Crítica - A Sereia da Noite (2022)

A Sereia da Noite


Realizado por Tereza Nvotová

Com Natalia Germani, Eva Mores, Juliana Oľhová


Foi com surpresa que me deparei com a estreia de "A Sereia da Noite" nos cinemas nacionais. Tive a oportunidade de o visionar no Festival de Cinema de Glasgow em 2023, uma das últimas paragens desta produção no circuíto de festivais, isto após já ter conquistado o Prémio Leopardo de Ouro da secção Cineastas do Presente do Festival de Locarno 2022 e o Prémio Méliès d'Argent para melhor longa-metragem europeia no Festival de Cinema Fantástico de Sitges em 2022. É já evidente pelo seu palmarés que este não é um filme de qualidade dúbia, muito pelo contrário, no entanto, não é de todo um projeto dotado do rótulo "sala de cinema" porque, apesar da sua inegável qualidade, está longe de ser um produto fácil....e comercial. 

Este é um daqueles filmes de terror que fica na retina e que certamente deixará a sua marca em quem o veja. Não pretende deixar os espectadores confortáveis, muito pelo contrário, pretende sempre surpreender, chocar e aterrorizar ao apresentar frequentemente cenas e ideias desafiadoras. Apesar do desconforto, a história é envolvente e parece maior do que os mistérios narrativos que detalha, oferecendo uma reflexão profunda sobre a condição humana e a perpetuação de sistemas opressivos.

Dividido em vários capítulos e utilizando flashbacks para revelar detalhes importantes, "A Sereia da Noite" pode até perder ritmo em alguns momentos, mas acredite que esta pequena falha é compensada com cenas quase celestiais e cheias de significado, ambientadas numa floresta tão carismática como a história que nos é contada. É claro que entre o terror e até alguma ficção científica, "A Sereia da Noite" surpreende com temas mais "sérios", destacando-se a forma como aborda a complexa relação entre a opressão patriarcal e a cumplicidade das mulheres que, consciente ou inconscientemente, ajudam a manter essas estruturas opressivas. Mas no final estamos claramente perante um filme de terror (de bruxas e sobrenatural) que vale muito a pena ser descoberto e cujo valor é reconhecido por uma aposta comercial nos nossos cinemas.


Classificação  - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>