Biografia - Ruy de Carvalho


Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvallho é um dos mais célebres actores portugueses ainda em actividade profissional. Respeitado e adorado por muitos, Ruy de Carvalho tem aos 81 anos Portugal e o Mundo aos seus pés. Viúvo, tem dois filhos e três netos, tendo um dos filhos seguido a mesma carreira, João de Carvalho. Nasceu a 1 de Março de 1927 em Lisboa, no seio de uma família de classe média que nunca o impediu de seguir o seu verdadeiro sonho. Inicia-se no teatro, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça “O Jogo para o Natal de Cristo”, com encenação de Ribeirinho. De 1945 a 1950, frequentou o Conservatório Nacional, cujo Curso de Teatro/ Formação de Actores terminou em 1959, com 18 valores.
Estreou-se profissionalmente, em 1947, no Teatro Nacional (Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro), na comédia “Rapazes de Hoje”, de Roger Ferdinand. Em 1950 ficou conhecido pela sua interpretação de Eric Birling em “Está lá Fora um Inspector”, de Priestley (1951), estreado no Teatro Avenida. Nesse mesmo ano ingressou no Teatro do Povo (mais tarde Teatro Nacional Popular), onde faria todas as temporadas de Verão, sob a direcção de Ribeirinho, até 1958. Importante actor da sua geração, fundou, em 1961, o Teatro Moderno de Lisboa, grupo teatral que passou a integrar, participando em todas as suas peças. Em 1963 foi para o Porto, assumindo a direcção artística do Teatro Experimental do Porto (TEP), onde realizou a sua única experiência como encenador, em “Terra Firme”, de Miguel Torga. Fez ainda parte de outras companhias, como a companhia Laura Alves, a companhia Rafael de Oliveira e a companhia sediada no Teatro Maria Matos, com as quais efectuou numerosas digressões, ao Brasil e a África.
Em 1977, esteve no relançamento do Teatro Nacional D. Maria II, a cuja companhia pertenceu até à sua extinção. Trabalhou com Filipe La Féria em espectáculos como “Passa Por Mim no Rossio” (1992), “Maldita Cocaína” (1994) ou “A Casa do Lago”, de Ernest Thompson (2002). Interpretou outros autores como Molière, Tennessee Williams, Bernard Shaw, Anton Tchekov, D. Francisco Manuel de Melo, Eça de Queirós, Luís de Sttau Monteiro, Luiz Francisco Rebello, entre outros. Cumprindo um velho sonho, protagonizou em 1998, sob a direcção de Richard Cotrell, o clássico “Rei Lear”, de William Shakespeare, integrado nas comemorações dos 150 anos do Teatro Nacional e dos 50 anos da sua carreira de actor. Em Espanha participou no concerto de encerramento da temporada do Teatro Monumental de Madrid, intitulado “Orfeu”, com textos de Fernando Pessoa e música especialmente concebida para si pelo compositor Pablo Rivière. A convite do encenador Simon Suarez, foi protagonista da ópera “Fígaro”, de José Ramon Encinar, levada à cena no Teatro Lírico La Zarzuela. A sua actividade estendeu-se igualmente à rádio e à televisão, tendo participado, nomeadamente na RTP, no “Monólogo do Vaqueiro” (1957), e feito uma excelente participação nas novela da TVI “Olhos de Água”, foi nesta estação privada de televisão que Ruy de Carvalho se tornou um rosto mais conhecido para uma geração mais nova, tendo participado em inúmeras telenovelas e mini-séries como “Inspector Max”.
No cinema, estreou-se em 1951, com “Eram 200 Irmãos”, de Armando Vieira Pinto, mas foi nos anos 60 que o seu trabalho se tornou mais relevante nesse campo. Da sua filmografia destacam-se “Pássaros de Asas Cortadas”, de Artur Ramos (1963), “Domingo à Tarde”, de António de Macedo (1965) que também o dirigiu em “A Bicha de Sete Cabeças” (1978), “O Cerco”, de António da Cunha Telles (1969), “Cântico Final”, de Manuel Guimarães (1974), “O Processo do Rei”, de João Mário Grilo (1990). Com Manoel de Oliveira a sua interpretação ficou marcada em “Non ou a Vã Glória de Mandar” (1990), “Vale Abraão” (1993), “A Caixa” (1994) e “O Quinto Império - Ontem Como Hoje” (2004). Para além dos seus filmes como actor, Ruy de Carvalho tem emprestado a sua voz, diversas vezes, ao cinema. Participou também em numerosos teatros radiofónicos e trabalhos de dobragem de desenhos animados. Ruy de Carvalho recebeu Prémios de Imprensa para o Teatro (1962, 1981, 1982, 1986); Prémios de Imprensa para o cinema (1965, 1966, 1971); Prémios da Crítica Especializada (1961, 1962, 1964, 1965, 1981); foi nomeado, em 1987, para o Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura; em 1990 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural; em 1993, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; em Março de 1998, com o grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago da Espada; em 1998, é galardoado com o Globo de Ouro para a Personalidade do ano; foi galardoado com o Prémio Luís de Camões da Universidade Lusíada, o Prémio Byssainha da Fundação Byssais Barreto; em 1999, é galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Actor. Actor de Teatro, Cinema e Televisão, Ruy de Carvalho é um dos grandes ícones de Portugal, tal como muitos dos actores talentosos da sua geração merece todo o nosso respeito e carinho por uma excelente carreira, recheada de excelência e nobreza.

