A Programação Completa do FantasPorto 2024

O Fantasporto anunciou hoje o seu LINE UP para 2024. O evento realizar-se-á entre 1 a 10 de Março no Batalha Centro de Cinema e, eventualmente, em outras salas do Porto. Foram convidados, após longa seleção de filmes, cerca de 70 longas-metragens e de 20 curtas-metragens escolhidas de entre os 72 países que submeteram filmes ao festival, sendo que as representações chinesa e japonesa são as maiores da seleção. A Ásia voltará a ser o continente com mais filmes convidados, seguida da Europa e dos Estados Unidos e Canadá.

O Fantasporto recebeu directamente de produtores, agentes de vendas e realizadores de 5 Continentes, cerca de 400 longas-metragens e 1200 curtas-metragens, estas exclusivamente de características fantásticas conforme o regulamento. Os filmes são todos inéditos em Portugal, muitos deles para serem exibidos em antestreia internacional ou mesmo Mundial.

A seleção de filmes terá sido difícil, isto segundo a organização do Fantasporto, dado o muito elevado número de filmes submetidos e a qualidade que a maioria deles manifestou, e denota uma melhoria na produção e criatividade do cinema que se tem feito atualmente. De realçar, segundo o Fantasporto, também a inscrição no Festival de diversas superproduções, referindo que estas são concorrentes com as mega produções norte-americanas, sendo significativo que os seus produtores colocam o Fantasporto num patamar em que se pode considerar como um evento capaz de promover internacionalmente cinematografias, as mais diversas, em particular a asiática.

No fundo tudo leva a crer que o Fantasporto 2024, apesar de se realizar durante o período final da Campanha Eleitoral para as Legislativas, será um espaço que apelará a atenção de largas audiências e espera lhe proporcionar uma imagem clara da atual produção cinematográfica Mundial. Só após a concretização da programação diária, isto é, em Janeiro de 2024, é que poderão começar a saber-se quais os convidados do evento, os quais participarão nas chamadas MovieTalks diárias a realizar no Batalha Centro de Cinema e apresentarão os seus filmes em palco. Também os convidados especiais e os júris das Secções Oficiais de Cinema Fantástico, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express e a do Prémio Cinema Português, serão anunciados no início de Fevereiro. 

Note-se que o Festival decorrerá entre 1 a 10 de Março e já anunciou anteriormente que, no sector retrospetivo, destaca a cinematografia de características fantásticas Húngara, uma mostra inédita a nível mundial de filmes em imagem real provenientes da Manga (Banda Desenhada) japonesa, fará um foco sobre a pouquíssimo conhecida cinematografia do Cazaquistão e, dedicará atenção especial com a retrospetiva da obra completa do realizador vencedor do Fantasporto´2023 com o seu filme “Megalomania”, Karim Quelhaj.

Perspetiva-se assim uma das melhores edições de sempre do Festival Internacional de Cinema do Porto, vulgo Fantasporto 2024. De 1 a 10 de Março no Batalha Centro de Cinema em plena reta final para as eleições. Sejam bem-vindos e votem também no Fantasporto, comprando os seus bilhetes para o Festival! 

 


Filme Abertura Oficial

Testament (Parece que Estou a Mais) – Denys Arcand -115’ (Can)  


Filme Encerramento 

Creation of Gods I: Kingdom of Storms- Wuershan - 148’ (China) 


 

SECÇÃO OFICIAL DE CINEMA FANTÁSTICO 

Creation of Gods I: Kingdom of Storms- Wuershan - 148’ (China) 

Cold Meat- Sebastien Drouin- 89’ - UK/Canada          

The Well – Federico Zampaglione – 91’ – Italia

The Floor Plan – Junichi Ishikawa . 110´-Japão

Pandemonium – Quarxx- 95’ Fra

The Witch Game – Fabián Forte – 86’ – Argentina

Half-Way Home- Isti Madarász- 104’ (Hun)

All You Need Is Blood- Cooper Roberts- 100’ (EUA)

Clawfoot- Michael Day- 97’ (EUA) 

The Hyperborean- Jesse Thomas Cook- 95’ (Can)

The Universal Theory – Timm Krõger – 118’ (Alem /Austria/ Suiça)

Surrogate / Kampon- Joji Vilanueva Alonso- 88’ (Filip)

From the End of the World – Kaz I Kiriya- 134’  (Jap)

Invisible Windows- Dr Biju- 126’ (India)

The Forbidden Play – Hideo Nakata- 110’- Jap

The Shoreline –Takeo Kikucho - 97’ (Jap) 

