A Importância da Banda-Sonora



A Banda-Sonora é um aspecto fundamental de qualquer filme. Normalmente, é a última fase da pós-produção de um filme e é aquela que verdadeiramente "modifica" a película e lhe confere um toque mágico. O mesmo filme com e sem a banda-sonora integrada é um filme totalmente diferente. O mesmo filme com diferentes bandas-sonoras desencadeia em nós emoções totalmente diferentes. Pois é mesmo isso que a banda-sonora é: um veículo transportador de emoções.
É a banda-sonora que nos diz como experienciar uma determinada cena; é ela quem orienta as nossas emoções. Através da banda-sonora, lembramo-nos dos momentos mágicos do cinema e identificamos as emoções que sentimos nos filmes da nossa vida. Assim sendo, é óbvia a importância desta componente para o sucesso de qualquer filme. A obra mais grandiosa pode falhar redondamente caso a sua banda-sonora não esteja à altura de a acompanhar. Mas nada de confusões! A "verdadeira" banda-sonora é a componente orquestral que acompanha todo o filme; não a canção que ouvimos no fim do filme enquanto passam os créditos finais. O Portal Cinema deixa-vos com um excerto de algumas das mais mágicas bandas-sonoras da História do cinema, conduzidas pelo maior compositor de todos os tempos – John Williams.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente rapsódia! É daquelas que nos deixam lágrimas nos olhos! Há pouco tempo houve um concerto no São Jorge em Lisboa onde tocaram algumas bandas sonoras recentes, foi muito bonito, apesar da orquestra não ser genial e ter havido algumas adaptaçôes que não resultaram nada bem. Mas é sempre uma emoção escutar ao vivo!

    Concordo plenamente, a banda sonora tem um papel vital, define tanto um filme quanto a imagem. Sou uma coleccionadora ferverosa de bandas sonoras, é uma espécie de filme transportável que se pode ouvir/ver em qualquer lado!

    ResponderEliminar
  2. Também sou coleccionador de bandas-sonoras e são os únicos Cd's que compro e que oiço enquanto estou no carro ou enquanto estou a fazer algum trabalho. Também gostaria de assistir a um desses concertos, mas infelizmente nunca houve nenhum no Porto (pelo menos que eu saiba) e deslocar-me até Lisboa é um pouco complicado. Quando a Casa da Música abriu no Porto, fiquei com a esperança de assistir a concertos desse tipo, mas até hoje nada...

    ResponderEliminar

//]]>