Enviar um comentário

16 Comentários

  1. adoro o ke faz , tem muito talento.vim aki para um trabalho de espanhol. para a professora reme paya.apesar da sua idade o sr. ruy tem muito talento continue.........

    ResponderEliminar
  2. Na minha casa somos 3 mulheres que adoramos o seu trabalho, especialmente a minha filha Vera de 14 anos, que diz que o Sr é o seu ídolo, o seu maior sonho era conhecê-lo pessoalmente.

    ResponderEliminar
  3. es o maior nao ligues aos comentarios estupidos

    ResponderEliminar
  4. Adoro o seu trabalho, admiro-o imenso. Todos os seus trabalhos que acompanhei, achei sem dúvida que o Ruy é o melhor actor... Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho 14 anos e sou rapariga e adoro o seu trabalho . O meu sonho é ser actriz e espero um dia vir a ser tão boa como o senhor , adoro representar (:

    ResponderEliminar
  6. Eu adaro representar espero que um dia me possa dar uns concelhos vindos de si são um a honra espero que isso um dia possa aconmtecer.

    beijinhos....

    ResponderEliminar
  7. és um grande actor e mais que isso um grande orgulho que se vê nas televisões portuguesas. continuação de um bom trabalhos.
    beijinhos de meninas do algarve (tavira)

    ResponderEliminar
  8. P.F. diz-me onde posso comprar o disco que gravaste "caminha serenamente por entre agitação e a pressa mas lembra-te da paz que existe no silêncio" perdoa-me se não está tudo bem mas gostava tanto de ter este disco, se alguém souber informe-me pelo 919701557 ou email atuamae2@hotmail.com
    Obrigada, Isabel.

    ResponderEliminar
  9. ola eu adoro o Ruy de carvalho e o meu actor preferido faz me lembrar o mau falecido avo para mim a sua imagem e um bem mais precioso e o melhor actor e sem duvida o melhor.adoro o muito.felicidade e tudo de bom para si e para os seus.beijinhos

    ResponderEliminar
  10. o melhor actor sem duvida.....e um optimo ser humano....humilde sincero......th 20 anos e para mim ele é o meu idolo.......adoro o ruy de carvalho........
    viva o ruy de carvalho.....viva portugal....

    ResponderEliminar
  11. Oláa gatinho, vem cá fazer MIAU .|. :b

    ResponderEliminar
  12. É um previlegio ter actores assim... obrigado por existirem

    ResponderEliminar
  13. ja vi muitos icones,do teatro,pois tive a felecidade,de me incutirem isso no sangue,e posso agradecer ao meus pais.mas so tive a privilegio de os ver em palco,como camilo de oliveira,raul soldado,ivone silva,como tantos outros,desde pequena que cresci a ve-los representar,hoje vou ter o prazer de estar lado a lado com este sr.que ´´e mais um GRANDE ICONE,COM UMA GRANDE CARREIRA.Marcia Prata

    ResponderEliminar
  14. Sr. Ruy de Carvalho: Obrigada, perdi-me no absurdo da vida, mas graças ao Sr. pode volta a acreditar nela, com o que ela tem de mais belo e aceitar com serenidade o resto.
    Grata pela sua sabedoria e a sua forma de estar na vida.
    Bem haja, por nos dar o que partilha connosco,voçê é o meu querido avô da telivisão.
    Até sempre, Sr. Ruy de Carvalho, eu amo-o!
    P.S. O povo português também me é de uma grande inspiração.

    ResponderEliminar

//]]>