Blocbuster 2008 - O Que Se Diz

Blocbuster 2008 - O Que Se Diz
Alguns dos principais filmes deste Verão ainda não estrearem em Portugal ou em qualquer parte do Mundo, mas os principais especialistas mundiais em cinema já deram uma pequena espreitadela aos que ainda não estrearam e analisaram profundamente aqueles que já se encontram em exibição. Aqui fica uma pequena síntese da opinião da Crítica Mundial sobre os oito grandes filmes deste Verão.

Iron Man – Realizado por um alegre e competente Jon Farveau, “Iron Man” é uma adaptação de qualidade de um dos principais Comics da Marvel. O filme surpreende pela sua história de qualidade e bem preceptiva mas o que realmente se destaca no filme é Robert Downey Jr, um excelente papel do talentoso actor que encarnou na perfeição a difícil personagem de Tony Stark. Os efeitos especiais, são outro ponto forte da obra, estes deslumbram qualquer audiência, fornecendo ao filme uma qualidade visual extraordinária. Bem realizado, bem escrito e bem protagonizado, “Iron Man” é um filme que oferece um entretenimento de qualidade a quem o veja.
Classificação Média 8/10

Speed Racer – Os criadores de “Matrix”, os irmãos Wachowski, desiludiram com esta adaptação cinematográfica de um dos mais populares cartoons da década de 60. O aspecto visual do filme é um festival de cores berrantes que fere a vista do espectador e que nos faz confundir um filme de corridas com uma trip de ácidos alucinógénicos. A mistura tóxica entre os efeitos visualmente coloridos gerados por computador e as corridas a alta velocidade acabam por transformar carros e pessoas em bolas de cores fluorescentes que são capazes de provocar dores de cabeça às vistas mais sensíveis. Como filme de corridas o filme falha redondamente, não há a típica excitação e emoção característica das corridas de alta velocidade, em vez disso, somos brindados com corridas enfadonhas, previsíveis e com pouca adrenalina. A história desenvolve-se de forma irregular e carregada de pormenores infantis e desnecessários. As personagens estão pobremente construídas e o elenco falha em conseguir abrilhantar o filme. “Speed Racer” funcionaria como videojogo infantil mas falha como filme direccionado a um público adolescente.
Classificação média 3/10

The Chronicles of Narnia: Prince Caspian – Uma boa fantasia épica que marca uma melhoria de qualidade em relação ao primeiro filme da saga. Apesar de continuar a parecer uma aventura infantil de “Lord of The Rings”, o filme continua a marcar pontos perante um público mais jovem e facilmente impressionável pela magia e fantasia presentes na obra. “The Chronicles of Narnia: Prince Caspian” traz-nos mais acção e mais aventura do que o primeiro filme, as mitológicas personagens estão mais bem elaboradas e mais parecidas com o descrito nos livros, o aspecto visual, é globalmente superior ao do primeiro filme. Houve mais cuidado por parte do realizador Andrew Adamson, em criar um filme que não fosse aborrecido para os mais velhos, essa intenção é notória já que a obra apresenta uma história mais adulta mas que contem na mesma os traços infantis da história original.
Classificação média 6/10

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull – Steven Spielberg é um realizador eficiente, competente e experiente que sabe oferecer boas cenas de acção ao público. Indiana Jones, sempre foi um dos seus filmes mais carismáticos e consegui, nesta quarta aventura, manter a mesma mística dos três filmes anteriores. As inovações tecnológicas vieram ajudar o processo de tratamento de imagem e possibilitaram a criação de cenas visualmente mais atractivas, infelizmente o argumento não acompanha a qualidade dos três primeiros filmes, a história é menos aventurosa e menos atractiva, os diálogos são substancialmente mais pobres mas mantêm os traços humorísticos. Em termos de vilão, a personagem de Cate Blanchett supera todos os anteriores inimigos de Indiana. Harrison Ford e ShiaLaBeouf oferecem um contraste de gerações interessante (tanto na vida real como no ecrã) que beneficia no geral o filme. “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull” marca um regresso de qualidade do famoso arqueólogo, contudo é capaz de desiludir o público já que para além do aspecto visual não existem inovações, bem pelo contrário.
Classificação Média 7/10

Previsões
The Incredible Hulk – O realizador Louis Leterrier pega na história de Hulk onde Ang Lee a deixou e tenta dar ao monstro verde um filme correspondente á sua qualidade. O primeiro filme foi desastroso, este segundo não parece caminhar na mesma direcção. A história aparece mais livre e apelativa e o elenco promete oferecer um bom trabalho.
Wall-E – Ainda não estreou e já e apontado como o favorito para receber o Óscar de Melhor Filme de Animação. Uma história apelativa e futurista sobre um robot solitário que durante 700 anos se limita a um trabalho aborrecido mas que com a chegada de um visitante inesperado descobre um novo propósito para a vida. Os detalhes visuais e o grafismo apresentam uma qualidade extraordinária, fruto do trabalho árduo e profissional da Pixar. A música conta com a ajuda de alguns dos principais profissionais do ramo e a história promete encantar tanto os mais novos como os mais adultos.
Hellboy II : The Golden Army – Dos oito grandes candidatos a Blockbuster do ano, Hellboy 2 é o único que nunca reuniu grande entusiasmo por parte da crítica. O primeiro filme foi razoável mas não deslumbrou, agora o realizador Guillermo Del Toro quer oferecer ao público uma história sobrenatural que deixe de boca aberta o público e a crítica. Del Toro é um dos mais requisitados realizadores de Hollywood, já provou que sabe realizar bons filmes e excelentes histórias de acção, o trailer e as imagens já lançadas são prometedoras e tudo indica que Hellboy 2 será a surpresa do Verão.
The Dark Knight – Costuma-se dizer que o melhor fica sempre para o final, “The Dark knight” tem reunido em seu redor uma grande onda de expectativa. Joker foi considerado o melhor vilão de Batman e a dar-lhe vida neste filme está o falecido actor Heath Ledger, são duas razões bastante emotivas e atractivas que deverão levar muita gente ao cinema para ver esta nova aventura de Batman, novamente interpretado por Christian Bale. Em termos de qualidade “The Dark Knight” parece superar todos os filmes Batman alguma ves feitos, para o confirmar teremos que esperar até Julho.
Temos que destacar outros filmes que prometem ser interessantes e que deverão agitar as bilheteiras mundiais. “Kung Fu Panda”, “Wanted”, “Sex and the City”, “Hancock”, “X-Files 2”, “The Mummy 3” e “Journey to the Center of the Earth”.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Acho que está um texto bastante interessante e que resume muito bem o que se pode esperar deste Verão que promete ser mais atractivo que o de 2007, pelo menos há maiores nomes para se ver. Continuo a achar que o novo Indiana Jones vai ser o grande filme de 2008, pelo menos penso que é o que vai levar mais gente ao cinema é claro que não deverá ser nomeado para o Globo de Ouro ou Óscar de Melhor Filme mas devo dizer que até agora ainda não vi nenhum filme digno dessa nomeação. Estarão todos reservados para o Inverno?

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta pequena sintese. Mostra bem o que esperar dos filmes que ainda estão para chegar a Portugal. Realmente pelos primeiros minutos de Speed Racer denota-se uma grande mistura de amarelos e verdes fortes, pessoalmente eu ainda sou um fã de filmes a preto e branco e tanta cor faz-me imensa confusão

    ResponderEliminar

//]]>