Crítica - The Beanie Bubble (2023)

Realizado por Kristin Gore, Damian Kulash

Com  Zach Galifianakis, Elizabeth Banks, Sarah Snook


Inspirado no livro "The Great Beanie Baby Bubble", de Zac Bissonnette, o filme "The Beanie Bubble" da Apple+ retrata a ascensão e queda do império da Ty Warner através da história de três mulheres que foram fundamentais no sucesso da empresa e que acabaram por ser afastadas pelo fundador e líder da empresa. Quem já não viu ou teve um daqueles bonecos de peluche com a Etiqueta Ty? Provavelmente não saberiam que estes bonecos fazem parte de um Império de Peluches e que, entre os Anos 80 e 90, esses produtos tiveram o seu apogeu máximo e geraram milhares de milhões de dólares quer para a própria empresa, quer no mercado de revenda. Embora estejam à venda hoje em dia, longe vão os tempos em que estes bonecos levavam à loucura milhões de consumidores e uma empresa que no passado valeu mil milhões agora vale muito menos e tudo por causa de uma bolha empresarial que implodiu por completo o seu modelo de negócio, bolha essa que ainda hoje é estudada por economistas e usada como um sinal de alerta para o setor de negócios. 

"The Beanie Bubble" explora a história não só da ascensão de Ty Warner e da sua Empresa, mas também da sua abrupta queda e todos os eventos que levaram a isso. E fá-lo por via de retratos de três mulheres que tiveram uma forte influência na vida de Ty e que, numa altura ou noutra, contribuíram para o seu sucesso. É claro que o fundador da empresa (que ainda é vivo) não fica nada bem na fotografia geral e, apesar do seu génio ser reconhecido por todos e pela própria história, certo é que fica mal visto como pessoa. A verdade é que Ty não parece muito diferente de outros empreendedores bilionários do presente ou passado, algo que acaba assim por comprovar que o lado mais feio do capitalismo é mais um caso dos 99% do que propriamente do 1%. 

Embora seja admitido pelos próprios responsáveis que "The Great Beanie Baby Bubble" tenha assumido várias liberdades criativas na hora de contar esta história, ou seja, nem tudo o que é retratado no ecrã corresponde à realidade podemos, ainda assim, retirar várias conclusões reais deste retrato. E estas prendem-se sobretudo com lições empresariais que mostram como um império construído apenas em cima do lucro pode ruir de um momento para o outro quando o mais básico é ignorado. Nesta perspectiva, "The Great Beanie Baby Bubble" revela-se um filme interessante e deverá render uma boa sessão de cinema, independentemente se conheça ou não a Ty. 


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>