O Melhor e o Pior de 2008

O Melhor

- Filmes Animados
O ano de 2008 trouxe-nos várias obras animadas de qualidade que nos foram entregues pelos grandes estúdios internacionais de Hollywood, mas também por alguns pequenos estúdios de reputação meramente nacional. É claro que quer a nível visual quer a nível comercial, os grandes sucessos do ano pertenceram aos grandes estúdios norte-americanos como Pixar/Walt Disney, Universal, Dreamworks e Fox que foram os responsáveis pelo lançamento de obras como “WALL-E”, “Bolt”, “Kung-Fu Panda”, “Horton Hears a Who!”, “Madagascar: Escape 2 Africa” e “The Tale of Despereaux”. No entanto, alguns estúdios não-americanos também apresentaram obras animadas de enorme qualidade como é o caso de “Waltz with Bashir”, “Chasseurs de Dragons”, “Fly Me to the Moon”, “$9.99” e “The Sky Crawlers”. Todos estes filmes são excepcionais em vários aspectos e merecem ser louvados pela sua qualidade individual. No entanto, todos eles ajudaram a fazer deste ano de 2008, um dos melhores no campo da animação.

- Blockbusters
Todos os anos, os grandes estúdios cinematográficos do planeta apresentam ao mundo os seus Blockbusters, um tipo de filme claramente comercial e popular que tem como principais funções liderar o Box-Office Internacional e entreter o público que os vê. Neste Verão (Estação do ano no qual se verifica o maior lançamento deste tipo de filmes), assistimos a uma autêntica marcha de Blockbusters de diversos géneros que levaram milhares de espectadores até aos seus cinemas locais. Entre os mais vistos e prestigiados Blocbusters de 2008 estão obras como “The Dark Knight”, “Iron Man”, “Quantum of Solace”, “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull”, “The Incredible Hulk”, “Cloverfield”, “Wanted”, “Hancock”,” WALL-E”,” The Chronicles of Narnia : Prince Caspian”, “Sex & The City”, ”The Day The Earth Stood Still” e “Journey to the Center of the Earth”. É claro que também existiram Blockbusters medíocres como “John Rambo”, “Speed Racer” , “10.000 B.C”, “Jumper” e “Max Payne” mas acho que é seguro afirmar que a maior parte deste tipo de filmes, até apresentou uma qualidade superior à mediocridade.

- O Apogeu do Cinema Europeu
O cinema europeu atingiu em 2008, um patamar de qualidade e de visibilidade internacional que à muito não alcançava. Foram vários os filmes do velho continente que surpreenderam e maravilharam audiências pelo mundo fora e que arrebataram merecidos prémios e distinções. Entre as várias obras de qualidade, destaco aquelas cinco que na minha opinião mais surpreenderam a crítica e a audiência mundial. Essas obras são “Entre Les Murs” (França), “Gomorra” (Itália), “In Bruges” (Bélgica), “Waltz with Bashir” (Israel) e “Slumdog Millionaire” (Reino Unido). Portugal não ficou isento à onda de qualidade e de criatividade vivida por essa Europa fora e também apresentou algumas obras interessantes como foi o caso de “Aquele Querido Mês de Agosto”, “Amália, O Filme” e “Entre os Dedos”.

-Manoel de Oliveira
Ao contabilizar uns impressionantes 75 anos de carreira cinematográfica, o nosso cineasta Manoel de Oliveira afirma-se cada vez mais como um dos mais importantes realizadores do Mundo. Este autêntico símbolo do cinema português e do próprio país, celebrou em 2008 o seu centenário mas a sua idade avançada não o impede de continuar a fazer aquilo que mais gosta, criar e realizar filmes. A obra do mestre é conhecida e aclamada em todo o mundo, e já foi por diversas vezes reconhecida pelos mais prestigiados prémios e certames do planeta. Em 2008, Manoel de Oliveira não nos apresentou qualquer longa-metragem, no entanto, o facto de continuar a realizar filmes aos 100 anos, é motivo mais do que suficiente para o colocar como um dos melhores do ano.

