Espaço Séries: Battlestar Galactica (2003)

Criada por Ronald D. Moore, responsável de Séries como Star-Trek- Deep Space Nine, Carnivale ou Roswell, está é uma série onde o remake ultrapassa original! A história é a mesmal. O confronto entre humanos e cylons. Os humanos são alvo de um segundo ataque, onde são destruídas as 12 colónias terrestres, e estes são obrigados a vaguear pelo espaço em busca de um 13ª colónia… o Planeta Terra!
Os cylons nesta série sofrem um upgrade substancial ao adquirir aparência e consciência humana. Existem 12 modelos cylons com essa particularidade que vão sendo revelados ao longo dos episódios. Com esta evolução a série adquire uma dimensão bem mais transcendental e complexa do que qualquer outra série de ficção cientifica.



Não há bons nem maus da fita, todas as personagens tem os seus objectivos e motivações, pontos fortes e fracos. Essa ambiguidade pode ser consequência do pós-11 de Setembro, onde o clima de insegurança global, traduz-se num patriotismo exacerbado aliado a uma desconfiança e alerta constante. É uma série que precisa urgentemente de ser descoberta nos ecrãs nacionais e olhem que quem está a escrever este texto não é fã de séries de ficção cientifica.

Facto: Vencedora de vários prémios, e considerada por muitos, uma das melhores séries da actualidade, esta é uma série que cativa pelo seu extremo realismo, pela dimensão humana das personagens e pela sua ambiguidade.



Principais diferenças entre a série de 1978 e 2003
  • Existia a personagem de Zack irmão de Apollo, que para já no remake só é referenciado como presumivelmente morto.
  • Obviamente a presidente das colónias não era uma mulher
  • Não existiam cylons com aparência humana
  • Starbuck era interpretado por Dirk Benedict, agora é interpretado por uma mulher
  • Bill Adama na série original tem dois filhos e uma filha Athena, no remake só tem dois filhos… e Athena… fica para o(s) leitor(es) descobrir.
Cast:

Edward James Olmos….. Bill Adama
Mary McDonnell ….. Presidente Roslin
Katee Sackhoff….. Starbuck aka Kara Thrace
Jamie Bamber….. Apollo aka Lee Adama
Tricia Helfer….. Number Six
James Callis….. Dr Gaius Baltar
Michael Hogan…. General Tigh
Grace Park….. Sharon

O cast tem algumas personalidades conhecidas quem não se lembra de Edward James Olmos em Blade Runner ? Isto se o conseguirem reconhecer pois as diferenças são muitas! Ou de Mary McDonnell em o Dia de Independência ou Donnie Darko. A série vai tendo convidados algo ilustres como Dean Stockwell antigo habitué dos filmes de David Lynch, Richard Hatch o Apollo da versão original e Lucy Lawless lembram-se de Xena a princesa guerreira? Entre muitos outros.

Classificação - 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

6 Comentários

  1. Quero só dizer coisas:
    1-Gostei da mudança de visual
    2-Ainda não vi a série, mas a meninda de fato vermelho e a Lucy Lawless parecem-se dois motivos mais que bons, para além de gostar de Sci-fi
    3-Prefiro o Pedrosense ao Bruno Pereira a escrever sobre as séries.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Esta série é umas melhores coisas que já vi na tv, junto com a Number6 e a Lucy Lawless :-D

    Actualmente ando a ver os episódios da quarta temporada, e quem não tem acompanhado não sabe o que tem andado a perder!

    http://cine31.blogspot.com

    P.S. - O visual do blog está muito melhor.

    ResponderEliminar
  3. A critica foi escrita sem nenhum tipo de pretensão. Apenas achei que poderia acrescentar algo ao espaço. Não estou a competir com ninguém, apenas estou a fazer algo que gosto que é escrever sobre cinema... Como Battlestar Galactica é uma grande seríe, inedita em Portugal pensei que seria de grande valor ter uma critica formada sobre a mesma.

    O Espaço continua entregue ao Bruno Pereira que a meu ver está bem entregue. Mas obrigado pela palavra de incentivo Romudas! :)

    Prometheus31 agora nós! Estás a gostar da 4ª season? Estão a ser muito bons não achas? Vejam lá o fenomeno de BSG é tal que o primeiro episódio da 4ª season teve um aumento foi visto por 40% que o ultimo da terceira season... (Isto depois de um interregno de 1 ano... e do filme BSG:Razor que tb aconselho vivamente!)

    ResponderEliminar
  4. Imagino que não queiras competição, nem estou a dizer que a há, só estou a dizer que te prefiro a ti a comentar. Espero que isto seja visto pelo Bruno de uma forma construtiva e não como algo ofensivo.
    Já agora, para quando o comentário à série Invasion que passou (ou foi reposta, não sei) na 2 recentemente?

    ResponderEliminar
  5. Esta é a melhor produção televisiva de todos os tempos. Imperdível. Tenho os DVDs de todas as temporadas + o episódio piloto + Razor + O Plano + os "Webisódios". São verdadeiras relíquias para mim. Recomendo a todos que vejam a série. Quem diria que D'Anna foi a Xena?

    ResponderEliminar
  6. A segunda temporada desta série espetacular será mais inovador.

    ResponderEliminar

//]]>