em parceria com o Coliseu do Porto, a programação do festival inclui o filme-concerto Heróis do Mar, evento que pretende homenagear, através do cruzamento do cinema, da música e do teatro, diversas dimensões da cultura popular portuguesa, trazidas ao palco pela própria comunidade. No dia 20, pelas 15h00, no Cinema Passos Manuel, será ainda possível assistir a uma masterclass pela realizadora espanhola Nuria Giménez sobre o seu premiado filme My Mexican Breztel (2019), obra singular na problematização da memória e na apropriação do arquivo, que também será exibida em sessão especial (fora de competição).

A manhã do último dia do festival será dedicada às crianças e jovens, que também podem contar com o habitual workshop que, este ano, mais uma vez, é dirigido por Tânia Dinis, cineasta e artista que tem estado presente de diversas formas no festival. Mais tarde, a partir das 14h30, sob a curadoria do artista e curador Peter Freund, será apresentada o uma mostra de cinema experimental com seleção de mais de uma dezena de pequenos filmes que se estendem do chamado “cinema de apropriação” (cujas obras usam como matéria outras obras pré-existentes ou materiais de arquivo) ao “cinema generativo” (cujos conteúdos visuais são parcialmente forjados por algoritmos informáticos). A exibição dos filmes experimentais é precedida pela masterclass Retracted Cinema, onde Peter Freund fará um enquadramento crítico destas formas marginais de expressão artística.

O passe geral do festival pode ser adquirido por 10€ no Passos Manuel. Os bilhetes para as sessões de cinema custam 3€ no Passos Manuel (com entrada gratuita para estudantes) e 6€ no Cinema Trindade.  As entradas para o filme-concerto, à venda em no Coliseu Porto Ageas e ticketline, poderão ser adquiridas por 8€ (6€ com o Passe Geral do festival). Já a inscrição nas oficinas para crianças e jovens tem o custo de 13€. As masterclasses e performances têm entrada gratuita.


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