Mutant Ghost Wargirl - Binjie Liu - 71’ – China- 2022

The Complex Forms- Fabio D’Orta- 74’ (Ita) 

La Sombra del Tiburón-Gonzalo Loópez-Gallego -99’  (Esp) 

Jour de Merde- Kevin T. Landry- 91’(Can)

La Mujer Dormida- Laura Alvea- 110’ (Esp)

The Invisible Fight – Rainer Sarnet – 116’ (Estonia)

Baby Assassins 2: Babies- Hugo Sakamoto- 101’ (Jap) 

Woman in the Maze- Mitesh Patel- 101’ (EUA)

Baian, the Assassin M.D. 1 – Shunsaku Kawake – 134’ (Jap) -2023

Baian the Assassin M.D. 2 – Shunsaku Kawake – 119’ (Jap)-2023

Tokyo Revengers 2- Part 1 – Tsutomu Hanabusa 90’ (Jap) - 2023

Tokyo Revengers 2– Part 2- Tsutomu Hanabusa- 96’ (Jap)- 2023

Fly Me to Saitama 2 – From Bivva With Love – Hideki Takeuchi -117’ (Jap) 2023

Don’t Call it Mystery- Hiroaki Matsuyama- 129’ (Jap) – 2023


Curtas-Metragens

Alicia- Tony Morales- 5’ 30’’- Esp

Vão das Almas – Edileuza Penha de Sousa, Santiago Dellape- 15’ (Brasil)

The Looming- Masha Ko- 15’ (EUA) 

Signal- Jerôme Pierrat- 8’54’’ (Belg)

Fishmonger – Neil Ferron- EUA- 25’30’’

Ahora Vuelvo – Lucas Paulino- 13’ (Esp)

Pesudo- Miguel Diaz- 20’24’’ (Esp) 

La Ley del Más Fuerte – Raul Monge- 19’ (Esp)

Acid Base- Shirin Eklasi- 15’- (Irão)

Elegy- Jérémy Adonis – 12’ (Belg)

Spot the Differences- Brune C, Aurélie L, Fleur L, Yohan G, Clémence , Samatha Liu – 6’ 34’ – (Fra)  

Stabat Mater – Hadrien Maton, Quentin Wittevrongel, Arnaud Mege, Coline Thelliez, William Defrance -13’09’’ (Fra)

Ciela – Mauricio Sierra- 15’ (Mex)

Au 8ème Jour – Agathe Sénechal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin, Théo Duhautois- 9’ (Fra)

The Voyager – Fabrice Dugast- 14’ (Fra)

La Condena – Ángel Pazos 14´(Esp)


 

SECÇÃO OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES | Prémio Manoel de Oliveira

Goliath- Adilkhan Yerzhanov – 93’ (Cazaquistão)

A Normal Family- Jin-Ho Hur - 116’  (Coreia do Sul)

Shadow of Fire- Shinya Tsukamoto - 95’ - Japão

Papa Mascot – Luisito Lagdameo Ignacio – 94’ – Filipinas 

Bucky F*cking Dent – David Duchovny – 90’ (EUA)

Supporting Actors- Árpad Sopsits – 110’ (Hun)

Heart Strings- Ate de Jong – 112’ (EUA/UK)

A Strange Path/ Estranho Caminho – Guto Parente – 83’ (Bras)

Lost in the Stars- Cui Rui, Liu Xiang- 121’ (China)

The Last Ashes- Loïc Tanson- 121’ (Luxemburgo)

Within- Guo Dalu- 91’ (China) 


SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS

Shadow of Fire- Shinya Tsukamoto - 95’ – Japão- tb SR

A Normal Family- Jin-Ho Hur - 116’  (Coreia do Sul)– tb SR

Lost in the Stars- Cui Rui, Liu Xiang- 121’ (China)- Tb SR

Papa Mascot – Luisito Lagdameo Ignacio – 94’ – Filipinas- Tb SR

The Floor Plan – Junichi Ishikawa . 110´-Japão

The Forbidden Play –Hideo Nakata- 110’- Jap- Toei- tb CF

Surrogate / Kampon- Joji Vilanueva Alonso- 88’ (Filip)

From the End of the World – Kaz I Kiriya- 134’  (Jap)

Creation of Gods I: Kingdom of Storms- Wuershan - 148’ (China) 

Baian, the Assassin M.D. 1 – Shunsaku Kawake – 134’ Jap) 

Baian the Assassin M.D. 2 – Shunsaku Kawake – 119’ (Jap)

Tokyo Revengers 2– Part 1 – Tsutomu Hanabusa- 96’ (Jap)

