Man of Steel É Uma Desilusão? Será Que Condenou a Warner ao Fracasso?

Ao faturar mais de quinhentos milhões de dólares nas bilheteiras mundiais, “Man of Steel” já cumpriu o seu objetivo mínimo de, pelo menos, arrecadar nas bilheteiras o dobro do seu gigantesco orçamento de duzentos e vinte milhões de dólares. Este objetivo já assegurou, quase de certeza, a continuidade deste franchise e a produção de uma continuação mas, apesar de estar a ter algum sucesso em todo o mundo, “Man of Steel” não é o blockbuster arrebatador e dominador que todos esperavam ver. Tal como o malfalado “The Green Lantern”, “Man of Steel” aproxima-se mais dos exuberantes e relativamente levianos filmes de super-heróis que a Marvel Pictures tem vindo a produzir em colaboração com a Walt Disney (“The Avengers”/”Iron Man”), Universal Pictures (“Hulk”), Paramount Pictures (“Thor”/ “Captain America”), Sony Pictures (“Spider-Man”) e20th Century Fox (“X-Men” e “Fantastic Four”), do que propriamente com aqueles filmes de super-heróis com substância que a Warner Bros. desenvolveu num passado recente. Falo particularmente de dois casos muito especiais: a trilogia “Batman”, de Christopher Nolan e o magistral “Watchmen”, de Zack Snyder que, aproveito para o dizer, deveria ter aplicado um pouco da magia cinematográfica de “Watchmen” a “The Man of Steel”. Eu sei que é muito injusto comparar “The Man of Steel” ao horrível “Green Lantern”, mas acho que não é nada descabido compará-lo aos recentes “X-Men: First Class”, “The Amazing Spider-Man”, “Captain America: The First Avenger” ou “The Avengers”. Todos estes produtos são bons exemplos de filmes de ação e aventura, mas será que a Warner e a DC Comics não tinham mais a ganhar se seguissem outro rumo e se afastassem da fórmula que a Marvel tem vindo a desenvolver nos últimos anos? Se a Warner planeia criar um filme da “Justice League”/ “Liga da Justiça”, não será prudente começar a pensar numa fórmula algo diferente daquela que a Marvel tem vindo a aplicar nos seus filmes, como por exemplo, no grande sucesso mundial “The Avengers” que, escusado será dizer, será o grande rival de “Justice League” nas bilheteiras. Se prosseguir o caminho que seguiu em “Green Lantern” e “Man of Steel” nas futuras adaptações cinematográficas das bandas-desenhadas de sucesso da DC Comics, a Warner corre o sério risco de tornar esses filmes em cópias dos filmes da Marvel, e não em rivais de peso que obriguem a Marvel a fazer mais e melhor. Infelizmente, “Man of Steel” já recebeu esse rótulo por parte da crítica, apesar de ser, na minha opinião, um filme bastante razoável para os baixos padrões de Hollywood. 
Eu não quero atacar ou criticar “Man of Steel” porque, muito sinceramente, não é um mau produto de ação e aventura. É injusto dizer que é um mau filme, mas tenho que confessar que esperava muito mais deste blockbuster, que já era descrito pela imprensa americana como o legítimo sucessor de “Batman”. Eu esperava mais, e acho que o mundo também esperava uma coisa diferente do resultado final que, de um ponto de vista muito negativo, é uma mega-produção pouco ambiciosa de “Super-Homem” que tem vários diálogos e sequências de ação que parece que foram retirados de “Iron Man” ou “The Avengers”. É desta imagem mais leviana, mas não necessariamente má, que a Warner tem de fugir a sete pés, para assim evitar um filme da “Justice League” demasiado semelhante a “The Avengers” que, para todos os efeitos, chegou primeiro e merece usar e abusar da fórmula que o tornou num impressionante sucesso de vendas. Se a Warner gosta e quer aproveitar os restos da Marvel, então é claro que tem todo o direito de o fazer, mas acho que os fãs merecem melhor e merecem, sobretudo, uma forte rivalidade entre duas visões diferentes, uma mais descontraída e outra mais séria. Será que queremos ver uma cópia de “The Avengers”, mas com outros protagonistas? Nolan já provou com “Batman” que é possível criar um bom e bem-sucedido filme de super-heróis com uma ideologia mais séria, então porque é que a Warner não aprende com as suas boas experiências e tenta algo de diferente? Eu não que ser pessimista, mas quero arriscar e dizer que se Nola não tivesse ajudado David S. Goyer a escrever o argumento de “Man of Steel”, então estaríamos perante um filme muito mais fraco e sem tantos pontos curiosos. Será que tenho razão?

Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Pessoalmente gostei de Man of Steel. Pessoalmente acho qu vai seguir os moldes de Batman. e não tanto as pisadas dos filmes da Marvel. O problema é que as expectativas estão cada vez mais elevadas: onde já se viu um filme com receitas de 500 milhoes de euros sendo um fracasso? O primeiro Star Trek teve 400 milhões de euros global e teve direito a sequela... Man of Steel tem sido bem recebido pelo publico de uma maneira geral... o feedback que eu tenho é que acham que está um bom inicio para uma nova franchise, agora de facto a maior debilidade do filme é o argumento: Principalmente aqueles 3 minutos finais que eram absolutamente escusáveis... Apelar ao patriotismo fácil e a one liners idiotas enfim... o filme estava a correr muito bem até aquele momento.

    Outra falha do filme é o facto do CGI não ajudar à festa, não se percebe o que se passa em grande parte das cenas de luta... o que tira todo o realismo do filme...

    Apesar de não ser uma obra prima não merece ser dizimado como tem sido pela critica :) Um bom Cast, alguns bons momentos, um bom vilão, que apesar dos momentos finais a roçar o ridiculo está uns bons furos acima de muitos blockbusters...

    De salientar que o Iron Man 3 teve uma recepção bem favorável pela parte da crítica e do publico e no entanto... está uns furos bem abaixo de Man of Steel.

    Por isso... Man of Steel not a failure... e a sequela vai responder a isso mesmo... Cá estarei para comentar novamente :)

    ResponderEliminar
  2. boa análise...a warner/dc comics não está mostrando o perfil de um bom rival. cada companhia tem d ter algo k o caracterize.

    ResponderEliminar
  3. Não, não é uma desilusão.

    O filme é muito bom (já vi duas vezes no cine, e vou ver de novo). Eu já esperava que a bilheteria não fosse ser tão alta, visto o choque que é para muitos verem uma nova abordagem do azulão e a decisão do mesmo para o fim de Zod, mas o que importa é o que o filme está pago e está tendo um lucro considerável. Mais importante ainda é a qualidade do filme, uma boa história e efeitos especiais nota 10.

    ResponderEliminar
  4. O cinema é mesmo assim... nao agrada a todos. Eu creio que man of steel respira Nolan em grande parte do filme. Nota-se perfeitamente que o Conceito é igualzinho. O problema sao os super poderes... aí o universo batman é imbativel mas por razoes mais "terrestres" e humanas. Enquanto filme se super heroi com super poderes Man of Steel é o melhor até hoje. TDK a melhor trilogia de um heroi sem super poderes. O GRANDE PROBLEMA é Man of steel vs Batman!!! Agora sim temos uma Warner que imitou a Marvel nas suas piores qualidades: filmes juvenis, comercialismo, e infelizmente apagar Dark Knight de Nolan e começar de novo. Boa sorte Warner agradeço ter me tornado um fan de batman e super homem mas agora talvez possamos seguir caminhos diferentes!

    ResponderEliminar
  5. De todo jeito a gente fica muito chateado mesmo pq eles fogem muito dos HQ's, esperem só pra ver! E pq a DC não fazem ao contrario da Marvel, ao invés de lançar o filme dos heróis um a um, já lança logo o filme principal que vai ser o Liga da Justiça. Quem sabe não ficaria mais atrativo ao publico... mas ninguém pergunta nossa opinião não eh mesmo? Por isso acabam desagradando os mais críticos!

    ResponderEliminar
  6. Eu tb não esperava um filme assim, esperava menos! Incrívelmente os caras conseguiram fazer algo além do que todos imaginavam. É PERFEITO!

    ResponderEliminar
  7. foi o melhor filme do Super Man que já fizeram! Para a queles que criticam vão se puder.

    ResponderEliminar
  8. Esses idiotas, desses críticos, tem que se fuder...compararem o Super. com aquela Jaspion do Homem de Ferro! Tem que ter continuação sim...deve vir a liga da justiça sim seus mulas ou vão ficar com x-men na historia?

    ResponderEliminar
  9. aonde q as cenas de ação foram tiradas de homem de ferro e vingadores??
    nenhum filme desses ai barraram o mos na pancadaria.. parecia ver aquelas lutas no desenho passada pra filme.. briga tipo gibi, desenhos, dragon ball... incrivel como sempre tem q comparar com a marvel, q tbm tem vários filmes bons e melhores.. mas na questão da luta o mos ganhar de 12...

    ResponderEliminar

//]]>