Pérolas Indie - Post Tenebras Lux (2012)

Realizado por Carlos Reygadas
Com Adolfo Jimenez Castro, Nathalia Acevedo, Willebaldo Torres
Género - Drama

Sinopse - Juan e a sua jovem família urbana vivem no campo no México. Aí aproveitam e sentem um mundo que entende a vida de outra forma. Juan interroga-se se estes mundos se complementam ou se, na verdade, lutam inconscientemente para eliminar-se um ao outro.

Crítica – Se aprecia filmes inconvencionais, filosóficos e artísticos, então vai olhar para “Post Tenebras Lux” e ver uma soberba e intensa obra de arte, mas se os detesta, então vai acabar por classificar este estranho trabalho de Carlos Reygadas como um filme terrível, confuso e lento. É portanto difícil ficar-lhe indiferente, sendo esta a única verdade absoluta e incontornável desta obra. É também muito difícil entender a sua delicada e bizarra narrativa que, por ser tão subjetiva e pouco clara, é muito difícil de explicar. É até injusto para o filme e seu criador tentar explicar os seus objetivos e mensagens, porque se Reygadas queria criar um filme com apenas um ponto de vista ou uma mensagem clara, então não teria optado por desenvolver um projeto tão dúbio e sombrio como este, que, em comparação, transforma os complexos trabalhos de Leos Carax, Lars Von Trier ou Terrence Malick em produções elementares. Este é portanto um filme exagerado e filosoficamente opulente, onde Reygadas utiliza elementos do seu próprio passado para criar uma narrativa invulgar sobre o quotidiano da família e da existência humana. É por vezes difícil de engolir a intoxicante poesia da rotina familiar, a magistralidade natural das paisagens campestres que embrulham o argumento ou o psicadelismo de certas sequências onde o divino e o diabo são invocados sem compaixão mas, por entre tanta vacuidade de objetividade e sentido prático, encontramos um filme arriscado que enaltece e desafia a nossa mente. Pode até ser impossível retirar uma mensagem saudável ou esclarecedora de “Post Tenebras Lux”, mas para quem conhece a carreira do seu realizador ou para quem quer ver um filme radicalmente diferente, então não posso aconselhar outra obra que não esta, pese embora não tenha ficado espantado com tudo aquilo que nos conta, mostra e oferece.

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Uma profunda e transparente experiência de imersão sob a ótica de um olhar sombrio. É um filme para ser assistido várias vezes e em partes.

    ResponderEliminar

//]]>