Crítica - Silent Hill (2006)

Realizado por Christophe Gans
Com Radha Mitchell, Sean Bean, Laurie Holden, Deborah Kara Unger e Jodelle Ferland

Para mim, este foi o filme-surpresa do ano que está prestes a chegar ao fim. Tive que esperar 1 ano inteiro por este filme (nos EUA já tinha estreado em Abril de 2006 e inexplicavelmente só em Abril de 2007 estreou no nosso país). Cheguei a pensar que o filme não iria ver as salas de cinema portuguesas mas enfim, após uma longa espera, finalmente pude ver "Silent Hill" (ou o infeliz título português "A Maldição do Vale") no cinema. E a espera valeu a pena! Confesso que o filme me surpreendeu. Não estava à espera de encontrar uma história, realização e adaptação tão madura e corajosa... O filme é brutal, negro e por vezes, chega a assustar, recriando com sucesso o universo terrífico e perturbador que deu fama ao jogo. De facto, as pessoas envolvidas no projecto não tiveram medo (finalmente!) de fazer um filme de terror realista, mórbido, negro e perturbador, criando uma adaptação fiel do jogo e do seu ambiente assustador. O filme tem duas horas e meia de duração (o que é raríssimo neste tipo de filmes, mas que é óptimo, pois dá tempo para aprofundar e desenvolver a história e a evolução das personagens sem a habitual "correria"). A história consiste no seguinte: cada vez mais preocupada com os episódios psicóticos e deambulatórios da sua filha, Rose Da Silva (Radha Mitchell) decide levá-la à cidade remota de Silent Hill, (único local constantemente referenciado pela criança durante esses episódios) na esperança de poder resolver a situação da filha. Antes de chegar à cidade e após um acidente com o carro onde ambas viajavam, Rose vê que a filha desapareceu e inicia uma busca que a irá levar aos recantos do mais negro Inferno – o perturbador passado de Silent Hill.
A história parece simples e banal, mas ao longo do filme o argumento complica-se e torna-se bastante interessante. A recriação dos ambientes do jogo e também certos pormenores doentios e perturbadores estão excelentes! Claro que numa adaptação de algo tão adorado e famoso, há sempre aquela sensação de que poderia estar ainda melhor... Mas ainda assim, o filme está bastante bom. Nota-se que é um filme maduro, para adultos e não para adolescentes (é verdade, não há cenas de raparigas giras no duche, nem há metralhadoras nem explosões por todo o lado!). De facto, o filme explora (tal como o jogo e tal como tinha de ser) mais o lado psicológico das personagens e a sua evolução naquele mundo aterrador. Comparando com a imbecil e incompetente (para não lhe chamar outros nomes) adaptação do grande "Resident Evil", esta adaptação de "Silent Hill" está infinitamente superior, aproveitando o grande potencial do jogo e da sua história. Aconselho assim (aos fãs do jogo e dos filmes de terror) este "Silent Hill". Um filme a descobrir por quem o conseguir arranjar, já que após o atraso na distribuição para o cinema, existe agora também um grande atraso na distribuição para o formato DVD. O que infelizmente me leva a crer que nunca irá sair para o mercado português (tal como o filme “Good Night And Good Luck” de George Clooney).

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. Boa crítica ;) Kuanto ao filme ainda não vi mas deu-me vontade de o ver.

    ResponderEliminar
  2. Optimo ideia original mas péssimamente retratada no cinema

    ResponderEliminar
  3. Sou um grande fã dos jogos da serie "silent hill". As adaptações de jogos para filmes e de filmes para jogos foi sempre péssima. Não espero que o filme seja mais assustador que o jogo, mas espero que seja de facto uma adaptação bem feita.

    ResponderEliminar
  4. o filme ate é porreiro mas falta mais um pouco mais de terror ja que se trata de um filme para esse efeito espero que o segundo filme seja um pouco melhor

    ResponderEliminar
  5. É um jogo de culto e a sua produtora caiu na tentação de vender os direitos para realização do filme. Um risco nos dias que correm o fracasso espreita a cada esquina, pelo menos este não foi realizado pelo Uwe Boll, responsável pelas piores adaptações de grandes jogos para o grande ecrã dos cinemas, que por acaso acabaram por resultar em filmes terríveis para não dizer mais.
    Joguei os jogos Silent Hill, desde o primeiro que jogo, para a playstation one. Portanto, não será necessário dizer que estava a torcer o nariz antes de o ver.
    O filme não conseguiu proporcionar-me momentos de terror psicológico intenso como os jogos fizeram. Penso que o realizador optou bem por nem sequer tentar fazer isso, caso contrario iria banalizar o filme e torna-lo em mais um "teen slasher movie", Silent Hill até foi bem conseguido na medida em que não tentou ser Silent Hill. O filme podia chamar-se outra coisa qualquer que continuaria a ser um filme agradável de ser visto, a unica coisa em comum entre o filme e o jogo é o aprisionamento num mundo paralelo e a busca por um ente querido, um filho.

    É um boa adaptação, mas recuando no tempo, também tivemos um Final Fantasy: Spirits Within, acho semelhante porque são dois filmes adaptados de dois grandes jogos que vendem milhões de cópias sendo que os filmes foram realizados apenas para isso, vender, por quer o Silent Hill quer o Final Fantasy, muito poucas coisas têm em comum com o jogo.

    3 Estrelas em 5 (Porque se chama Silent Hill)
    3,5 Estrelas em 5 (Se o encarassem como um filme independente do jogo, ou seja, caso não se chamasse Silent Hill)

    ResponderEliminar
  6. O filme está bem feito e, sim, merece a classificação de filme de terror. è uma boa adapatação. Esperemos pela sequela...

    ResponderEliminar
  7. A crítica está boa , mas a organização não. Onde está os parágrafos ?? Preste Atenção nisso boa crítica flw

    ResponderEliminar

//]]>