Crítica - Tropic Thunder (2008)

Realizado por Ben Stiller
Com Ben Stiller, Robert Downey Jr., Jack Black, Nick Nolte, Tom Cruise

Em 2001, Ben Stiller assumiu o cargo de realizador em “Zoolander”, uma sátira ao mundo da moda e aos seus critérios. Em 2008, Stiller volta ao cargo de realizador com o filme “Tropic Thunder”, uma divertida sátira à relação entre o mundo da Guerra e Hollywood. A história do filme acompanha as peripécias de três caprichosos, egocêntricos e supostamente talentosos actores que são contratados para protagonizarem o filme de guerra mais caro de sempre. Esses três protagonistas são: Tugg Speedman (Stiller), uma verdadeira estrela de Hollywood que se encontra em declínio depois de uns quantos fracassos comerciais; Jeff Portnoy (Black), um cómico actor que quer ser levado a sério e Kirk Lazarus (Downey Jr.), um actor bastante profissional que leva o seu trabalho a sério, tão a sério que resolve submeter-se a um tratamento cirúrgico para ficar negro de forma a interpretar com a maior credibilidade possível a sua personagem. Quando os custos de produção disparam, o estúdio decide cancelar o filme mas o realizador recusa-se a parar as filmagens e leva o elenco para as florestas do Sudoeste Asiático, onde pode fazer um filme inspirado no "cinema-verdade". Só que aí, estes actores armados em soldados poderosos, vão encontrar vilões que não são a brincar e que têm armas a sério capazes de magoar e matar.
Através de metáforas e ironias, o argumento original escrito por Ben Stiller, Etan Cohen e Justin Theroux, não satiriza apenas os filmes de guerra de Hollywood mas sim toda a indústria cinematográfica norte-americana. Em praticamente todas as cenas do filme, os interesses económicos e comerciais de Hollywood são atacados, seja através de excentricidades protagonizadas pelos protagonistas do filme ou através de pequenas ironias escondidas nas piadas da obra. Os repetitivos clichés, amplamente presentes em praticamente todos os grandes filmes comerciais de guerra e de acção, são também fortemente satirizados, através da própria história do filme fictício que no seu enredo conta com alguns exemplos dessa praga que geralmente marca presença nos grandes blockbusters. Em suma, a história de “Tropic Thunder” demonstra de uma forma exacerbada mas com traços verdadeiros, a natureza capitalista, repetitiva e pouco criativa dos maiores estúdios de Hollywood. Em termos humorísticos, o argumento apresenta alguns momentos de verdadeira comédia, especialmente nas primeiras cenas onde são visíveis alguns trailers cómicos que gozam com os típicos trailers de filmes de guerra. Durante o desenvolvimento e conclusão temos algumas piadas bem conseguidas que nos fazem rir, no entanto, a maioria do filme está repleta das ironias e metáforas que atacam Hollywood e apesar de estas estarem bem conseguidas não fazem rir às gargalhadas o espectador.
A excêntrica realização de Ben Stiller aposta no exagero da realidade, desta forma o cineasta/actor tentou recriar de uma forma exagerada o ambiente dos verdadeiros filmes de guerra, como “Rambo” ou “Apocalypse Now”, de forma a credibilizar a ideia e mensagem original do filme. Esta produção conta também com um elenco repleto de celebridades de Hollywood. Para além dos três actores principais, somos também presenteados com vários cameos de vários actores famosos como Tom Cruise ou Matthew McConaughey, contudo as verdadeiras estrelas do filme são Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey Jr. Este último assina a melhor performance do elenco, deixando os comediantes Stiller e Black a uma razoável distância qualitativa no seu género de maior conforto. “Tropic Thunder” foi uma agradável surpresa e uma lufada de ar fresco para o mundo da comédia, apesar de não ser um filme perfeito é uma comédia divertida capaz de oferecer um entretenimento de qualidade.

Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Concordo com o comentario feito. Nao e' um filme perfeito mas é sem duvida o melhor filme de comedia que nos ultimos tempos vi. Já há muito tempo que nao conseguia gostar de um filme de comedia mas este foi uma excepcao.

    ResponderEliminar

//]]>