Pérolas Indie - Haemoo (2014)

Realizado por Sung-bo Shim
Com Yun-seok Kim, Yu-Chun Park, Ye-ri Han
Género - Drama

Sinopse - Um capitão de um navio pesqueiro sul-coreano enfrenta graves problemas financeiros e, por isso, aceita uma tentadora proposta para transportar imigrantes ilegais no porão do seu barco.

Crítica Candidato da Coreia do Sul ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, "Haemoo" foi um dos melhores filmes dramáticos do FantasPorto 2015 e acredito que deve mesmo ter sido uma das melhores produções sul-coreanas de 2014. Os últimos tempos têm sido bem interessantes para o cinema sul-coreano que, para além de ter sido o berço de vários projetos curiosos e aclamados, tem também sido o palco de várias experiências interessantes, mas "Haemoo" não se enquadra nessa extravagância cinematográfica porque não é um produto de elevado risco ou excesso, pelo menos não do ponto de vista técnico ou criativo. É claro que "Haemoo" não é de todo um filme simplista porque é positivamente dilacerante no que toca à sua expressiva vertente dramática e humana, isto porque a sua trama assenta num poderoso festival de dramas, dilemas e emoções humanas que puxam pela discussão e pela compaixão do próprio público. 
Baseado em eventos reais, "Haemoo" tem bem presente aquele toque de realismo sobre a temática que está na sua génese, ou seja, a imigração ilegal e todas as questões que rodeiam todos os seus protagonistas, desde os frágeis imigrantes até às pessoas que se aproveitam dessa fragilidade. Este ponto é sempre abordado e discutido com uma poderosa força dramática por um filme que explora sempre de forma próxima as várias querelas das questões morais em causa e que resultam de uma situação de drama e dilema humano que evidencia o lado mais obscuro da necessidade e da moralidade. É fácil de compreender pela sua sinopse o que é que "Haemoo" aborda e discute, bem como os desenvolvimentos que terá, mas sem querer estragar a experiência que o espectador poderá ter, apenas refiro que o tratamento dramático que é dado ao tema é bastante competente. Neste sentido, "Haemoo" é um filme bem atual e realista que não limita a situação que retrata à fantasia ou ficção. Esta dose de puro realismo permite assim ao espectador enquadrar os dramas que vão sendo exibidos a uma multiplicidade de situações reais que se podem passar noutras partes do mundo e em diferentes circunstâncias. É, em suma, um bom filme que, mesmo tendo as suas falhas, justifica em pleno um visionamento atento.

Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>