Crítica - Salò o Le Centoventi Giornate di Sodoma (Salò ou os 120 Dias de Sodoma)

Realizado por Pier Paolo Pasolini
Com Paolo Bonacelli, Giorgio Cataldi, Umberto P. Quintavalle, Aldo Valletti

Se há no cinema obra-prima que possa ser completamente repugnante e visualmente abjecta, essa obra é “Salò”. Em 1975, Pier Paolo Pasolini, cineasta italiano de uma controvérsia tal fez o seu último filme bem como o mais polémico.“Salò” define-se como uma análise satírica, uma reflexão sobre o abuso de poder e os actos atrozes e depravados de uma ditadura em decadência. Claramente uma sátira e censura sobre o fascismo, esta obra de Pasolini marca pela violência gráfica e visual que nos apresenta. “Salò” traz consigo uma visão cruel e repulsiva dos últimos tempos da ditadura italiana, o fascismo.
Pasolini adapta a obra de Marquês de Sade “Os 120 Dias de Sodoma” e divide o filme em 4 círculos alusivos a Dante e sua obra “A Divina Comédia”. São eles: Antinferno, Manias, Fezes e Sangue. No primeiro círculo, Antinferno, é-nos apresentada a colheita de vários jovens de ambos os sexos e seu posterior encaminhamento para uma mansão onde irão decorrer as orgias, sodomizações e depravações dos Senhores do Fascismo. Os restantes círculos: Manias, Fezes e Sangue desenvolvem visualmente a crítica a um regime ditatorial em domínio total sob um povo submisso a um desejo atroz e devasso de homens poderosos e depravados. Nestes círculos são nos apresentados os actos mais repugnantes e perversos que há memória na história da Humanidade.
Obra polémica e chocante de Pasolini, que me marcou/impressionou muito aquando da minha visionação do filme (devia ter 14 ou 15 anos) pela sua crua e excessiva crítica a um regime fascista que governou um país durante aproximadamente 23 anos. Pier Paolo Pasolini retracta de forma crua e dura o abuso de poder e depravações de uma ditadura, não sendo aconselhado a qualquer pessoa. No mesmo ano do lançamento de “Salò”, a 2 de Novembro de 1975, Pasolini foi assassinado em Ostia, na Itália. A causa da morte ainda hoje gera polémica (apesar do assassino ter confessado), existindo rumores de que o assassinato teria sido político e relacionado com “Salò”.

Classificação - 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Não é um filme simples. Não é um filme fácil. Não é um filme normal. É uma grande obra do cinema europeu que sobrevive ao tempo. Afinal de contas é uma obra de 75.

    ResponderEliminar
  2. estou prestes a apresentar esse filme na minha faculdade... Ainda não o assisti completo, mas não parece nada fácil.

    ResponderEliminar

//]]>