Crítica - American Fiction (2023)

Realizado por Cord Jefferson

Com Jeffrey Wright,  Tracee Ellis Ross, Issa Rae


Vencedor do Grande Prémio do Festival de Toronto, "American Fiction" é uma das surpresas entre os nomeados ao Óscar de Melhor Filme e, apesar de não ser a maior surpresa, a sua inclusão mostra bem o seu valor. Estamos perante um drama satírico que mexe com um tema polarizador nos Estados Unidos da América, sobretudo em ano de eleições. Falo claro está das questões ligadas à etnia, à apropriação cultural e á forma algo tendenciosa forma como os media ditos tradicionais abordam estas questões.  

Este é o primeiro filme de Cord Jefferson e é uma adaptação do romance “Erasure”, de Percival Everett. A sua história centra-se em Thelonious “Monk” Ellison, interpretado por Jeffrey Wright, um autor afro-americano a quem os seus editores dizem que o seu trabalho não é suficientemente afro-americano, algo que o leva a adotar um pseudónimo e escrever um romance baseado no que acredita serem todos os clichés sobre a identidade afro-americana. Sem surpresa, mas para sua própria consternação, o livro torna-se um best-seller e ele terá de lidar com as consequências de seus atos.

Com estreia prevista para o Amazon Prime Video, "American Fiction" pode representar uma estranha experiência cinematográfica para um Europeu que esteja algo afastado da realidade socio-cultural norte-americana. É uma obra de nicho que poucas pessoas poderão compreender na sua globalidade. Explora uma realidade bem peculiar e a própria sátira pode passar um pouco ao lado do grande público, já que na visão de um não-americano algumas situações que são propositadamente exageradas podem ser algo relativizadas, mas certo é que casos semelhantes deram mesmo azo a protestos e a pedidos públicos de cancelamento. 

Embora seja díficil criar uma relação sentimental com o filme e a sua história, conseguimos ainda assim compreender a mensagem que pretende passar. O seu grande propósito é precisamente atacar a cultura de cancelamento e colocar em perspetiva o tema de apropriação cultural ou apreciação exacerbada de etnias. Pode até não parecer, mas "American Fiction" serve como um filme-protesto contra a radicalização e o excesso que muitas vezes é promovido por certos grupos, mas sobretudo pela imprensa liberal. É claro que um filme com esta mensagem só poderia ser realizado por um afro-americano e liderado por vários astros de raça negra, já que se fosse uma obra idealizada e comandada por qualquer outra etnia claro que o efeito prático seria completamente o oposto daquele que é o pretendido pela sua génese...e esta é talvez a sua maior sátira e ironia.


Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>