Tokyo Revengers 2– Part 2 – Tsutomu Hanabusa- 96’ (Jap)

Fly Me to Saitama 2 – From Bivva With Love – Hideki Takeuchi -117’ (Jap)

Don’t Call it Mystery- Hiroaki Matsuyama- 129’ (Jap) – 2023

The Shoreline –Takeo Kikucho - 97’ (Jap) Tb CF

Within- Guo Dalu- 91’ (China) 


 

CINEMA PORTUGUÊS


MELHOR FILME | BEST FILM

Best Cop Ever – João Bruno – 122’ (Port)


Curtas-Metragens | Shorts

Samson- Vasco Viana- 17’51’’ (Port/Chéquia)

Portrait(s) – Luís Miranda- 2’ 30’’ (Port)  

Sem Nome - Pedro Senna Nunes – 10’  (Port)

Departures  - Vasco Viana- 14’ (Port/Chéquia) 

De Passagem- Telmo Ribeiro- 10’ (Port) 

Ruim- Daniela Pereira Marques – 13’41’’ (Port) 

Pássaro de Papel – Nuno Manuel Pereira – 13´42´´(Port)

Maria José Maria – Chico Noras – 20´43´´

 

Fora de Competição| Out of Competition

 

Longas-metragens | Features

Carne, a Pegada Insustentável- Hugo Almeida- 74’ (Port)

Titus- Rui Neto, Jorge Albuquerque- 65’ (Port) 


Curtas-metragens | Shorts

O Nosso Caminho- Pedro Gil Vasconcelos- 34’ 39’’ (Port)

Era uma Vez no Apocalipse – Tiago Pimentel- 21’30’’ (Port) 


PROGRAMAS ESPECIAIS

AMERICAN INDIE CINEMA: THEN AND NOW.

COCKFIGHTER - Monte Hellman, celebrando os 50 anos da sua produção.

MOVIE TALK com| with STEVEN GAYDOS, no Bar Batalha 

Produtor | Film Produtor, Administrador e Editor Chefe da maior revista da indústria cinematográfica, a revista VARIETY.  Steven Gaydos também é produtor do filme de | is the producer of Ate de Jong´s, Heart Strings, com exibição a concurso | in competition at  Director´s Week | em Competição na Semana dos Realizadores.


RETROSPECTIVAS

VISIONS OF HUNGARIAN CINEMA

Semmelweiss- Lajos Koltai- 127’ 2023

Mastergame- Barnabás Toth- 90’ 2023  

Post -Mortem- Péter Bergendy - 115’ 2021

Preparations To Be Together for an Unknown Period of Time - Lili Horvát- 95’- 2021

Liza, The Fox Fairy- Károly Mészáros – 99´- 2015 – vencedor do Grande Prémio de Cinema Fantástico do Fantasporto

Strangled- Árpad Sopsits- 114’ – 2016

Comrade Drakulich- Mark Bodzsár-95’(2019)

Half-Way Home- Isti Madarász- 104’– tb CF compet

Supporting Actors- Árpad Sopsits – 110’ - tb SR compet


MANGA TO LIVE IMAGE

Baian, the Assassin M.D. 1 – Shunsaku Kawake – 134’ (Jap) -2023

Baian the Assassin M.D. 2 – Shunsaku Kawake – 119’ (Jap)-2023

Tokyo Revengers 2- Part 1 – Tsutomu Hanabusa 90’ (Jap) - 2023

Tokyo Revengers 2– Part 2- Tsutomu Hanabusa- 96’ (Jap)- 2023

Fly Me to Saitama 2 – From Bivva With Love – Hideki Takeuchi -117’ (Jap) 2023

Don’t Call it Mystery- Hiroaki Matsuyama- 129’ (Jap) – 2023

 

KARIM OUELHAJ

Parabole- Karim Ouelhaj – 101’ (Belg) - 2005

Le Repas du Singe-  Karim Ouelhaj – 87’ (Belg)- 2013

L’Oeil Silencieux - Karim Ouelhaj – ?  ’ (Belg)

Une Realité Par Seconde- Karim Ouelhaj – 90’’ (Belg)- 2015

Megalomaniac- Karim Ouelhaj – 100’ (Bel)- 2022

 

FOCUS: CAZAQUISTÃO

Goliath- Adilkhan Yerzhanov – 93’ 2022 

The Diamond Sword – Rustem Abdrashev - 113’ 2018

The Golden Throne -  Rustem Abdrashev , I. Kolyada, Prince Oak Oakleyski - 111’ – 2019 

Dawn of the Great St - Akan Satayev 138´- 2022

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>