Está em Curso o Programa IBERMEDIA NEXT Que Visa Promover o Cinema de Animação

 


A iniciativa IBERMEDIA NEXT, que faz parte do Programa IBERMEDIA e é financiada pelos fundos NextGenerationEU, propõe subvenções até 150 000 euros e um programa de acompanhamento avaliado em até 95 000 euros. Esta nova linha de apoio destina-se a filmes de animação digital ou de ação ao vivo que incluam uma elevada percentagem de animação.

Além disso, e no âmbito dos Prémios Quirino para a animação ibero-americana em San Cristóbal de la Laguna (Tenerife), haverá uma apresentação à comunidade profissional do setor, com a participação de Víctor Herreruela (Coordenador da Unidade Técnica Ibermedia) e a presença de José Luis Farias (Produtor Executivo dos Prémios Quirino), e em nome da Liga Ibero-americana de Animação José Iñesta (Diretor do Festival Pixelatl) juntamente com Silvina Cornillón (Chefe de Animation! Ventana Sur).

A cerimónia terá lugar às 18h30 (hora das Canárias, UTC/GMT+1) na sala de audiências do Palácio Lercaro, no âmbito do programa oficial de eventos destes prémios, cuja nova edição teve início na quinta-feira, 11, e decorrerá até sábado, 13 de maio. Este encontro, que há seis anos reúne o panorama da animação ibero-americana, é uma das organizações parceiras do IBERMEDIA NEXT, juntamente com a Liga Ibero-americana de Animação, formada pelos próprios Prémios Quirino, o Festival Pixelatl (México) e Animation! Ventana Sur (Argentina). Será uma nova oportunidade para conhecer em pormenor este apoio sem precedentes da IBERMEDIA NEXT junto dos seus líderes, e as inscrições já estão abertas. 

O período de candidatura ao apoio do IBERMEDIA NEXT decorrerá até 21 de agosto de 2023. Uma linha pioneira em que são elegíveis protótipos, teasers, pilotos, curtas-metragens ou videoclips, entre outras opções, com uma duração mínima de cinco minutos e que utilizem novas ferramentas tecnológicas para animação e/ou ferramentas de código aberto no seu desenvolvimento. O resultado final destas peças será um conteudo audiovisual tradicional, Realidade Virtual (RV), Realidade Mista (RX) ou Realidade Aumentada (RA). São aceites projetos de animação digital ou de ação ao vivo, desde que incluam pelo menos 75% de animação nas suas imagens.

Uma iniciativa inovadora do Programa IBERMEDIA que faz parte da componente "Espanha, Hub Audiovisual da Europa" do Plano Europeu de Recuperação, Transformação e Resiliência, e que é financiada pelos fundos NextGenerationEU.

Depois de ouvir atentamente o setor, estas subvenções foram concebidas para responder às necessidades das empresas e dos criadores da América Latina e de Itália que trabalham em conteúdos digitais e que procuram explorar todas as possibilidades das novas tecnologias, que precisam de encontrar financiamento para continuar a criar ou estabelecer uma sólida rede de contactos no setor ou que precisam de estar presentes nos contextos adequados para dar a conhecer o seu trabalho. 

Uma das intenções da IBERMEDIA NEXT é facilitar o encontro entre os protagonistas do setor. Por este motivo, o seu sítio web acolhe a ferramenta IBERMEDIA NEXT PLAZA para profissionais, uma plataforma gratuita onde as empresas e produtoras de Espanha, Itália ou Portugal podem encontrar outras empresas e criadores de todos os países membros do Programa IBERMEDIA. O registo na IBERMEDIA NEXT PLAZA será o primeiro passo para poder candidatar-se aos apoios.

Com o objetivo de gerar comunidade e partilhar o conhecimento gerado, o IBERMEDIA NEXT assume também a criação e manutenção de um extenso repositório público que incluirá, entre outros materiais úteis, uma série de tutoriais em vídeo dirigidos ao setor da animação e dos conteúdos digitais, de forma a promover a profissionalização de novos talentos através da aplicação de novas ferramentas tecnológicas nos processos de trabalho.

Para além de uma contribuição financeira de até 150 000 euros, os projetos audiovisuais selecionados nesta primeira linha de apoio do IBERMEDIA NEXT receberão também um programa completo de formação, consultoria, promoção e divulgação, avaliado em até 95 000 euros. Estes projetos e as empresas e profissionais que os lideram beneficiarão também de oportunidades de networking, tendo a possibilidade de participar em ações promocionais nos eventos da Liga Ibero-americana de Animação (Pixelatl, Prémios Quirino e Animation! Ventana Sur), bem como outros eventos do setor.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>