Os Vencedores e os Grandes Filmes Que Estrearam no Festival de Berlim 2023

Os Vencedores e os Grandes Filmes Que Estrearam no Festival de Berlim 2023

 

A 73ª da Berlinale – Festival de Berlim terminou. O júri presidido pela atriz Kristen Stewart decidiu atribuir o Urso de Ouro de Melhor Filme ao documentário francês "Sur l’Adamant", de Nicolas Philibert. Este era o único documentário entre os 19 títulos da competição, mas acabou por sair vencedor com o seu retrato sobre o quotidiano de uma instituição psiquiátrica no centro de Paris. Também Portugal saiu premiado com o Urso de Prata - Prémio do Júri atribuído a "Mal Viver", de João Canijo. Para além destes dois filmes, outros se destacaram. E, agora, deixamos aqui quatro sugestões que certamente irão brilhar este ano.


Reality

Já adquirido pela HBO, "Reality" foi uma das grandes revelações desta edição. Primeiro filme de Tina Satter, “Reality” é protagonizado pior Sydney Sweeney, jovem promessa da representação americana que atingiu o estrelato global nas séries “Euphoria” e “The White Lotus”. Este é um retrato inspirado num caso real, aliás o filme recria mesmo a transcrição do interrogatório do FBI à whistleblower Reality Winner que, posteriormente foi condenada a cinco anos de prisão por divulgar material secreto. Após muitos elogios, "Reality" acabou mesmo por ser adquirido pela HBO e o filme irá estrear, pelo menos nos Estados Unidos, nesta plataforma de streaming ainda este ano.

 

Suzume

Trata-se do novo filme de Makoto Shinkai, o realizador dos já aclamados filmes de animação japonesa "Your Name" e "Weathering with You". Uma vez mais, Shinkai apresenta uma obra belíssima e emotiva que arrecadou aplausos em Berlim. "Suzume" conta a história da personagem título, uma jovem de 17 anos que se depara com uma misteriosa porta no meio de uma montanha, sendo que esta representa o início de um mistério.


 

Perpetrator

Alicia Silverstone, Melanie Liburd e Kiah McKirnan integram o elenco deste projeto realizado por Jennifer Reeder. Foi um dos vários filmes de terror lançado neste festival, mas foi aquele que mais elogios arrancou. Nele seguimos a história de Jonny, uma jovem que, após comer um bolo feito pela sua tia de acordo com uma receita mágica de família, começa a passa por uma transformação radical. À medida que vários dos seus colegas começam a desaparecer, uma sangrenta história de amadurecimento começa a surgir.

Past Lives

Uma das maiores promessas deste novo ano cinematográfico. Após brilhar no Festival de Sundance, "Past Live" arrecadou mais aplausos em Berlim. Nora e Hae Sung são dois amigos de infância com uma conexão profunda, mas acabam por se separar quando a família de Nora decide sair da Coreia do Sul. Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram por uma semana enquanto confrontam noções do amor e destino. "Past Lives" poderá vir a ser uma das grandes surpresas dos Óscares do próximo ano.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>