Crítica - Barbie (2023)

Crítica - Barbie

Realizado por Greta Gerwig

Com Ryan Reynolds, Margot Robbie,  Kate McKinnon


Esteve para ser uma comédia romântica com uma direção completamente diferente e até com uma protagonista pouco convencional, mas à ultima da hora a Warner Bros confiou na dupla matrimonial Greta Gerwig-Noah Baumbach para dar vida a uma visão arriscada mas que acabou por compensar. Nunca se saberá como seria o filme da Barbie idealizado por Diablo Cody e liderado por Amy Schumer, mas o que podemos dizer é que esta adaptação live-action da boneca mais famosa do mundo cumpre na hora de nos surpreender e de passar mensagens que nem sempre são associadas aos ideais (mesmo iniciais) do produto.

Nesta sua jornada, Barbie e o Ken (pelo menos duas versões das múltiplas Barbie e Kens que habitam o seu mundo e que têm correlação com os Bonecos produzidos pela Mattel) têm de deixar para trás o aparentemente perfeito mundo Barbieland quando uma crise existencial leva Barbie a procurar soluções no mundo real. Em pouco tempo descobrem as alegrias e os perigos de viver entre os humanos. E crise existência é a palavra chave para descrever o motor da narrativa deste produto que, para surpresa de muitos, leva-nos numa viagem quase filosófica pelos conceitos e ideais de feminismo, patriarcado e estereotipo ao mesmo tempo que nos obriga a lidar com emoções e temas inesperados para um filme upbeat como este, como a depressão, a crise familiar e o próprio sentido da vida. 

É claro que entre um humor inesperado e uma agradável capacidade de gozar consigo próprio e com a própria Mattel, "Barbie" cumpre no papel cómico que se esperava, mas acima de tudo surpreende na hora de entregar mensagens mais profundas e grandiosas que sem dúvida mexerão com o público-alvo do filme e os fãs fervorosos da boneca. Mérito para Greta Gerwig que, apesar deste sucesso, dificilmente conseguirá chegar as duas principais categorias dos Óscares, mas que provou o seu talento e, acima de tudo, a sua capacidade para contar histórias. A dupla Gerwig-Baumbach parece funcionar e estamos todos curiosos para ver o que se segue. 



Classificação - 3,5 Estrelas e 5


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>