O Pior

- A Morte de Ícones e Promessas
A morte é sempre um acontecimento triste em qualquer altura e em qualquer meio profissional. As mortes no mundo do espectáculo não fogem à regra e tem a agravante de ser publicadas em praticamente todos os meios de comunicação. A morte de um artista é sempre um acontecimento triste e penoso para o mundo do espectáculo e para os seus fãs, pessoas comuns que o apreciavam como pessoa ou como profissional. Infelizmente, ao longo de 2008, a sétima arte ficou mais pobre com a perda de vários artistas de diversas áreas do mundo do cinema. As mortes mais faladas e mais sentidas pela comunidade internacional foram as de Heath Ledger, Sidney Pollack, Paul Newman, Bernie Mac, Anthony Minghella, Roy Scheider, Brad Renfro, Arthur C. Clarke e Isaac Hayes. Mas também nos deixaram outros nomes, menos conhecidos mas igualmente importantes no mundo da sétima arte como Van Johnson, Robert Prosky, Michael Crichton, Estelle Getty, Larry Harmon, Cyd Charisse, Harvey Korman, Charlton Heston, Richard Widmark, Paul Scofield e Suzanne Pleshette. Todos estes actores, realizadores e guionistas merecem a nossa devida homenagem porque a sua morte, marcou inevitavelmente pela negativa o mundo da sétima arte que com estes desaparecimentos ficou mais pobre.

- A Greve dos Guionistas
Este foi um problema que se arrastou de 2007 mas que obteve em 2008 o seu maior impacto, ao obrigar ao cancelamento da festiva gala dos Golden Globes. Estes prémios foram entregues numa cerimónia que durou pouco mais de 30 minutos e que não contou com nenhum do brilho e glamour habitual. A greve dos guionistas causou um grande impacto na indústria da televisão, que viu muitas das suas séries sofrerem atrasos significativos na sua produção, uma situação que impediu algumas das séries mais famosas do planeta de competirem ao seu mais alto nível, pelos principais prémios daquela indústria. A indústria cinematográfica não foi tão prejudicada como a sua congénere televisiva mas os principais estúdios de Hollywood, tiveram que conceder alguns direitos monetários e proprietários aos seus guionistas.

- Filmes de Terror
Se analisarmos ao pormenor todos os filmes que foram lançados em 2008, apercebemo-nos que este ano cinematográfico não foi muito próspero em filmes de Terror. Para além dos ocasionais Thrillers de qualidade com subgénero de Terror que aparecerão este ano, mais nenhuma obra de média ou grande dimensão conseguiu trazer um pouco de medo às nossas vidas. Nenhum filme assumidamente terrorífico, conseguiu singrar nas bilheteiras mundiais ou cair nas boas graças dos críticos especializados. Entre os maiores fracassos comerciais e qualitativos estiveram os filmes “Saw V”, “Prom Night”, “Shutter”, “The Ruins”, “The Eye” e “The Cottage”. Após este desastroso ano, espero que 2009 nos traga obras de Terror mais bem conseguidas e intrinsecamente fiéis ao espírito e ideais que celebrizaram o género no passado.

- M. Night Shyamalan
É me difícil explicar a trajectória descendente deste cineasta indiano, que na década de 90 nos apresentou obras intelectualmente brilhantes como “The Sixth Sence”, mas que agora nos apresenta obras medíocres e desinteressantes como “Lady in the Water” e “The Happening”. Este ultimo, foi claramente a pior obra da carreira do cineasta, não só por ter apresentado uma fraca qualidade mas também por ter gorado as enormes expectativas criadas em seu redor, tornando-o assim num dos maiores Flops de 2008. As razões para esta crescente descida de “forma” são me desconhecidas mas uma coisa é certa, estes sucessivos lapsos do cineasta começam a prejudicar-lhe a imagem junto dos fãs e junto dos próprios estúdios que começam a perder confiança na “Magia Shyamalan”. Na minha opinião, devido ao enorme fracasso da sua obra “The Happening” que vem confirmar a sua má forma criativa, M. Night Shyamalan deve ser considerado como um das grandes desilusões do ano. Resta-nos esperar que a sua próxima obra que sairá em 2010 (The Last Airbender), recoloque o cineasta num bom caminho.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. http://arquivoindependente.blogspot.com/

    Será que podem colocar nos links?
    Dps colocarei tambem! Avisem-me

    ResponderEliminar

//]]>