Com Isabelle Huppert, A Sindicalista Chega aos Cinemas a 18 de Maio

 

"A Sindicalista" é um filme inspirado no caso real de Maureen Kearney, uma representante sindical de uma multinacional francesa de energia nuclear, que denunciou um escândalo empresarial com repercussões políticas. Um intenso drama do realizador Jean-Paul Salomé para ver nos cinemas portugueses a 18 de maio.
O filme é protagonizado por Isabelle Huppert no papel de Maureen Kearney e retrata os contornos políticos e mediáticos da história da representante sindical francesa que, após denunciar acordos secretos entre a multinacional francesa de energia nuclear Areva e a China, é agredida violentamente em sua casa. Para defender os mais de 50 000 empregos que este pacto iria prejudicar, Kearney decide ir até às últimas consequências, exigindo a abertura de uma comissão de inquérito no Parlamento sobre o tema. "A Sindicalista" leva ao grande ecrã emoções fortes, com a representação realista das ameaças anónimas e do violento ataque que sofre em sua casa, em 2012.
Depois da agressão inicia-se uma busca para encontrar os responsáveis. Envolvendo o poder político estatal e o capital empresarial nuclear francês, a investigação de "A Sindicalista" transforma-se num caso complexo, à medida que novos elementos aparecem. Inicialmente vítima, a representante sindical, acaba por se tornar a principal suspeita no caso da sua própria agressão. Um intenso drama político, mas feminista também. Num centro de poder gerido por homens, Maureen Kearney passa uma mensagem de força e de empoderamento feminino ao impor-se sozinha contra ministros do governo e líderes da indústria energética.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>