FantasPorto 2009 - Vencedores


A 29ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, mundialmente conhecido por FantasPorto, chega este Domingo (1/03) ao seu final mas os vencedores desta edição já foram hoje conhecidos. O Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico foi atribuído ao filme "Idiots and Angels", uma obra animada da autoria do cineasta norte-americano Bill Plympton que já esteve por duas vezes nomeado ao Óscar de Melhor Curta-Metragem Animada pelas obra “Your Face” (1987) e “Guard Dog” (2005). O filme "Hansel & Gretel" do sul-coreano Phil-sung Yim também foi um dos grandes vencedores desta edição porque conquistou o Prémio Especial do Júri do Cinema Fantástico/Prémio Super Bock e foi considerado o Melhor Filme da Secção Oficial Orient Express, dedicada exclusivamente a filmes asiáticos. O Prémio de Melhor Realizador desta edição foi entregue ao britânico James Watkins que apresentou no Porto a sua mais recente obra “Eden Lake”, protagonizada pelo jovem actor Jack O'Connell que conquistou o Prémio de Melhor Actor. A 19ª Semana dos Realizadores foi ganha por "Moscow, Belgium", um filme dirigido por Christophe Van Rompaey, um cineasta belga bem conhecido do Fantas porque já foi premiado por este festival em edições anteriores. O Prémio da Crítica foi para "Delta" do realizador húngaro Kornel Mundruczo e o Prémio do Público foi para "The Wrestler", um filme de Darren Aronofsky que esteve nomeado para os Óscares e que é tido como um dos grandes fenómenos cinematográficos de 2008.


Por esta 29ª edição do FantasPorto passaram grandes nomes do cinema mundial como o cineasta alemão Wim Wenders que será homenageado esta noite com o Prémio Carreira. Para além desta distinção, Wenders viu o júri da Semana dos Realizadores atribuir-lhe o Prémio Especial para o seu mais recente filme "Palermo Shooting". Os cineastas José Fonseca e Costa e Paul Schrader também serão esta noite agraciados com o Prémio Carreira. Em termos cinematográficos, o FantasPorto 2009 foi responsável pela antestreia em Portugal de “Che - The Argentine” de Steven Soderbergh, “Transsiberian” de Brad Anderson, “Quarantine “ de John Erick Dowdle, “El Greco” de Yannis Smaragdis e “Adam Resurrected” de Paul Schrader. Este FantasPorto 2009 também ficou marcado pela Retrospectiva Cinema e Arquitectura que recuperou vários Blockbusters mundiais como “The Island”, “I Am Legend”, “Blindness”, “Blade Runner” e ”Breaking and Entering”, este ultimo também serviu para prestar homenagem ao falecido cineasta Anthony Minghella.
As secções competitivas e exibicionistas deste FantasPorto 2009 foram tidas pela crítica e pelo público que participou no festival, como as melhores de sempre. Esta convicção é reforçada pelos números de assistência deste ano que deverão superar em 25% os resultados do ano passado. A organização estima que ao longo de duas semanas, cerca de 50.000 pessoas pagaram bilhete para assistirem ao Festival. Este número deverá representar um encaixe financeiro interessante para um Festival que depende largamente de patrocínios e sucessos comerciais. O FantasPorto 2009 termina este Domingo com a exibição de todos os filmes premiados e com a certeza da realização da 30ª edição que deverá ocorrer entre 26 de Fevereiro e 6 de Março de 2010.

Secção Oficial Cinema Fantástico:

Grande Prémio Melhor Filme FantasPorto 2009
“Idiots And Angels” de Bill Plympton

Prémio Especial do Júri/Prémio Super Bock
“Hansel & Gretel” de Phil-sung Yim

Melhor Realização
James Watkins por “Eden Lake”

Melhor Actor
Jack O’Connel por “Eden Lake”

Melhor Actriz
Macarena Goméz por “SexyKiller”

Melhor Argumento
"Idiots And Angels” de Bill Plympton

Melhor Fotografia
“The Unborn”

Melhor Curta-Metragem
“Next Floor” de Denis Vileneuve

Menção Honrosa do Júri Internacional
“Astropia” de Gunnar Gudmundsson

19º Semana dos Realizadores:

Grande Prémio Manoel de Oliveira
"Moscow, Belgium" de Christophe Van Rompaey

Prémio Especial do Júri
“Palermo Shooting” de Win Wenders

Melhor Realizador
Bent Hamer por “O’Horten”

Melhor Actor
Brian Cox por “The Escapist”

Melhor Actriz
Mamatha Bhukya por “Vanaja”

Melhor Argumento
Sergey Rokotov e Yevgeniy Nikishow por “The Vanished Empire”

Secção Oficial Orient Express:

Melhor Filme
“Hansel & Gretel” de Phil-sung Yim

Prémio Especial do Júri
“The Chaser” de Hong-Jin Na
Outros Prémios:

Prémio Méliès de Prata
“Absurdistan” de Veit Helmer

Prémio Méliès de Prata Curta-Metragem
“Mamá” de Andy Muschietti

Prémio da Crítica
“ Delta" de Kornel Mundruczo

Prémio do Público JN
"The Wrestler" de Darren Aronofsky

Prémio Carreira
Wim Wenders, José Fonseca e Costa e Paul Schrader

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>